Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Novembro de 2018 às 23:32

A volta das dunas


CLÓVIS HEBERLE/DIVULGAÇÃO/JC
Começou na terça-feira a retirada de quatro quiosques localizados na beira-mar de Tramandaí. A remoção deriva da ação movida pelo Ministério Público Federal contra o município, em 2004. De acordo com o processo, deverá ocorrer uma reposição parcial de dunas no local, começando com colocação de placas de madeira; na segunda etapa, o vento se encarregará de repor a areia. Na terceira, plantas fixarão as dunas. 
Começou na terça-feira a retirada de quatro quiosques localizados na beira-mar de Tramandaí. A remoção deriva da ação movida pelo Ministério Público Federal contra o município, em 2004. De acordo com o processo, deverá ocorrer uma reposição parcial de dunas no local, começando com colocação de placas de madeira; na segunda etapa, o vento se encarregará de repor a areia. Na terceira, plantas fixarão as dunas. 

Nós, os gregos

Não corremos o risco de virar uma Grécia. Já nos tornamos uma, praticamente. Por isso que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), sugeriu medidas amargas para os governadores e deverá tomá-las também. Nem o mais poderoso banco do mundo nem a carrocinha de cachorro-quente da esquina sobrevivem se gastarem mais que arrecadam. 

Historinha de sexta

Durante as várias trocas da moeda brasileira, quando surgiu o cruzeiro novo, um personagem da boemia porto-alegrense precisou dos préstimos de uma conhecida negociante que caminhava na tênue fronteira entre o legal e o mais ou menos legal. Era manhosa e especialista em se equilibrar até na ponta de um alfinete. Pois o nosso amigo foi a ela, propôs uma ilegalidade qualquer, oferecendo dinheiro vivo como pagamento. Ela desfolhou as cédulas e ficou desconfiada com a generosidade do contratante. 
Mas que dinheiro é esse que não reconheço?
Ah, esse é o novo dinheiro brasileiro que acabei de tirar do banco, pouca gente tem. É o cruzeiro supernovo recém-saído da Casa da Moeda.
A figurinha difícil era analfabeta, então para ela Casa da Moeda era banco. Olhou as cédulas, cheirou, amassou, olhou contra o sol, e acabou aceitando o tal cruzeiro supernovo.
Nem dois dias depois ela estava mais furiosa que arara de hospício. Clamava aos céus e oferecia uma recompensa para quem localizasse o vigarista, que prudentemente se escafedeu por um bom tempo.
Não era coisa nossa. Ele pagou com cédula de Guarani paraguaio. 

Mictórios no Centro

A propósito do projeto que autoriza a instalação de mictórios no Centro Histórico da Capital, o autor do texto, vereador Cassiá Carpes (PP), aduz que a ideia é que sejam feitos banheiros para homens e mulheres, separados, como já existe em capitais como o Rio de Janeiro. Ainda foi aprovada em plenário emenda para que contemple os colostomizados.

Me engana que eu gosto

Cuba suspendeu o programa Mais Médicos porque Jair Bolsonaro exigiu teste de capacitação, como se isso fosse uma blasfêmia. Conversa. A saída já estava decidida desde o dia em que o capitão venceu as eleições. Ou alguém acha que a Cuba comunista prestigiaria o capitão? Militares, só os deles. 

Enviesados

Flutua por aí a tese que a escolha do embaixador Ernesto Araújo tem "viés ideológico". Tem mesmo. Só que, quando o ex-presidente Lula (PT) escolheu o chanceler Celso Amorim, que privilegiou relações e contratos comerciais com países como a Venezuela, e chamava Lula de "Nosso Guia", ninguém falava que a escolha do liderado tinha "viés ideológico". 

Em compensação...

...o novo chefe do Itamaraty disse uma bobagem daquelas ao afirmar que a Europa é "um espaço culturalmente vazio". Nossa mãe! Ao contrário, o velho continente é o fiel guardião dela, stricto sensu.

Editora Movimento

No vácuo da Editora Globo, que na época já estava na descendente, surgiu, no final dos anos 1960, a Editora Movimento, que lançou nomes como Caio Fernando Abreu, João Gilberto Noll, Luiz Antonio de Assis Brasil e Moacyr Scliar. Quem lembra dessa empreitada, ocorrida há 50 anos é o professor, escritor e editor Carlos Jorge Appel. Esse é o tema da reportagem cultural publicada nesta edição.
 

Autógrafos

Jornalista Lívia Araújo, do JC, autografa Dreamlog, ilustrado pelo artista gráfico Walter Pax, nesta sexta, às 15h30min, na Feira do Livro.
 

Miúdas

ESCOLHA de Roberto Campos Neto para o Banco Central pode causar choque anafilático na esquerda.
IMPRESSIONA a quantidade de pessoas que abrem seu próprio negócio focado na alimentação.
COMO diz a sabedoria popular, que desta vez não erra, sem comida e energia a vida não rola.
SEIS dias de feriadão em São Paulo. Dia 20 é feriado lá. Dia da Consciência Negra.
ENTRA ano e sai ano, o velho e bom bar-chope Caverna do Ratão, na Protásio Alves, segue rei. 

Finais

JORNALISTA Mario Gusmão (Grupo Sinos) entrou para a Galeria dos Notáveis da Imprensa Gaúcha da ARI. MOOVE criou e produziu a campanha de doações à Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes. LANÇADA em Xangri-Lá a pedra fundamental do Hospital e Centro Clínico Life Day. EXECUTIVO Paulo Pinheiro é o novo professor do curso de especialização MBA em Gestão Empresarial da UniRitter. HOSPITAL Mãe de Deus conquistou o certificado de Gestão de Qualidade e Desempenho da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.