Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Setembro de 2018 às 21:52

Chama que vem


JOEL VARGAS/PMPA/JC
Vestido a caráter, o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), recebeu o grupo de tradicionalistas que veio trazer a Chama Crioula até o Paço Municipal, na sexta-feira. Marchezan quebrou o protocolo e propôs um minuto de silêncio em homenagem a Paixão Côrtes, precursor do movimento, que morreu em agosto deste ano.
Vestido a caráter, o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), recebeu o grupo de tradicionalistas que veio trazer a Chama Crioula até o Paço Municipal, na sexta-feira. Marchezan quebrou o protocolo e propôs um minuto de silêncio em homenagem a Paixão Côrtes, precursor do movimento, que morreu em agosto deste ano.

Carne de baleia

Felizmente, não vingou a ofensiva do Japão e de alguns países nórdicos para liberar a caça à baleia. Seria um retrocesso ambiental. Por falar nesse cetáceo: no final da década de 1950, os porto-alegrenses comeram e não gostaram da carne. Para tentar substituir a carne de gado, que era cara, o governo do Estado importou a de baleia. Não deu certo. Era gordurosa, fibrosa e tenebrosa.
 

Música, maestro!


JOEL PETRY/DIVULGAÇÃO/JC
A prefeitura de Novo Hamburgo está lançando o projeto Núcleo de Orquestras Jovens junto a escolas municipais. A prefeita Fátima Daudt (PSDB) entende que o ensino da música também contribui para a aprendizagem em outras áreas e quer que essa ação seja exemplo para todo o País. Verdade, precisamos de mais música.

Cadeira dupla

Se, porventura, Fernando Haddad (PT) for eleito, o cerimonial do Palácio do Planalto vai ter que providenciar duas cadeiras presidenciais. Uma para ele e outra para Lula. Haddad tem outro por dentro.
 

Nome próprio

Pode um candidato a cargo eletivo acrescentar um nome que não o seu para figurar na urna eletrônica. Segundo o advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, ele pode acrescentar um apelido ou nome pelo qual é mais conhecido, "mas desde que não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade".
 

Coisa de louco

No futuro, os historiadores ficarão perplexos com os tempos recentes do Brasil e de Porto Alegre, em particular. Tentarão entender como pode uma minoria de taxistas conseguir mudar a tradicional cor da nossa frota com o apoio da Câmara Municipal, contrariando o interesse da maioria e, pior, o do usuário. E que prestígio tem essa minoria junto aos vereadores, hein?
 

Asas em São Borja

Sem operar voos comerciais desde a década de 1960, o aeroporto João Manoel passará a contar, agora, com uma linha aérea de São Borja a Porto Alegre. A informação é do prefeito Eduardo Bonotto, depois de reunião com representantes da empresa TwoFlex, que opera aeronaves com até nove lugares.
 

Sujeira alheia

A propósito da moda de colocar os pés em cima de cadeiras, sujando com os sapatos o local onde outra pessoa vai sentar depois, leitor comenta que também observou pessoas que pegam os pratos dos bufês, mas manuseando o prato seguinte. E se for para ampliar o assunto da sujeira alheia, o lugar mais contaminado de um restaurante é a maçaneta do banheiro. Não adianta lavar as mãos e, ao sair, tocar na mesma maçaneta suja. Solução: portas com pedal.
 

Transformando vidas

Mais 20 adolescentes carentes de Bento Gonçalves foram inseridos no mercado de trabalho. Em cinco edições, o projeto Transformando Vidas já encaminhou 34 jovens de 15 anos para a primeira experiência profissional. O projeto é coordenado pelo gabinete da primeira-dama, Cynthia Pasin.
 

Especialistas em morte

A propósito da nota sobre a metralhadora .50, que é sonho de consumo da bandidagem, leitor informa que a AK-47 é outra arma temível. A pior, no sentido de matar mais rápido, é a .223, calibre dos AR-15 e M-16. Quem inventou esse calibre usou a fórmula de energia: 1/2 MV2 (massa-velocidade).
 

Miúdas

  • TEATRO do CIEE completou 10 anos de inauguração. Já recebeu mais de 3,7 mil eventos e 463 mil pessoas.
  • QUEIXAS sobre poucos atendentes na loja da CEEE da Borges de Medeiros, gerando espera de até 45 minutos.
  • APARENTEMENTE coordenado, há um movimento da esquerda para disputar as eleições de entidades de classe.
  • GERSON Albano Haas, da Soprasinos, de Novo Hamburgo, foi eleito novo presidente do Sinplast.
  • ACAMPAMENTO Farroupilha é o maior defumador a céu aberto do planeta.