Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Setembro de 2018 às 22:36

Era de Ouro I


ACERVO MUSEU JOAQUIM FELIZARDO/DIVULGAÇÃO/JC
Ponham sentido no prato e digam se não dá saudade da Rua dos Andradas - para quem viveu os anos 1960 - e vontade de que hoje a nossa ilustre e tradicional rua fosse assim. Os cinemas Imperial e Guarani atraíam multidões, e a última sessão terminava à meia-noite, então todos iam para casa sem temer a ação de assaltantes. E sem camelôs e ambulantes que não ambulam.
Ponham sentido no prato e digam se não dá saudade da Rua dos Andradas - para quem viveu os anos 1960 - e vontade de que hoje a nossa ilustre e tradicional rua fosse assim. Os cinemas Imperial e Guarani atraíam multidões, e a última sessão terminava à meia-noite, então todos iam para casa sem temer a ação de assaltantes. E sem camelôs e ambulantes que não ambulam.

Era de Ouro II

A foto faz parte do livro Casa do Artista Riograndense: memória viva do radioteatro em Porto Alegre. A obra da museóloga Carla Beatriz Menegaz será lançada no dia 29 de setembro, a partir das 15h, durante o tradicional sarau da instituição, que completa 70 anos em 2019. Inclui um CD com peças radiofônicas desenvolvido por moradores da Casa e artistas veteranos da Era de Ouro do Rádio.

Tapa-buracos

A Operação Tapa-Buracos da prefeitura de Porto Alegre será reforçada até o final de 2018, garante o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O número de equipes subiu de seis para nove, que atenderão a toda a cidade a partir de três frentes de trabalho nas regiões Centro, Sul/Leste e Norte. A meta é utilizar 13,1 mil toneladas de concreto quente, 300% a mais do que foi aplicado de janeiro a agosto, investimento de R$ 10,1 milhões.

Parceria

PPP para obras de infraestrutura só com valor acima de R$ 10 milhões. Em Gramado. O projeto da pareceria público-privada foi lançado na quarta-feira passada. Outra condição é que o período de prestação de serviços não poderá ser inferior a cinco anos. Um Conselho Gestor tratará das propostas.

Doação de extintores

A CMPC Celulose Riograndense entregou 130 extintores de pó químico seco e 139 extintores de água para o Corpo de Bombeiros de Guaíba. Os equipamentos serão repassados para escolas públicas dos seis municípios da região.

Baixo impacto

Nem mesmo a provável polarização Jair Bolsonaro (PSL) versus Fernando Haddad (PT) tem capacidade de impacto no dólar, porque já era fato provável no radar do mercado. A afirmação é do economista Sidnei Moura Nehme, da NGO Câmbio News.

Ópera do malandro

Fernando Haddad disse que conta com o Ciro Gomes (PDT) no segundo turno, crente que esse gentil oferecimento apaziguaria o pedetista e abafaria as críticas que tem feito ao candidato do PT e seu semideus. Segundo o colunista Carlos Brickmann, Ciro não mordeu a isca.

De olho no emprego

Os partidos que compõem o Centrão, que apoia o candidato Geraldo Alckmin (PSDB), estão emigrando para candidaturas mais vistosas, porque o ex-governador paulista vai mal nas pesquisas. Nada é de graça neste mundo, nem mesmo balinha de brinde. As siglas se prostrarão nos pés do candidato não por devoção divina, mas de olho em cargos, caso ele seja eleito. É... o Centrão tem foco.

Historinha de sexta

A Chama Crioula, em décadas passadas, tinha uma cerimonial bem mais abrangente que hoje. Originava-se da Pira da Pátria localizada na Redenção, em frente à avenida João Pessoa. O fogo federal era extinto à meia-noite de 7 de Setembro, não sem antes incendiar o fogo estadual, que era carregado por cavalarianos até o hall do Palácio Piratini. Ali, ficava até a noite do 20 de Setembro.
Quando Jair Soares era governador, em meados dos anos 1980, aconteceu uma pequena tragédia. Ao ser transposta para o receptáculo apropriado no pé da escadaria, um vento subversivo apagou a Chama Crioula. E agora? Houve segundos de embaraço coletivo.
A salvação veio segundos depois. Um capitão da Brigada Militar acudiu prontamente com seu isqueiro Zippo e pôs fogo no receptáculo. Ao que se saiba, foi o primeiro transplante de Chama Crioula da história.

Miúdas

  • SÓ um terço dos municípios brasileiros tem saneamento básico. Que país é este?
  • RAZÃO tinha um executivo alemão que, após visitar o Brasil, disse que nos invejava.
  • ANTE a surpresa do interlocutor, ele complementou: é que aqui falta fazer tudo.
  • VELEIROS do Sul promove, neste sábado, o Troféu Seival. Largada às 10h30min, diante da Usina do Gasômetro.

Finais

ADVOGADA Sáloa Neme da Silva falará sobre Direito Pessoal e Patrimonial do Divórcio em evento a ter lugar segunda-feira/18h30min/Plaza São Rafael. GRUPO de dança do Centro Comunitário Primeiro de Maio tirou o segundo lugar em evento realizado em Montevidéu. ASSOCIAÇÃO Brasileira de Alzheimer/Sindihospa promovem, domingo/10h/Monumento ao Expedicionário, caminhada de conscientização. CORTEL promove amanhã Palestra de Apoio a Enlutados/11h/Crematório Metropolitano.