Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 12 de dezembro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Edição impressa de 12/12/2018. Alterada em 11/12 às 21h19min

Menu Sartori I

LUIZ CHAVES/PALÁCIO PIRATINI/JC
A homenagem ao governador José Ivo Sartori (MDB) e a seu vice, José Paulo Cairoli (PSD), no Menu Porto Alegre da ACPA, ontem, foi marcada por tantas emoções e depoimentos dos secretários do seu governo que escapou do formato normal de tais eventos - foi mais um talk show. Sartori fez um balanço geral do que o norteou no comando do Estado, elogiou Cairoli e contou como eles se conheceram, em Torres, quando o vice era do BRDE. Também elogiou a esposa Maria Helena Sartori pelo companheirismo.
 

Menu Sartori II

Perguntado se seria candidato novamente, Sartori rebateu com ironia: "Deixa eu completar meu governo antes". Outra pergunta feita foi que conselho daria ao futuro governador Eduardo Leite (PSDB): "Não costumo dar nota, nem ousaria dar conselhos a ele". Sobre seu vice, falou que a maior qualidade de Cairoli é a franqueza. Historiou brevemente as dificuldades enfrentadas, observando que o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a reconhecer a crise nacional. No final do encontro, chegou a embargar a voz ao agradecer o apoio dos secretários.

Muito além...


JEFFERSON BERNARDES/PMPA/JC
Durante o evento na área da educação (Start.edu), realizado ontem no Paço Municipal, o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), destacou a importância das parcerias com o setor privado. "Precisamos superar questões ideológicas e divergências políticas para trabalharmos juntos, cada um com seu mérito."
 

...da ideologia

Marchezan lembrou que o campeão de PPPs no País, hoje, é o governador do Piauí, Wellington Dias, do PT. Presente no evento, o vereador Valter Nagelstein (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, concordou com o prefeito e disse que é preciso mudar a mentalidade do servidor público.

Baixa escolaridade

Após oito sessões consecutivas, o projeto de lei conhecido como Escola sem Partido foi arquivado. Sem surpresa. É no que dá o Brasil ter muito Partido sem Escola.

Mais um

O município de Teutônia aderiu ao Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Permite a comercialização de produtos oriundos das inspeções municipais para circulação intermunicipal, dando condições aos produtos oriundos das pequenas agroindústrias em todo o território estadual, explica o secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein.

Coerência

Em fim de mandato, o deputado estadual Adão Villaverde (PT) não optou pela aposentadoria especial de parlamentar, assim como sempre foi contrário a outros privilégios, como o extenso período de recessos. Como ele sempre disse, "deputado não é profissão, mas sim uma delegação representativa que tem dia e hora para começar e terminar".

A peste

A interiorização das drogas, consequentemente do tráfico, preocupa o secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer (MDB). Não apenas nas cidades, a peste se alastra nas propriedades rurais, inclusive pequenas. Se as drogas não são um problema de segurança nacional, nada mais é.

Miúdas

  • E o assassinato em massa cometido por um atirador solitário chega ao Brasil.
  • neste ano, a Brigada Militar, que completa 181 anos, efetuou 90 mil prisões em flagrante.
  • AMERICANA Syndaver Labs e startup brasileira Csanmek vão fabricar protótipos perfeitos de humanos e animais.
  • PENSADOS para utilização em cursos de Medicina e Veterinária, têm todos os órgãos. Inclusive sangram.

Finais

  • SEMINÁRIO Gaúcho de Prevenção e Combate à Corrupção: aspectos Jurídicos e de Controle acontece hoje/9h30min/Escola Superior da Magistratura/Ajuris.
  • PRESIDENTE do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Sulamita Santos Cabral, será reeleita em chapa única hoje.
  • CREMATÓRIO Metropolitano promove, neste sábado/10h, a sua tradicional Missa de Natal com presépio vivo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia