Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Dezembro de 2018 às 23:07

Parceria federal


TONICO ALVARES/DIVULGAÇÃO/JC
A Câmara Municipal de Porto Alegre implementou neste ano o SEI (processo eletrônico), que acaba com o trâmite de papel e processos físicos, sistema desenvolvido pela Justiça Federal no Estado. O presidente da colenda, Valter Nagelstein (MDB), foi agradecer ao presidente do TRF-4, Thompson Flores, a parceria. Na parede, o avô do presidente do tribunal, o notável jurista nascido em Montenegro, Carlos Thompson Flores, que foi ministro do STF.
A Câmara Municipal de Porto Alegre implementou neste ano o SEI (processo eletrônico), que acaba com o trâmite de papel e processos físicos, sistema desenvolvido pela Justiça Federal no Estado. O presidente da colenda, Valter Nagelstein (MDB), foi agradecer ao presidente do TRF-4, Thompson Flores, a parceria. Na parede, o avô do presidente do tribunal, o notável jurista nascido em Montenegro, Carlos Thompson Flores, que foi ministro do STF.

A verdade dói I

A cultura brasileira faz o País ser "inapto para a manufatura" e a população brasileira não está disposta a ser trabalhadora como a chinesa. A opinião foi externada pelo editorialista Ding Gang, do jornal oficial do Partido Comunista Chinês. A origem está em um artigo do New York Times que coloca a China ao lado do Brasil em matéria de riscos, de não terem um futuro brilhante. O texto do NYT diz que os deuses, antes de destruir um país, o qualificam como "país do futuro".

A verdade dói II

Ding Gang enfatiza que o fator mais importante "inclui como as pessoas encaram seu trabalho, família, educação das crianças e acumulação de riqueza", que os brasileiros não estão dispostos a ser "tão diligentes e trabalhadores como os chineses". Gang deu o golpe de misericórdia: "Como resultado, a economia brasileira apenas depende das exportações de matérias-primas e commodities. Os recursos abundantes limitaram o desenvolvimento da manufatura no Brasil."

Guerra da geleia 2

O STJ acatou recurso da Ritter Alimentos e vai ter perícia para decidir se o pote usado pela fabricante em uma de suas geleias segue design de uma concorrente. A Queensberry entrou com ação alegando que a fabricante gaúcha adotou o mesmo formato. A Ritter chegou a ser condenada pelo TJ de São Paulo a retirar o produto do mercado e a pagar indenização. Agora volta tudo à estaca zero. Confira a história dos potes da discórdia.
 

Mérito do Trabalho

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recebeu a concessão da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, reconhecimento do Ministério do Trabalho que se destina a quem se destaca pelo seu aporte de contribuição às relações do trabalho e ao engrandecimento do país. A Santa Casa é o único hospital gaúcho entre os agraciados.

Pimenta grátis

Quando mantinha o restaurante Chez Phillpe, na avenida Independência, o chef Philippe Remondeau. Achava graça no fato de os gaúchos pagarem caro pela pimenta rosa, produto que dá na comum e abundante aroeira. Bastava secá-las bem e VOILÁ!, direto para o prato.
Seria uma curiosidade para a maioria, mas alguns porto-alegrenses trataram de mapear a presença do vegetal da espécie aroeira mansa - a brava pode desencadear um processo alérgico doloroso. Entre eles, Flávio Del Mese, nosso Phileas Fogg, personagem de A Volta ao Mundo em 80 dias de Júlio Verne, que foi da teoria à prática.
Del Mese descobriu que na margem da BR-116 depois de Canoas, há um matagal de aroeira. Quando vai a Caxias do Sul para no acostamento e, tesoura de poda na mão, faz um estoque. Só uma coisa o aborrece: outros flávios também descobriam o mapa da minha, e não raro ele sai de mãos vazias.
 

Cartinha do Noel

O app Rapi de entregas de produtos variados está oferecendo até sábado o serviço de busca das tradicionais cartinhas do Papai Noel dos Correios de forma gratuita. O motoboy responsável pela entrega fotografa as opções de cartas e envia para o usuário, para que ele possa ler o pedido da criança e definir qual será a escolhida.

Novo ano novo

E m almoço de confraternização de final de ano com a imprensa, a Farsul projetou que 2019 será um ano de plena retomada da economia com o governo Jair Bolsonaro (PSL). "E não somos só nós, todo o empresariado está confiante", disse o presidente Gedeão Pereira. Aliás, uma frase do empresário David Randon, em recente entrevista, sintetiza esse pensamento: "depois das eleições, os pedidos começaram a sair da gaveta".

Miúdas

  • SEMPRE se falou à boca pequena que o ex-presidente Lula (PT) beneficiou montadoras, mas agora é o ex-ministro Antonio Palocci quem o diz.
  • ESQUELETOS dos armários de Lula estão saindo osso por osso, mas já dá para montar vários inteiros.
  • SECRETARIADO do governador de São Paulo, João Doria (SP), terá quatro ministros do presidente Michel Temer (MDB).
  • A DIFERENÇA entre atrair bons nomes aqui e lá é o dim-dim, pila, grana. Não dá para competir com o rico estado de São Paulo.

Finais

  • VELÓRIO do radialista e pioneiro de TV Sérgio Reis, grande pessoa, será a partir das 9h de hoje no Crematório Metropolitano. Cerimônia de cremação às 19h.
  • PRESIDENTE Do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, recebe dia 13 de janeiro/19h janeiro o título de Cidadão Benemérito de São Francisco de Paula.
  • HOSPITAL São Lucas da PUCRS seleciona voluntários para testar a eficácia da vacina contra a dengue. Info: (51) 3320.3178.