Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 04 de Setembro de 2018 às 22:37

Aniversariante do mês


MAURECY SANTOS/DIVULGAÇÃO/JC
A Câmara Municipal de Porto Alegre completa amanhã 245 anos de instalação. O Legislativo municipal teve muitas sedes, até chegar ao Palácio Aloísio Filho no dia 1 de maio de 1968. Antes funcionava nos altos do prédio da Prefeitura Nova. A foto registra a sessão de inauguração. Na frente, as taquígrafas da casa, uma profissão que está em vias de extinção.
A Câmara Municipal de Porto Alegre completa amanhã 245 anos de instalação. O Legislativo municipal teve muitas sedes, até chegar ao Palácio Aloísio Filho no dia 1 de maio de 1968. Antes funcionava nos altos do prédio da Prefeitura Nova. A foto registra a sessão de inauguração. Na frente, as taquígrafas da casa, uma profissão que está em vias de extinção.
 

Casas da história...

A questão do incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro vai muito além da procura por responsáveis e questiúnculas várias. Não somos um povo ávido por museus, ao contrário de outros países. Não temos essa cultura de conhecer a história, até porque se lê cada vez menos no Brasil. É quase que uma obrigação, sabem até as mesas e cadeiras das salas de aula.

...deficiência nossa

Assim sendo, como é que uma sociedade que entre analfabetos e analfabetos funcionais soma algo em torno de dois terços, ou até mais, vai ter essa curiosidade e desejo de ver como as coisas funcionavam e como eram? Neste sentido, o descaso é consequência lógica. Temos poucas casas da história e, das que existem, poucas dão conta do recado e tem, pelo menos, um acervo razoável.

A greve do barbudo

Sobre a possibilidade de uma nova greve dos caminhoneiros, vale lembrar uma frase de um dos inventores do comunismo do século XIX, o barbudinho Karl Marx: a história se repete da primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.

Emplacamentos I

No mês passado, a página registrou que Santa Catarina emplacou mais veículos zero do que o Rio Grande do Sul no 1º semestre deste ano. Mudou um pouco o quadro depois disso, mas na média vamos mal. Em comparação a julho, o crescimento foi de 9,7% no Estado, enquanto que no Brasil foi 14,9% positivo, informa Fernando Esbroglio, da Fox Veículos.

Emplacamentos II

Comparando-se a agosto de 2017, houve um crescimento 14,86% no Estado e no Brasil foi de 15,45% positivo. No acumulado, o crescimento é de 15,76% no Estado e de 13,20% no Brasil. Em julho, o Rio Grande do Sul ficou em 5º lugar no Ranking de emplacamentos, ultrapassando Santa Catarina. Não faz muito o quadro era inverso.

Prestígio no exterior

A convite do editor da revista The Lancet Infectious Diseases, o periódico de maior impacto no campo das doenças infecciosas no mundo, o supervisor médico do Laboratório de Biologia Molecular da Santa Casa, Alessandro Pasqualotto, publicou comentário de página inteira sobre uma recente publicação no Lancet ID acerca de uma importante doença fúngica, a histoplasmose.

Grupo do bilhão

Com receita líquida de R$ 1,1 bilhão (em números redondos) e lucro líquido de R$ 117,6 milhões em 2017, o Grupo Positivo anuncia a aquisição de três unidades em Ponta Grossa, no Paraná. Educação dá dinheiro, sim, mas depende da gestão.

Não me erra o nome!

Em alguns aspectos, a propaganda eleitoral e até parte da comercial tem muito que aprender. Um exemplo clássico é o envio de correspondência com os dizeres "Amigos (as)" e variações. O receptor da mensagem não só verá que a mensagem foi massificada como não se sente bem em saber que o emissor nem mesmo sabe seu sexo.

Miúdas

  • MACACO, olha teu rabo: o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa está pelas caronas.
  • INSISTÊNCIA de Lula (PT) remete ao início da comédia "Um convidado bem trapalhão", com Peter Sellers.
  • uma devoção divina a Lula explica a condição de estepe sem reclamar de Fernando Haddad.
  • AS virtudes são como os museus, de que todos falam mas ninguém frequenta. (filantropo suíço Ernesto Bertarell).

Finais

  • VIVO anuncia a chegada de sua rede de fibra (FTTH) de última geração em Ijuí, a primeira da região a contar com 100% desta tecnologia.
  • HOSPITAL Pompéia de Caxias do Sul realizou uma cirurgia inédita no Estado conhecida como Osso Congelado Pediculado.
  • DIA Nacional do Médico Veterinário é comemorado dia 9 de setembro, domingo.