Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Agosto de 2018 às 22:25

De volta ao passado


ACERVO FLÁVIO BROCHIER/DIVULGAÇÃO/JC
Como uma onda no mar, a moda vai e vem. Gravatas estreitas de hoje já foram moda até os anos 1960, pantalonas e calças masculinas boca de sino estão esperando uma brecha para voltar. Mais larga que o maior sino da Catedral, as calças chegaram com a Jovem Guarda e ficaram alguns anos, como mostra a foto de um grupo de montenegrinos.
Como uma onda no mar, a moda vai e vem. Gravatas estreitas de hoje já foram moda até os anos 1960, pantalonas e calças masculinas boca de sino estão esperando uma brecha para voltar. Mais larga que o maior sino da Catedral, as calças chegaram com a Jovem Guarda e ficaram alguns anos, como mostra a foto de um grupo de montenegrinos.

Interiorização de venezuelanos

O Rio Grande do Sul irá receber cerca de 600 venezuelanos vindos de Roraima em um processo que o governo federal chama de interiorização. O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, visita nesta sexta-feira os locais de Esteio e Canoas que irão receber os imigrantes e se reunirá com os prefeitos das duas cidades para acertar os ponteiros.

Mãe coruja


DIOGO BAIGORRA/DIVULGAÇÃO/JC
Uma das agraciadas com a Medalha Farroupilha da Assembleia Legislativa, a pesquisadora Regina Vanderlinde, reconhecida pelo trabalho no Laboratório de Análises Enológicas da Universidade de Caxias do Sul, recebeu do deputado Adão Villaverde (PT) a Medalha do Mérito Farroupilha. Na esquerda a mãe da cientista, a catarinense dona Malvina, que do alto dos seus 90 anos fez questão de prestigiar o prêmio da filha.
 

Chuva na horta I

Nem todos os municípios estão sem eira nem beira por conta da apertura orçamentária. Minas do Leão, cidade com 8 mil habitantes na região Carbonífera, é um bom exemplo. Moradores que trabalham ou estudam em Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana recebem desconto nas passagens de ônibus, assim como todos os alunos da rede municipal recebem material escolar antes das aulas.

Chuva na horta II

Gestantes recebem enxoval do bebê e há bolsa atleta de até R$ 800,00 para quem representar a cidade em eventos esportivos. Em menos de um ano, quase 700 atendimentos de saúde a domicílio. Há lugares onde a política é verdadeiramente transformadora. "Buscamos fazer a diferença e melhorar de verdade a vida das pessoas", afirma o prefeito Miguel de Almeida (PP). Em tempo: ele não é candidato.

Erro de promessa

De um lado o prefeito Marchezan Júnior (PSDB) tem feito progressos quando o assunto é macro, como o cercamento eletrônico e o acompanhamento pelo Centro Integrado de Comando da Capital com câmeras dos 45 pardais, permitindo a identificação de veículos furtados ou roubados. Mas é no varejo que ele se atrapalha. Leitores da página cobram do colunista a afirmação que a trincheira da Ceará ficaria pronta em setembro. Não ficará.

Historinha de sexta

Estancieiro dos antigos, do tempo em que se tocava gado coxilha acima para soltar os carrapatos, não renegou as modernidades e sempre se manteve alinhado com as melhores técnicas disponíveis no campo. Só tinha duas resistências: avião e cidade grande, por isso relutava em realizar seu sonho de consumo que era assistir o FlaFlu no Maracanã. Mas um dia tomou tenência e após se despedir da família dirigiu solito seu Monza até o Rio de Janeiro. Foi com sua melhor fatiota.
Deixou o possante em um estacionamento e, na base do peito e na raça, finalmente entrou no Maracanã mais feliz que formiga em tampa de xarope. Foi se enfiando na torcida como percevejo em costura e viu seu time empatar no final do jogo. Mais de 90 mil pessoas saíram ao mesmo tempo e o xiru se viu em palpos de aranha primeiro para achar o Monza e pegar o caminho de volta. Quando avistou um PM foi direto ao homem da lei.
Moço, onde fica a saída pra Bagé?

De muda

A redução do imposto de renda para empresas nos Estados Unidos de 35% para 21%, somado ao cenário de investimento seguro e com o menor percentual de risco, gerou onda de empresas brasileiras que estão se internacionalizando para os EUA. Consultoria norte-americana detectou aumento de 40% no primeiro semestre deste ano.

George, o ocioso

A revista Forbes publicou o ranking dos 10 mais bem pagos do cinemão, com George Clooney em primeiro, com US$ 239 milhões faturados entre junho de 2017 e junho de 2018. O detalhe é que ele não fez nenhum filme este ano.

Miúdas

  • PROGRAMAS do horário eleitoral gratuito serão conhecidos como programa do Enéas.
  • ONU, ex-presidentes latinos, juristas internacionais consultados - afinal, a eleição é aqui ou no exterior?
  • veio ou está vindo a conexão 5G prometendo instantaneidade nos smartphones. Tomara, porque o 4G ainda não disse totalmente a que veio.
  • AVENIDA Independência tem concentração de cursinhos. Ao longo dela existem em torno de 10.
  • DONALD Trump pode ser bom para norte-americanos, mas o resto do mundo tem saudades de Barack Obama.

Finais

  • ECONOMIA criativa para transformar cidades é tema do Janela ARP (Associação Riograndense de Propaganda) dia 29/19h30min.
  • IEE realiza segunda-feira/18h30min/Sheraton o primeiro Colóquio do Fórum da Liberdade.
  • SENAR-RS lança neste sábado, às 18h30min, na Casa da Farsul no Parque Assis Brasil em Esteio, o livro Agropecuária - Vocação Rio-grandense, de Alcy Cheuiche.