Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Junho de 2018 às 22:06

Doce sinfonia


GUSTAVO VARA/DIVULGAÇÃO/JC
A Capital Nacional do Doce, Pelotas, já se prepara para o Festival Internacional Sesc de Música, em janeiro de 2019. Na sexta-feira passada houve o lançamento do festival, que goza de grande prestígio na Princesa do Sul, como era chamada antigamente. O vice-prefeito da cidade, Idemar Barz (PTB), encerrou sua fala tocando a 9ª de Beethoven na gaita. Primeiro se disse encabulado, mas depois tocou ficha.
A Capital Nacional do Doce, Pelotas, já se prepara para o Festival Internacional Sesc de Música, em janeiro de 2019. Na sexta-feira passada houve o lançamento do festival, que goza de grande prestígio na Princesa do Sul, como era chamada antigamente. O vice-prefeito da cidade, Idemar Barz (PTB), encerrou sua fala tocando a 9ª de Beethoven na gaita. Primeiro se disse encabulado, mas depois tocou ficha.

Por falar em princesa...

...até meados da década de 1970 boa parte dos municípios gaúchos usava apelidos, digamos assim. Porto Alegre era a Cidade Sorriso; Caxias do Sul, A Pérola das Colônias; Rio Grande, Noiva do Mar; Bagé era a Rainha da Fronteira, e Montenegro, A Capital do Tanino, entre outras. Cidade Sorriso é muito bom.

Abre e fecha

Mais de metade das lojas de Porto Alegre abrirão durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, segundo pesquisa do Sindilojas. Dentre os entrevistados, 55% vão manter as portas abertas enquanto o Brasil estiver jogando, 27,5% vão fechar e 17,5% ainda não sabem. Para quem não curte futebol, é uma boa oportunidade para ir às compras.

Muito barulho por nada

Quando surgiu a ideia do árbitro de vídeo, muita gente concluiu que o futebol corria risco de perder a graça, com tudo muito certinho, engomadinho e asséptico como uma UTI. Em nome da inabilidade, criaram os árbitros de vídeo. Mesmo assim, erraram feio no jogo da seleção contra a Suíça. Como dizia um personagem de Jô Soares, eu só queria entender.

Coisas que irritam

Uma nova profissão pode estar surgindo no mercado. A de esperador das operadoras de telefonia. A sugestão é do colega do JC Ivan Mattos. "As operadoras marcam contigo e nunca aparecem, te deixando de castigo em casa, sem ter o que fazer, esperando." É verdade. Pior é que quando se reclama, aparecem desculpas esfarrapadas como "o técnico não achou o número" ou "ninguém atendeu a campainha" e outras no mesmo jaez.

Arthur Zanella

A morte do ex-vereador Arthur Zanella, 76 anos, faz lembrar do tempo em que os vereadores iam mesmo a campo e cobravam publicamente dos prefeitos soluções para os problemas da cidade, mesmo que fossem aliados ou do mesmo partido. Incisivo nos seus pleitos, estava sempre de prontidão para ajudar os munícipes.

Guerra de bugio I

O dólar deu mais um salto com a aversão dos mercados por ativos de risco, como a bolsa. A Bovespa só faz cair de algum tempo para cá. E não é só aqui. No exterior também os mercados refugiam-se em ativos seguros acusando o golpe da guerra comercial dos Estados Unidos com a China. Por enquanto são batalhas, mas se houver guerra de verdade, sai de baixo, porque será uma guerra de bugio.

Guerra de bugio II

A questão não é apenas o grande volume de títulos do Tesouro norte-americano que a China tem, só superado pelo Japão. Há uma outra faceta, a dos investimentos diretos de empresas privadas chinesas nos Estados Unidos, que superam
US$ 180 bilhões no mundo todo. Em resumo, os dois tem muito a perder se der guerra de bugio. Em 2000, era de minúsculos US$ 5 bilhões.

Festa no mar


BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC
Mesmo no mais frio inverno, muitas cidades do Litoral promovem eventos para alegrar nativos e visitantes fora de época Foi o caso do festival de motoplanadores realizado em Capão da Canoa no último fim de semana.
 

Miúdas

  • BASTOU a temperatura subir para 15 graus que já apareceu gente com camisas de manga curta.
  • EFEITO do primeiro frio de verdade do ano. O primeiro frio a gente tirita, depois se acostuma.
  • DIVULGADAS fotos de satélite indicando que a Rússia concluiu uma base reforçada para mísseis nucleares.
  • LOCAL escolhido foi Kaliningrado, uma das 11 sedes da Copa, a cerca de 40 km da Arena Baltika. De volta aos anos 1950?
  • ÚNICA novidade fora da Copa que não será novidade da semana será o anúncio da taxa Selic.
  • A TODOS que enviaram mensagens cumprimentando pelos 21 anos de página 3, meus sinceros agradecimentos.

Finais

  • IARGS promove dia 21/12h/Plaza São Rafael palestra com o provedor da Santa Casa de Misericórdia, desembargador Alfredo Guilherme Englert.
  • ASSOCIAÇÃO Comercial de Porto Alegre promove hoje o MenuPOA com palestra de Caco Idiart, da NanoBizTools (jogos digitais).
  • CONSTRUTORA Tedesco, integrada ao Grupo HTB, comemora 70 anos de fundação.