Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 02 de Dezembro de 2018 às 23:03

Tempo de flamboyant


CLAITON DORNELLES /JC
Originário de Madagascar, o flamboyant (Delonix regia) é considerado uma das árvores mais belas do mundo devido ao vermelho intenso contrastando com o verde das folhas, em formato de guarda-chuva, não raro mais larga que a sua altura. Reputação merecida. Seu tempo é agora, mais para o final da primavera e adentrando o verão. Com os flamboyants, Porto Alegre fica com outra cara. Não há quem fique indiferente a essa árvore.
Originário de Madagascar, o flamboyant (Delonix regia) é considerado uma das árvores mais belas do mundo devido ao vermelho intenso contrastando com o verde das folhas, em formato de guarda-chuva, não raro mais larga que a sua altura. Reputação merecida. Seu tempo é agora, mais para o final da primavera e adentrando o verão. Com os flamboyants, Porto Alegre fica com outra cara. Não há quem fique indiferente a essa árvore.

A força do leasing

O leasing ganha corpo entre os motoristas de aplicativos. À primeira vista, parece ser um tiro no pé alugar um carro para esse tipo de atividade, mas, no decorrer do tempo, é justamente o contrário. Não há um investimento na compra, não há depreciação, o modelo pode ser trocado por outro e até de outra marca. E sem estresse. 

Gente boa

Zezinho, popular garçom do restaurante Gambrinus do Mercado Público, também conhecido como o Último Samurai de Hulha Negra, fez uma compra no Center Shop, na rua José Montaury, Centro de Porto Alegre. A caixa, de nome Janaína, esqueceu-se de dar o troco de R$ 10,00. Na sexta-feira, ele foi lá, e a caixa o reconheceu, acenando com a cédula do troco faltante. 
 

Gente má

Comprar água "mineral" sem gás de marcas conhecidas por alguns vendedores que abordam motoristas na rua é convite para beber água comum do Guaíba e olhe lá. É gente que recolhe garrafas PET com tampa e rótulo como se originais fossem - com gás não acontece, porque o processo tem custo. Em alguns pontos de venda, a praga também se instalou.  

Mais um

Pode não ser gaúcho, mas tem muita afinidade com Porto Alegre. Marcos Troyjo, que será secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais na equipe do ministro Paulo Guedes, é colunista da revista Voto, de Karim Miskulin, e frequente painelista do Brasil de Ideias. Troyjo integra o Conselho Consultivo do Fórum Econômico Mundial.

Vento a favor...

A aprovação à atuação do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), aumentou após o fim da eleição, segundo o Barômetro Político Estadão-Ipsos. Em outubro, 44% dos entrevistados pelo instituto aprovavam o desempenho do então candidato do PSL. Em novembro, o percentual subiu para 61%. O mesmo aumento de 17 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior foi registrado pelo futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro.

...vento contrário

O instituto cita o nome de figuras públicas e pergunta aos entrevistados como eles avaliam sua atuação no País. Ou seja, não se trata de uma pesquisa equivalente àquelas que medem a rejeição de um candidato durante eleições, por exemplo. Em compensação, o derrotado ao Planalto Fernando Haddad (PT), cujo desempenho era visto como positivo por 40% no mês da eleição, agora, aparece com 31%. Como dizem por aí, o infortúnio nunca vem sozinho.

A vitória de Breier

Foi a chamada vitória acachapante. Com mais de 70% dos votos e concorrendo com duas chapas de oposição, Ricardo Breier foi reeleito presidente da OAB gaúcha.

Miúdas

RENOVAÇÃO de Renato mostrou que o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., é o gatilho mais rápido do futebol gaúcho.
QUEM não é visto, não é lembrado. Com o noticiário que colima no futuro governador, o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), pode respirar.
FAZ lembrar o filme que hoje tem sentido amplo, o alcaide pode dizer "esqueceram de mim". Só que na boa.
CHEGOU o invernico de dezembro. Na Fronteira Oeste do Estado fez 10 graus. Lareira acesa.

Finais

FUNDAÇÃO Escola Superior do Ministério Público completou 35 anos de profícua existência na sexta-feira. SÃO Jerônimo sediará a cerimônia de premiação do Prêmio Fala, Professor!, promovida pelo empresário Otelio Drebes, na noite do dia 6. ADVOGADO Antônio Augusto Meyer dos Santos faz palestra sobre retroatividade da Lei da Ficha Limpa dia 6/15h, Praia de Belas, 799. Informações: (51) 3214-1010.