Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Outubro de 2018 às 00:58

O Quarto Distrito I

Quarto Distrito de Porto Alegre

Quarto Distrito de Porto Alegre


CLAITON DORNELLES/JC
A propósito da foto publicada recentemente mostrando o bairro Floresta e o 4º Distrito sem prédios altos, leitor e morador da área informa que há certa densidade entre a Farrapos e a Cristóvão Colombo, mas que um empecilho para novos empreendimentos é o fato de muitos desses imóveis antigos serem tombados pelo patrimônio histórico de Porto Alegre ou estarem no inventário para tombamento futuro.
A propósito da foto publicada recentemente mostrando o bairro Floresta e o 4º Distrito sem prédios altos, leitor e morador da área informa que há certa densidade entre a Farrapos e a Cristóvão Colombo, mas que um empecilho para novos empreendimentos é o fato de muitos desses imóveis antigos serem tombados pelo patrimônio histórico de Porto Alegre ou estarem no inventário para tombamento futuro.

Exagero ontem ou hoje?

A matéria da Veja conta que a ex-mulher do candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro, o processou, acusando-o de furto de cofre e de dinheiro, além de ameaçá-la. É daqueles casos que não permite conclusão. Hoje, Ana Cristina apoia Bolsonaro. Aliás, depois do atentado, a leitura de artigos sobre ele triplicou, segundo o site Taboola.

O Quarto Distrito II

Até meados dos anos 1970, o 4º Distrito se orgulhava de ter vida própria, tanto que a região prescindia do Centro de Porto Alegre. Além das indústrias e de um comércio vicejante, abrigava dois clubes sociais forte, sobressaindo-se o Gondoleiros, um grupo de teatro (Grupo dos 16) e um vereador que representava o bairro, Aloísio Filho, hoje nome do prédio da Câmara Municipal. Será que ele voltará a brilhar algum dia?
 

A força do Interior...

Distribuídos em 48 municípios gaúchos, os mais de 65 mil associados da Certel demonstram motivos para aproveitar de uma melhor maneira os benefícios proporcionados pela energia elétrica. Entre janeiro e agosto deste ano, registrou incremento no consumo de energia elétrica de 5,37%, superior ao da Região Sul (1,5%) e do País (1,3%). 

...no consumo de energia

A cooperativa compreende uma região bastante diferenciada, com desenvolvimento acima da média nacional. No setor rural, o incremento foi de 4,46%; no residencial, 7,01%; no comercial, 5,12%; no industrial, 5,11%; e outras classes, 3,75%. A conclusão que se tira é que a força do Rio Grande do Sul está no Interior. E ele a salvação da lavoura.

Portas abertas

A empresa MRV abriu as portas dos seus canteiros de obras para estudantes de todo o Brasil. Somente em 2018, mais de 1,5 mil estudantes do ensino técnico e universitário, em cerca de 30 cidades brasileiras, já participaram do Portas Abertas, que promove a vivência na prática do conhecimento aprendido em sala de aula. Instituições de ensino interessadas podem solicitar a visita no www.mrv.com.br/portasabertas.

Outro mundo

Parece que o Brasil inteiro está dividido em dois polos diametralmente opostos. Não mesmo. Os partidos que integram o Centro podem eleger os governadores de 16 estados. E também é muito grande o número de candidatos de siglas relativamente novas que se dizem cansados desta polarização. 

Da Capital para Canoas

Uma informação interessante da manchete de hoje do Jornal do Comércio é que ela exemplifica a tendência de saída das poucas indústrias da Capital para cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. No caso, são fábricas limpas, do setor eletroeletrônico. As empresas Novus e Exatron estão se instalando no Parque de Inovação de Canoas.

Fato e versão

Em boca fechada não entra mosca, mas como pode um candidato não abrir a boca se é ela quem o elegerá? Simples. Regra de ouro é: nunca esqueçam que a concorrência adora pinçar frases fora do contexto. Parágrafo único: é prudente deixar a polêmica para quando - e se - for eleito.
 

Em compensação...

...a maior crítica ou uma das maiores é o fato de que político diz uma coisa, mas pensa outras, e que nunca é sincero. Então os que dizem o que pensam pelo menos não podem ser acusados de mentirosos. É o paradoxo da espontaneidade.
 

Miúdas

PRECURSOR da genética brasileira, faleceu o cientista e professor Francisco Mauro Salzano, 90 anos. Grande perda.
SALZANO seguia em ação e foi mestre de gerações de pesquisadores tanto na Ufrgs quanto fora da universidade.  
MINISTRO Luiz Fux do STF cassou a liminar que permitia entrevistar Lula (PT) na cadeia.
AUTORIZAR entrevista com alguém na cadeia faltando menos de uma semana para a eleição é o sonho de todo cabo eleitoral.
JOSÉ Dirceu (PT) disse ao espanhol El País que é questão de tempo o PT tomar o poder - não só a eleição, o poder.
NENHUMA novidade. O PT sempre teve um projeto de poder e não de governo. 

Finais

PAULO Amorim assume hoje a superintendência do Cenex - Centro de Excelência Empresarial. ADVOGADO Paulo Olympio foi reeleito ao cargo de presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul. COM o slogan "Ler é se divertir", a Feira do Livro de Nova Petrópolis começa no dia 9 de outubro.