Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 20 de novembro de 2018.
Dia Nacional da Consciência Negra. Dia Universal das Crianças.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Edição impressa de 19/11/2018. Alterada em 19/11 às 10h00min

Natal à vista

CHRISTIAN ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
Houve tempo em que a chaminé do Shopping Total era a chaminé da Brahma, que se apresentava ruidosamente com um apito ouvido a quilômetros. Hoje, ela perdeu o apito, mas em troca conseguiu uma fantasia. De Natal. Como só acontece por esta época, a administração capitaneada por Eduardo Oltramari dá luzes à chaminé.

Coisas que irritam

O Brasil deve ser o único país do mundo onde existe uma anuidade tão salgada no cartão de crédito. A exorbitância é tamanha que, mesmo negociando um valor menor, trata-se de uma humilhação a qual os usuários são submetidos. E consumada a redução, às vezes insignificante, só falta o usuário se prostrar no chão para agradecer ao Grande Senhor do Dinheiro de Plástico.

Os céleres

O ex-governador Tarso Genro (PT) e o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) têm uma coisa em comum. Ambos formaram o primeiro escalão em tempo recorde. Em 2010, Tarso anunciou os nomes do seu secretariado dias depois da eleição.

A carga cubana

Os médicos cubanos que trabalhavam no Brasil devem obrigatoriamente reverter 70% do salário aqui recebido para o governo de Cuba. A carga tributária cubana é de lascar. Aqui, a alíquota máxima Pessoa Física é de 27,5%.

Português castiço

Na exoneração, a pedido, do juiz Sérgio Moro, em um trecho da mensagem do magistrado lê-se "não pretendo dar azo (motivo, causa) a controvérsias artificiais". Pode-se criticar o juridiquês, mas o fato é que o Judiciário é guardião de expressões esquecidas. O que é benéfico em um País onde a grande maioria da população tem um estoque de palavras extremamente baixo.

Meio copo cheio, meio vazio

A economia brasileira cresceu 1,74% no último trimestre, aponta o Banco Central. Não é lá essas coisas, mas pelo menos não estamos em recessão. Agora, até esse crescimento resultar em aumento de renda para pessoas físicas vai uma bela distância.

O assassinato do trem

A volta dos trens de passageiros no Brasil está de novo na pauta. Desde a adoção do rodoviarismo, com o desmantelamento da malha ferroviária, o transporte de passageiros morreu de morte matada. A questão é de escala, e sem ela não tem jogo, ainda mais que a volta aos trilhos exigiria enormes investimentos em máquinas, desapropriações e infraestrutura.

O autor, o autor!

A prefeitura de Porto Alegre entregou, na sexta-feira, a Medalha Floriceno Paixão Mérito do Trabalho. Poucos lembram, mas foi o então deputado federal do PTB o coautor da lei que criou o 13º salário, em 13 de julho de 1962.

Miúdas

  • BLACK Week e Black Friday ocorrem entre os dias 19 e 23 de novembro. Só falta o Black Month.
  • 136 anos não nevava tanto em um novembro em Nova Iorque, informa a MetSul.
  • TEM que ter inveja dos Estados Unidos. São especialistas em reunir dados desde sempre.
  • SEMPRE é muito bom pegar a cidade tranquila e quase vazia como em feriadões.
  • SEMPRE é muito ruim dar de cara com a porta fechada em muitas operações gastronômicas.

Finais

  • GOVERNADOR José Ivo Sartori (MDB) fará um balanço do seu governo no Tá na Mesa da Federasul desta quarta-feira.
  • MINISTRO do STF, Luís Roberto Barroso fará palestra na Sociedade Germânia/12h, promoção Federação Israelita do Rio Grande do Sul.
  • MONUMENTO à Irmandade será inaugurado dia 24/16h, na Praça Theodor Amstad, na localidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia