Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 10 de Agosto de 2018 às 00:23

O moderníssimo antigo


JOÃO PETERSEN/DIVULGAÇÃO/JC
A loja Lebes Life Store no Centro Histórico de Porto Alegre completou, nesta quinta-feira, um ano com a fachada mostrando a mesma cor branca com que foi inaugurada. Recebeu o chamado Retrofit, tendência mundial para restauração de prédios antigos. É uma tecnologia com adição de dióxido de titânio, sem pintura, com capacidade autolimpante mesmo com a fuligem da região. É uma aplicação da nanotecnologia desenvolvida pelo Norie/Ufrgs em parceria com a construtora Engenhosul. É o primeiro do País com essa tecnologia.
A loja Lebes Life Store no Centro Histórico de Porto Alegre completou, nesta quinta-feira, um ano com a fachada mostrando a mesma cor branca com que foi inaugurada. Recebeu o chamado Retrofit, tendência mundial para restauração de prédios antigos. É uma tecnologia com adição de dióxido de titânio, sem pintura, com capacidade autolimpante mesmo com a fuligem da região. É uma aplicação da nanotecnologia desenvolvida pelo Norie/Ufrgs em parceria com a construtora Engenhosul. É o primeiro do País com essa tecnologia.

Duas certezas

A luz é cara, sabem até as lâmpadas, mas como em tudo, a incidência de impostos é elevada, reclama um leitor. Destrinchando a conta enviada pela CEEE, lê-se que o ICMS é de 30%, que nela ainda incide o PIS/Cofins entre outros gravames. Como disse o multifacetado Benjamin Franklin no século 18, só há duas coisas certas na vida: a morte e os impostos.

Revolução chinesa I

Da maior gravidade para o nosso agronegócio a matéria do repórter do JC Thiago Copetti, de que a China vai diminuir as importações de soja por conta da descoberta de uma ração sintética que substitui essa leguminosa. Vai na mesma direção de outros inventos que substituem até a terra. A hidroponia é só o começo. A Holanda é um grande produtora de pimenta, e, em vez de solução de nutrientes, utiliza um composto chamado lã mineral.

Revolução chinesa II

O uso de algumas rochas trituradas ganha terreno, algo semelhante ao produto desenvolvido pelos holandeses, e com vantagem, no caso destes últimos, de utilizar o mínimo de água. É verdade que, no caso da hidroponia, o gosto não é o mesmo para quem se acostumou com produtos plantados, mas até nisso a química pode melhorar. Pois ela não consegue dar gosto até de picanha em aparas do que parece ter gosto de isopor.

Fortes ventos

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para perigo potencial de vento forte, o que de fato ocorreu nesta quinta-feira. As rajadas podem se estender até sábado em todo o Estado e atingir 60 km/h, devido à influência de um grande ciclone no Atlântico Sul. Na Costa Doce e no Litoral, os ventos podem chegar a 90 km/h.

E riscos

O Sistema Metroclima informa que as rajadas intensas podem trazer risco de queda de árvores e chance de cortes de luz localizados em Porto Alegre. Também não é recomendável a navegação no Guaíba, já que o vento forte e águas agitadas podem provocar naufrágio de pequenas embarcações.

Esporte Interativo

O Esportivo Interativo anunciou nesta quinta-feira o fechamento de seus canais no Brasil, encerrando sua participação na TV por assinatura. Com isso, atrações como a transmissão dos jogos da Liga dos Campeões devem migrar para os canais TNT e Space, que fazem parte do Grupo Turner, dono da emissora esportiva.

Vivandeiras de quartel

Interessante como alguns políticos captam e se nutrem da esperança de camadas da população em ver os militares voltando ao poder. "São as mesmos que, desde 1930, como vivandeiras alvoroçadas, vêm aos bivaques bolir com os granadeiros e provocar extravagâncias do poder militar", como se queixava o presidente Castello Branco nos idos de 1964.

Historinha de sexta

O major Pedro Olímpio Pires, estancieiro forte do Alegrete, gostava de frequentar a Churrasquita, na Riachuelo entre Borges e a Praça da Matriz. Era recebido com honras de estado pelo proprietário, Eugênio Zimmer, e também pelo seu amigo Arsênio Marques, inspetor de Polícia.
Certa feita, no anos 1960, após um lauto jantar regado a libações, o major passou a ouvir as lamúrias de Arsênio, afinal ele era pobre como rato de igreja, enquanto o alegretense era dono de mais de légua de campo, tanto que queria criar gado.
Ambos foram às lágrimas, abraçados. Quanto a torrente cessou, o major comunicou ao amigo que lhe daria a melhor vaca do plantel para começar sua criação. Arsênio rejubilou-se. Porém, dois ou três uísques depois o presentado quedou sombrio.
- Major, estive pensando. Que adianta eu ter vaca se não tenho campo?
Pedro Olímpio Pires aquiesceu fazendo sim com a cabeça. Segundos depois, seu rosto se iluminou.
- Arsênio, quem sabe eu compro a vaca de volta? À vista.
Foi a vez do amigão abrir um sorriso do tamanho de uma cordeona escancarada.
- Fechado! O senhor acaba de fazer uma bela compra!

Miúdas

  • TRANCAR o acesso ao HPS como fizeram os servidores municipais é prova de que perderam toda noção.
  • SUZANE von Richtofen mais uma vez ganha licença do presídio para o Dia dos Pais. Que ela matou.
  • LULA (PT) ainda pode concorrer ao Planalto por liminar do STF. As leis aqui são mais elásticas que puxa-puxa.
  • contentar o brasileiro. Tem gente achando curta demais a campanha na TV e outros se queixam que ela é longa demais.
  • UMA nação em crise não precisa de planos. Precisa de homens. Economista Eugênio Gudin (1886-1986).

Finais

  • BANRISUL estará atendendo a demanda por crédito rural direto na agência durante a 41ª Expointer.
  • TRAMONTINA promove nesta sexta-feira/9h30min visita guiada na 1ª T factory store da empresa de Carlos Barbosa.
  • CREMATÓRIO Metropolitano terá programa especial e missa às 10h no Dia dos Pais.