Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 13 de Novembro de 2018 às 22:40

Respeito à propriedade


MARCO QUINTANA/FARSUL/DIVULGAÇÃO/JC
O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) esteve na Farsul na noite desta segunda-feira para falar sobre os seus planos para o Estado. Leite, aqui ao lado do presidente da entidade, Gedeão Pereira, iniciou a sua explanação afirmando comungar com o valor do respeito à propriedade privada. "O Estado deve proteger essas propriedades para incentivar investimentos", afirmou.
O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) esteve na Farsul na noite desta segunda-feira para falar sobre os seus planos para o Estado. Leite, aqui ao lado do presidente da entidade, Gedeão Pereira, iniciou a sua explanação afirmando comungar com o valor do respeito à propriedade privada. "O Estado deve proteger essas propriedades para incentivar investimentos", afirmou.
 

Placas solares


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Os novos parquímetros que a EPTC está colocando na cidade tem uma novidade, a telha solar que carrega as baterias do equipamento. Este fica na subida da Rua da Praia. O uso da eletricidade gerada pelo sol vem se multiplicando no Brasil, e já não era sem tempo. O empecilho é que o sol é de graça, mas a placa não. Com a escala, o valor vem caindo.
 

O que é que Caxias...

Não é a primeira vez que Caxias do Sul registra tremores de terra. Desta vez foram dois, um de 2 graus na Escala Richter (que mede a intensidade do abalo sísmico e não os estragos na superfície). Já nos anos 1970, os caxienses ficaram assustados com o fenômeno, explicado na época como sendo acomodação geológica.

...tem no subsolo?

Ao longo do tempo, foram pelo menos cinco, sem falar nos registrados em épocas em que os sismógrafos não eram tão sensíveis. Seja como for, de repente era uma boa ver o que está acontecendo embaixo de Caxias do Sul em termos geológicos. Houve abalos em outras regiões, mas eram reflexo de terremotos no Chile.

A indústria do tiro

Nas diversas apreensões de armas e munições que a Brigada Militar faz como rotina, o destaque é a enorme quantidade de munições apreendidas na Grande Porto Alegre. Ao longo dos anos, o volume mais que dobrou. Em 2013, foram 6.502 munições; em 2014, 7.326, passando para 8.472 em 2015 e 10.502 em 2016. Em 2017 houve novo salto, com 13.304, e até o dia 12 passado a BM apreendeu 15.725.

Com novidades no front

Para quem previa um catastrófico ministério de demônios encaminhando o Armagedon, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) está jogando água fria na fervura. Primeiro foi a escolha de Joaquim Levy para comandar o Bndes, e agora veio a lume o escolhido para o Ministério da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva, que assessorava o ministro Dias Toffoli no STF.

Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo foi marcada no Rio Grande do Sul pelo Insight 2018, promovido pelo Sebrae. Especialistas apresentaram, na segunda e terça-feira, no ParkShopping Canoas, as tendências de inovação para um público ávido por conhecimento. O universo das novas tecnologias foi um dos temas centrais.

Eficiência teuta

O projeto de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho está movimentando o mercado de trabalho. Dois mil profissionais contratados pela Fraport trabalham em três turnos nas obras, que ocorrem sem atrasos e com o aeroporto funcionando normalmente. Além da contratação de mão de obra, a ampliação utiliza serviços e tecnologias de empresas da Capital.

Falta de mictórios

Projeto de lei do vereador Cassiá Carpes (PP) que faculta ao Executivo a instalação de mictórios públicos no Centro de Porto Alegre foi aprovado na colenda. O problema vem de longe, quando vários foram desativados porque viraram QG do crime, além de servir para o ato de mictar. E ainda há a falta de banheiros para as mulheres.

Miúdas

  • TRUMP disse que francês falaria alemão se não fosse a ajuda dos EUA na II Guerra Mundial. Os russos também.
  • CENTRO Histórico, quem te viu, quem te vê: não tem mais nenhuma churrascaria clássica na área.
  • MICHEL Temer (MDB) tem a caneta para vetar o reajuste-dominó do STF. Com dois processos na cacunda, vai encarar?
  • ALEGRIA de pobre dura pouco: o petróleo cai legal, para US$ 76 o barril, mas o dólar subiu para R$ 3,80.

Finais

  • HOSPITAL Bruno Born, de Lajeado, recebeu o certificado de energia renovável.
  • COOPERATIVAS Languiru (Teutônia) e Dália (Encantado) assinaram carta de intenções numa ação prática de intercooperação e fortalecimento do cooperativismo do Vale do Taquari.
  • PADARIA Brüder Bretzel abriu na rua Marechal Floriano, 709, no Caminho dos Antiquários.