Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 20 de agosto de 2018.
Dia do Maçom.

Jornal do Comércio

Colunas

CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

19/08/2018 - 22h20min. Alterada em 19/08 às 22h20min

Ecos da feira

ABRASCE/DIVULGAÇÃO/JC
A Feira Internacional de Shopping Centers, realizada, na semana passada, na Expo São Paulo, congrega o setor e levou também os pesos-pesados dos grandes grupos. Algumas pílulas colhidas dos debates e palestras: a troca de dinheiro por produtos acabou, hoje o consumidor quer também entretenimento e serviços; conselho aos lojistas: pense fora da caixa; e a venda física está longe de terminar. Na verdade, um emula o outro.

O que fazer

O pós-venda precisa ser mais direto entre vendedor e comprador, e o "como foi a compra" merece muito mais que uma mensagem da loja, a própria vendedora deve personalizá-la para estabelecer um vínculo; o uso de smartphones em períodos chamados de "microtédio", como fila de banco, levam o consumidor a procurar jogos. E atenção: 45% dos que gostam de jogos virtuais são mulheres, e 80% jogam desde a sua criação, em 1970.

O grande hub

Uma das abordagens que mais aborrecem o consumidor é ele ser um ilustre desconhecido, ele gosta de ser reconhecido; a construção de shoppings em grandes cidades está ficando predatória, é hora de buscar o interior, mesmo em regiões de renda menor. E é justamente essa população que mais gosta deles, o veem como uma extensão da sua casa, mas que oferece entretenimento e serviços. Shopping, hoje, é um grande hub de distribuição.

Desencanto

Leitor manifesta seu desencanto com as sucessivas administrações de Porto Alegre. Enquanto países vizinhos estão avançados na mobilidade urbana, nós não temos BRT, metrô, nem VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). De fato, em tempos passados, a Cientec estudou a sua viabilidade nos corredores de ônibus. O cavalo passou encilhado na época.

Nova colunista

A jornalista Márcia Christofoli estreia hoje como colunista do Jornal do Comércio. Ela assume a página Intervalo, no caderno Empresas&Negócios. Pós-graduada em Comunicação Empresarial, Márcia, de 33 anos, é publisher do portal Coletiva.net.

Divisão entre poderes

O deputado federal gaúcho Ronaldo Nogueira (PTB) é um crítico acerbo à descriminalização do aborto e também da ingerência do Judiciário na questão. "Quando um poder procura usurpar a competência do outro, fragiliza a democracia. Não acredito que o STF insista nessa questão, porque cabe ao Poder Legislativo a competência de legislar", assinalou o parlamentar.

O desaparecimento da educação

As pessoas estão perdendo a postura por completo, comenta um leitor. Conta que estava em um minimercado quando uma senhora entrou no estabelecimento falando - ou tentando falar - ao telefone celular. No balcão da padaria do minimercado, ainda com o telefone próximo ao ouvido, a funcionária lhe perguntou qual era o pedido. "Cala a tua boca!", respondeu ela, agressivamente. E depois foi embora.

O peixe do interior


ABRASCE/DIVULGAÇÃO/JC
Não só lojistas, fornecedores e empreendedores foram convidados para a Feira Internacional de Shopping Centers, mas também prefeituras do interior, com direito a um estande para vender o peixe de cada uma. Daqui, foram as prefeituras de Uruguaiana (foto) e Erechim.

Miúdas

  • BRDE recebeu, na sexta-feira, missão da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
  • AMBOS colimaram ações em conjunto para o desenvolvimento da Região Sul.
  • NASCIDA em Pelotas, a aviação agrícola gaúcha é a segunda maior do mundo. A aviação agrícola completa 71 anos no domingo.
  • QUEM viaja para São Paulo gosta de ouvir as opiniões dos taxistas sobre a eleição. Neste microcosmo, temem Jair Bolsonaro (PSL).

Finais

  • ASSOCIAÇÃO Comercial de Cachoeirinha promove, dias 4 e 5 de setembro, o 2º Fórum de Marketing/auditório da Faculdade Cesuca/9h.
  • EXPOAGAS terá entre seus palestrantes, nesta quinta-feira, o médico Drauzio Varella.
 
CORRIGIR
Seja o primeiro a comentar esta notícia