Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Setembro de 2018 às 22:43

Longevidade na ativa


MARCO QUINTANA/JC
Três personalidades gaúchas com mais de 90 anos participaram ontem de um painel no Jornal do Comércio sobre longevidade. Os empresários Paulo Vellinho (91), Anton Karl Biederman (94), e o artista plástico Vitório Gheno, que completa 95 anos em outubro, contaram suas experiências em um debate mediado pelo médico Gilberto Schwartsmann - que ainda está na divisão de acesso. Biedermann nada e Gheno joga golfe. Um contraste e tanto para quem veste pijama já na metade da idade dos três.
Três personalidades gaúchas com mais de 90 anos participaram ontem de um painel no Jornal do Comércio sobre longevidade. Os empresários Paulo Vellinho (91), Anton Karl Biederman (94), e o artista plástico Vitório Gheno, que completa 95 anos em outubro, contaram suas experiências em um debate mediado pelo médico Gilberto Schwartsmann - que ainda está na divisão de acesso. Biedermann nada e Gheno joga golfe. Um contraste e tanto para quem veste pijama já na metade da idade dos três.

Medicina e Saúde

A cobertura completa do evento sai em 18 de outubro no caderno especial do JC Medicina e Saúde. A coluna adianta que Biedermann salientou a importância de sempre ter um objetivo. "Eu, por exemplo, quero bater o recorde mundial da categoria 95 anos de natação", revelou. Gheno, que pratica golfe, salientou a importância das coisas boas da vida, como os amigos, arte, livros e filmes. Vellinho foi sintético: o amor é o mais importante.

Muda, mas não muda

A profusão de pesquisas nesta reta final, algumas feitas pelo mesmo instituto, mas para clientes diferentes, não mostra anormalidades na polarização entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Mas nos detalhes há algumas variações. A do Ibope/CNI divulgada ontem mostra que cerca de três em cada 10 eleitores mudariam de voto para evitar que o candidato que não gostem chegue lá.

Por outro lado...

...para 48% dos entrevistados, as chances de mudança de voto pelo mesmo motivo são baixas ou muito baixas. Ante a pergunta da possibilidade de mudar a escolha para o candidato com maior chance de ganhar, apenas 16% se disseram dispostas a trocar o voto. E a probabilidade de trocar o candidato de preferência pela mesma razão é baixa ou muito baixa.

Compra e venda

O governador e candidato José Ivo Sartori (MDB) deu ontem um rasante no Mercado Público, detendo-se na rótula central em frente a uma banca de frutas. Alguém comentou que o gringo não abriu a guaiaca e não comprou nada. Bem, em princípio ele estava lá para vender e não para comprar.

Guerra pela frente

A publicação Financial Times diz que as eleições brasileiras são "cenário de pesadelo" e que a polarização esquerda-direita poderia condenar o Brasil a mais quatro anos de "lutas políticas terríveis", aduzindo que o eleito poderá não realizar as reformas indispensáveis. Não se pode dizer que seja uma avaliação incorreta.

Urgência urgentíssima

A necessidade de uma reforma na Previdência, negada por alguns candidatos, é tão premente que um só dado atuarial teria bastado, em uma sociedade atenta, para alarmar todos os gansos da granja. Em 2030, segundo estes cálculos, não haverá mais dinheiro para pagar ninguém, nem salários, nem aposentadorias, nada. E convém lembrar que 2030 é daqui a 12 anos.

Correção

Na nota publicada ontem sobre a relação entre abertura de novas empresas no Rio Grande do Sul, o período correto é "entre 2002 e 2016".

Pé no freio

Já é rotina de alguns anos para cá, mas o sumiço de consumidores a partir do dia 20 do mês vem se acentuando e só melhora quando começam a pagar os salários. Mas neste setembro, especialmente, a contenção de consumo é notável. Todos os comerciantes acusam o golpe. Além da falta de renda, a incerteza política também leva o consumidor a pisar mais forte no freio.

Miúdas

  • para definir o ritmo da etapa derradeira das eleições 2018 como "frenético".
  • EXPRESSÃO mais ouvida depois das pesquisas que indicam Bolsonaro e Haddad na finalíssima é "Meu Deus".
  • CASO Fernando Haddad vença as eleições, Lula ficará no poder por mais quatro anos, totalizando 16.
  • PARA uma coisa a Lava Jato não adiantou: candidatos na proporcional com pé no estribo rumo à cana estão bem na foto.
  • INTEGRANTES de facções criminosas disputam as eleições de 2018. Chega de intermediários.
  • ESTES têm formação superior, enquanto os parlamentares com culpa no cartório exercem ilegalmente a profissão.

Finais

  • ADVOGADA Karime Costalunga tomou posse como membro do Instituto dos Advogados de São Paulo, no qual já faz parte da Comissão de Estudos de Direito de Família e Sucessões.
  • DERMAROLOGISTA Roberta Zaffari Townsend foi selecionada para participar do Merz Master Experience, nesta segunda-feira em São Paulo.
  • CONSELHO Regional de Corretores de Imóveis promove hoje na sua sede exposição em homenagem a Paixão Côrtes.