Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 09 de novembro de 2018.
Dia do Hoteleiro.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Edição impressa de 09/11/2018. Alterada em 08/11 às 22h06min

Pupilas de Yeda

PSDB MULHER/DIVULGAÇÃO/JC
A deputada federal Yeda Crusius, presidente nacional do PSDB Mulher, foi uma das articuladoras para o crescimento da bancada de tucanas nos legislativos. Foram oito federais eleitas e 16 estaduais. Sentada, a senadora eleita Mara Gabrilli (SP). O PSDB foi o primeiro partido a garantir 30% do fundo eleitoral para candidatas do sexo feminino. A conquista veio do esforço da gaúcha Yeda Crusius que nesta quinta-feira recebeu o troféu Líderes e Vencedores.
 

A guerra das guerras


PHILIPPE HUGUEN/AFP/JC
Esta quinta-feira foi um dia que os europeus não esquecem, os 100 anos do fim da I Guerra Mundial. A foto mostra o cemitério de Nossa Senhora de Loreto, em Arras, na França, onde estão enterrados os franceses mortos em combate no sangrento conflito que matou nove milhões de civis e militares e feriu outros 30 milhões.

Por falar em conflito...

...quando nós brasileiros falamos em crise, não temos a mínima ideia do que seja realmente uma crise, com pessoas fervendo solas de calçados por horas e horas para extrair algumas gramas de proteína e comendo carne podre de cavalo nas ruas.

Lista tríplice

Os auditores do Estado, da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), já definiram, em eleição, a lista tríplice de candidatos ao cargo maior do órgão. Vera Rejane Goulart Gonçalves teve 83 votos (83%); Gilberto Fonseca Raymundo, 68 votos (68%); e Eduardo de Oliveira Garcia, 34 votos (34%). A bola agora está com Eduardo Leite.

Historinha de sexta

Um caixeiro-viajante percorreu municípios do Vale do Caí oferecendo às comunidades no Interior joias de ouro, com um argumento de venda muito próprio. Cabelo banhado em fixador Glostora, unhas feitas no capricho, bigode de gradear bosta, dente de ouro na mobília, hálito rescendendo a alcaçuz, dizia para os colonos que o ouro era alemão, de qualidade superior. Muitos caíram como patinhos na lábia do finório, que prudentemente não voltava mais ao lugar do crime por anos e anos.

Como sua memória já estava rateando como motor que perde um cilindro, o nosso homem esqueceu que já tinha visitado uma determinada vila lá pelas bandas do Caí. O seu carro Ford foi imediatamente cercado. Os logrados brandiam as "joias" mostrando o ouro todo de cor preta. Qual a explicação? O vigário olhou uma peça cuidadosamente e salpicou sua explicação na roda dos irados.

- Pois é. Eu bem que desconfiei que ouro alemão não se daria bem com nosso clima...então preteou!

Do Japão a Passo Fundo

O empresário Otelmo Drebes, presidente da Lebes, e outros sete empresários brasileiros, foram convidados pela Panasonic para a comemoração de 100 anos da marca, centenário festejado com uma viagem de 10 dias ao Japão, berço da multinacional. Aliás, a Lebes inaugurou nesta quinta-feira mais uma loja, no Passo Fundo Shopping.

Ratinho da terceira idade

M ickey Mouse completa 90 anos de profícua existência. Entre as homenagens, a rede mundial de joalherias Pandora criou uma joia alusiva ao velhinho roedor. É o rato mais longevo da história. Quanto a Minnie, dela só se sabe que, ao procurar seu príncipe encantado, só pediu dele uma condição: que ele não fosse um gato.

Finais

  • FEIRA do Livro de São Borja tem como patrono o escritor Clemar Dias.
  • MINISTRO do STF Luís Roberto Barroso fará palestra para a Federação Israelita do RS dia 19/12h/Sociedade Germânia.
  • MELNICK Even lança sábado, a partir das 10h, o Parque Pontal.

Miúdas

  • FABRICANTES de caixões no Uruguai estão pela hora da morte. Quase todos fecharam as portas.
  • MOTIVO, segundo o jornal El Pais: os fabricantes de ataúdes brasileiros são mais vivos e cobram menos.
  • ASSEMBLEIA Legislativa do Rio de Janeiro está quase sem quórum com a prisão de 10 parlamentares. Merece o Guinness.
  • VIDA moderna: a Real de Esteio só aceita cartões SIM e TRI até o dia 16 de dezembro, quando os usuários devem migrar para o TEU.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia