Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 10 de Setembro de 2018 às 22:41

Subindo por onde se desce


MARINA VOLPI/DIVULGAÇÃO/JC
Está é uma das dezenas de escadas rolantes disponíveis para os cerca de 170 mil moradores da cidade espanhola de Santander, para facilitar a vida das pessoas que moram nas partes altas. É dessas coisas que nos fazem fazer "ooohh" com os lábios. Em matéria de transporte coletivo, estamos na pré-história quando se sabe que o metrô de Londres foi entregue em 1863 e o de Buenos Aires em 1913.
Está é uma das dezenas de escadas rolantes disponíveis para os cerca de 170 mil moradores da cidade espanhola de Santander, para facilitar a vida das pessoas que moram nas partes altas. É dessas coisas que nos fazem fazer "ooohh" com os lábios. Em matéria de transporte coletivo, estamos na pré-história quando se sabe que o metrô de Londres foi entregue em 1863 e o de Buenos Aires em 1913.

Por falar em história...

...na década de 1990 um executivo alemão que viajou por todo o Brasil visitou um parente em Porto Alegre. Ao se despedir dele, disse: "tenho inveja de vocês". Ante o espanto do outro, arrematou: "É por que aqui falta fazer tudo..."

Falsidade eletrônica

Como soa falso quando os candidatos falam no horário eleitoral olhando para a "cola eletrônica", que não fica assim tão próxima da lente da câmera. Em tempos de alta definição, isso é um pecado mortal, tira toda a espontaneidade de quem fala. Pior ainda quando a gravação não usa microfone.

O Signo dos quatro

O título do livro escrito por Arthur Conan Doyle para seu personagem Sherlock Holmes serve também para a história do atentado contra Jair Bolsonaro (PSL) perpetrado por Adélio Bispo Oliveira. Como é que alguém que vive de bicos eventuais consegue ter quatro celulares e também quatro advogados para defendê-lo é um mistério.

Se a montanha não vai a Maomé...

...Maomé vai à montanha. Na Voluntários da Pátria, ponto clássico do comércio de rua da Capital onde há anos a abordagem dos ambulantes é constante, agora o negócio é outro: além de ouro, empréstimo e capinha para celular, a nova investida é o serviço de advocacia. Os propagandistas distribuem panfletos e oferecem contato de advogados para renegociação de dívidas. A peladura é geral.

Notas taquigráficas I

A propósito da nota e foto da sessão de inauguração da Câmara Municipal de Porto Alegre no atual endereço, em 1986, onde aparece o pessoal da taquigrafia, o professor e taquígrafo forense Eduardo Trevisan Duarte discorda que a profissão esteja em extinção. Ao contrário, diz ele, há vagas em aberto em concursos públicos realizados e a realizar.

Notas taquigráficas II

Ao comentar a diferença entre a taquigrafia (de 80 a 120 palavras por minuto) e a estenografia (com máquinas), o professor informa que o custo da máquina e do programa é mais caro que a utilização de um profissional de taquigrafia, que além de tudo é bem mais precisa. A propósito: no Senado Federal um taquígrafo chega a receber R$ 21 mil.

Ouro em fiasco

Quem tem demandado o Litoral via freeway viajou como coruja de corredor no feriado, de pau em pau. No caso, de buraco em buraco. Se algum dia fizerem uma lista dos maiores fiascos da história, certamente a novela da autoestrada ganhará Ouro na modalidade Melhor marcha-a-ré.

Audiência garantida

Quem está com visibilidade aumentada é o filho de Jair Bolsonaro, deputado estadual Flávio (PSL). Com o pai no hospital, ele está sendo uma espécie de porta-voz com audiência garantida em todas as plataformas de mídia e muito além dos reduzidos nove segundos que o pai tem no horário eleitoral.

Miúdas

  • AGRONEGÓCIO utiliza 40% das aeronaves não tripuladas no Brasil (drones).
  • VIROU moda o Uber cobrar R$ 5,00 de multa quando o passageiro não aparece no endereço marcado.
  • PROBLEMA: na maioria dos casos quem não aparece é o motorista do aplicativo. Mesmo assim, a taxa é cobrada.
  • UMA parte do Acampamento Farroupilha está interditada devido a risco de incêndio.
  • CONVENHAMOS, a área todo é de alto risco, com fogo em cada barraca sem falar no gás de cozinha.
  • MESMO condenado em 2ª instância, Garotinho é candidato ao governo do Rio. Já podia se registrar como "Vovô".

Finais

  • JOSÉ Aquino Flôres de Camargo, ex-presidente do TJ e Ajuris, recebe dia 14/19h o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, proposição do vereador Professor Wambert (Pros).
  • MÉDICO Luiz Pereira tomou posse como Irmão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
  • HOSPITAL Ernesto Dornelles promove dia 27/8h30min a III Jornada de Fisioterapia Hospitalar.