Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 02 de Julho de 2018 às 22:17

Despedida de Godoy


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Uma das mais conhecidas figuras do Mercado Público de Porto Alegre, Paulo Artur Godoy faleceu, no sábado passado, aos 78 anos, por problemas derivados da diabete. Foi gerente da antiga estatal União de Seguros, no Rio de Janeiro, e conheceu a boemia porto-alegrense nos anos 1970. A gazela-de-Grant, cuja cabeça empalhada está na parede do Restaurante Gambrinus, foi ele quem caçou, em um safari na África.
Uma das mais conhecidas figuras do Mercado Público de Porto Alegre, Paulo Artur Godoy faleceu, no sábado passado, aos 78 anos, por problemas derivados da diabete. Foi gerente da antiga estatal União de Seguros, no Rio de Janeiro, e conheceu a boemia porto-alegrense nos anos 1970. A gazela-de-Grant, cuja cabeça empalhada está na parede do Restaurante Gambrinus, foi ele quem caçou, em um safari na África.
 

Na muda

Rua Padre Chagas está com três prédios em amplas reformas. Quiçá completem os furos deixados por operações gastronômicas que fecharam ou mudaram de foco.

Redução de siglas

Os atuais 35 partidos políticos no País poderão se reduzir a 20 sem precisar de legislação específica já em 2019. Para ter acesso ao fundo partidário, estas siglas precisarão ter, pelo menos, 1,5% dos votos para deputado federal. A tese é do cientista político Jairo Nicolau, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seria uma senhora - e benéfica - redução.

Perdas na Copa

A eliminação de Portugal e da Argentina foi ruim para a Adidas e para a Nike, que mantêm contratos milionários com Messi e CR7, respectivamente. Não se sabe o valor dos contratos, mas a Adidas declarou ter vendido cerca de US$ 2,5 bilhões em produtos relacionados ao futebol impulsionada pelo bom desempenho de seus patrocinados na Copa do Mundo no Brasil, em 2014. No mesmo ano, a Nike anunciou aumento de 23% no lucro líquido durante a mesma competição, segundo a BBC.

Se bem que...

...investir em futebol é sempre uma atividade de risco. E, nesses anos todos de exposição mundial, as duas empresas devem ter faturado muito, a ponto de prejuízos - ou tempo de exposição diminuído - apenas fazerem cócegas nos lucros acumulados.

Figurinhas de conhecimento

O professor Tiago Paiva, da disciplina de Saúde Mental do curso de Enfermagem da UniRitter, criou o Mental Health Sticker Book (Álbum de figurinhas da Saúde Mental). Baseado no álbum da Copa do Mundo, ele decidiu canalizar a empolgação dos alunos para um outro foco: o estudo das psicopatologias. Além das dinâmicas em aula, as turmas passaram a trocar informação pelas redes sociais.

Energia para o mundo

Itaipu fechou o semestre com a produção de mais de 50 milhões de megawatts-hora (MWh), marca atingida na madrugada do último sábado. Toda essa energia seria suficiente para atender à demanda de energia elétrica do planeta por 19 horas; do Brasil, por 39 dias; do estado de São Paulo, por quatro meses e meio; ou do Paraná, por um ano e oito meses.

Agradinho

Mais privatizações e teto de gastos mais baixo é a promessa do economista Paulo Guedes, oráculo de Delfos da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). Ele e Guedes sabem que isso soa como música para o mercado. Mas não só ele. Ou cortamos gastos e ampliamos receita, ou o caminho para o brejo está sinalizado. 

Ficção científica

Quando as empresas aéreas disseram que a cobrança das bagagens baixaria o preço das passagens, a página comentou que, dificilmente, se poderia levar a promessa a sério. De fato, era ficção, como tantas outras escritas neste País. Não só o preço das tarifas não caiu, como o valor pago pela bagagem subiu. No Brasil, a lei da gravidade funciona ao contrário.

Miúdas

  • SEJA no futebol, seja nas eleições, o Brasil sempre clama por um salvador da pátria.
  • DIFÍCIL ficar tranquilo com uma seleção que depende do humor do seu semideus.
  • "VOCÊ não pode pensar nas equipes pelos melhores de cada posição, mas sim com jogadores que se combinam", falou Dunga.
  • MERCADO já prevê inflação de 4,03%. Dificilmente o Copom poderá manter a Selic no atual patamar.
  • ONTEM foi a segunda-feira imperfeita na Capital. Jogos, chuva e começo da semana.

Finais

  • ASSOCIAÇÃO Gaúcha de Supermercados promove o Infoagas amanhã, a partir das 9h/Centro de Convenções da Fiergs.
  • VENCEDOR do Masters of the Craft realizado pela Marriott International foi Lucas de Oliveira Castilhos, cozinheiro do Sheraton Porto Alegre.