Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 29 de Agosto de 2018 às 22:49

Tração humana


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
As carroças quase que desapareceram na região central de Porto Alegre, mas como no filme, às vezes elas voltam. E sem cavalos. Esta da foto estava estacionada na Rua da Praia e era empurrada por um catador. Convenhamos que precisa ter muita saúde - e disposição - para empurrar veículo com este peso.
As carroças quase que desapareceram na região central de Porto Alegre, mas como no filme, às vezes elas voltam. E sem cavalos. Esta da foto estava estacionada na Rua da Praia e era empurrada por um catador. Convenhamos que precisa ter muita saúde - e disposição - para empurrar veículo com este peso.

Mesmices

N ão há candidato que não repita com pompa e circunstância que quer o fim da velha política e do troca-troca de cargos. É a mesma coisa que dizer que o trânsito precisa ser mais seguro. Não chega nem a ser uma carta de intenções ou plano de governo. Nem o conselheiro Acácio diria melhor.

A vez de Bolsonaro...

Uma coisa é certa sobre Jair Bolsonaro (PSL): ele sabe muito bem que a forma como se responde à pergunta é tão ou mais importante que a resposta em si. Provou isso na palestra que fez ontem para o Brasil de Ideias da Revista Voto, no Sheraton. Por enquanto, é o campeão de aplausos da plateia. E, como diz o povo, pega na veia quase sempre. Ante o questionamento de quantas estatais privatizaria, respondeu: "para começar, todas 50 que o PT criou".

...no Brasil de Ideias

Falar na família é outra técnica que o capitão Bolsonaro sabe usar. Perguntado sobre qual político ele se inspirou, respondeu de bate-pronto: "minha filha Laura, de sete anos, pensando no futuro, nela que me inspirei". Sabendo que as forças armadas estão na cabeça do povo como forma de combater o crime, o deputado federal declarou com veemência que terá as forças armadas ao seu lado no governo. Populismo ou não, Bolsonaro sabe captar a atenção. Ele é do tipo "ame-o ou deixo-o".

Os filhos do campo I

Mais de 90% dos jovens que estão hoje no campo pensam em permanecer nas propriedades rurais e fazer a sucessão. Esse foi o dado que mais chamou a atenção entre as questões que apareceram em uma pesquisa realizada pela Emater/RS-Ascar em 493 municípios gaúchos. O resultado do levantamento foi apresentado na Casa da Instituição, na Expointer.

Os filhos do campo II

É uma constatação surpreendente e positiva. Uma das tragédias do campo sempre foi o êxodo de jovens para a cidade grande onde acabam, via de regra, mal pagos ou subempregados. O campo perde - perdia? - mão-de-obra qualificada e as pequenas propriedades se esfacelavam. Parece que as luzes da cidade agora repelem em vez de atrair os filhos do campo.

A quem interessar possa

O Serviço Geográfico do Exército está disponibilizando 1.440 produtos vetoriais abrangendo toda a Região Sul, sendo 633 na escala 1:25.000 e 807 na escala 1:50.000, disponíveis no Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx). Abrangem Hidrografia, Relevo, Vegetação, Sistema de Transporte, Energia e Comunicações, Abastecimento de Água e Saneamento Básico e até Educação e Cultura, entre outros dados.

Uni...

A avaliação de quem foi melhor ou se saiu mal em um debate obedece à uma das mais antigas certezas da humanidade: em cada cabeça uma sentença. Não há Cristo que consiga mudar a cabeça de um apaixonado por este ou aquele candidato.

Duni...

O corolário desse ditado pode ser assim descrito: se você não tem pelo menos 30% de chance de fazer o outro mudar de opinião, caia fora. Está gastando energia e acumulando exasperação inutilmente. Não vale a pena, realmente.

...te

Saber falar para públicos específicos é uma arte e arte maior ainda é falar para todos os públicos de forma inteligível, atento ao fato de que o grosso do eleitorado não está lá muito ligado em macroeconomia. O eleitor comum não sabe o que é déficit primário.

Miúdas

  • OBSTÁCULO para o crescimento das aéreas internacionais é a crescente falta de pilotos.
  • OUTRORA profissão mais procurada que pipoca em cinema, hoje ser piloto é ser fiscal de computador.
  • CANDIDATO Ciro Gomes disse ao Jornal Nacional que o presidente do PDT terá o cargo que quiser no seu governo.
  • NÃO deixa de ser irônico: venezuelanos e cubanos querem morar no Brasil e brasileiros querem mudar para outro país.
  • A POLÍTICA talvez seja a única profissão para a qual não se julga necessária uma preparação (Robert Louis Stevenson).

Finais

  • OSCAR Frank é o novo economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.
  • IDEALIZADA pela agência Paim, trabalhos de marcenaria e serralheria dos jovens aprendizes da Fundação Pão dos Pobres estão expostos no Shopping Iguatemi.