Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 13 de Junho de 2018 às 23:55

Namoro pós-venda


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O irrequieto Café À Brasileira, na rua Uruguai, Centro Histórico da Capital, mantém um mural para recados pelo Dia dos Namorados e pouco além dele. Quem postar uma declaração de amor concorre a uma torta. Painéis de recados em lugares estratégicos ainda são uma boa forma de comunicação. Quando foi prefeito de Curitiba, nos anos 1970, Jaime Lerner colocou um amplo quiosque em rua central com absoluto sucesso. Quem sabe se tentar isso na Rua da Praia, prefeito Nelson Marchezan Júnior?
O irrequieto Café À Brasileira, na rua Uruguai, Centro Histórico da Capital, mantém um mural para recados pelo Dia dos Namorados e pouco além dele. Quem postar uma declaração de amor concorre a uma torta. Painéis de recados em lugares estratégicos ainda são uma boa forma de comunicação. Quando foi prefeito de Curitiba, nos anos 1970, Jaime Lerner colocou um amplo quiosque em rua central com absoluto sucesso. Quem sabe se tentar isso na Rua da Praia, prefeito Nelson Marchezan Júnior?

Chance para o azar

Parte dos ciclistas não coloca nenhum freio no seu modo perigoso de pedalar. Andam à toda em cima nas calçadas, xingam quem os admoesta, trafegam à noite sem sinalização e não raro na contramão de artérias movimentadas. Não obedecem nem faixa de segurança nem semáforos, como se as ruas fossem só deles e os sinais estivessem sempre a seu favor.
 

Fechada para balanço...

Uma coisa é parte da rua Riachuelo ficar fechada para o trânsito na altura da Marechal Floriano por um ou dois dias, outra é ficar indefinidamente trancada. Até agora a prefeitura não dá sinais de resolver a tranqueira devido ao risco de desabamento da Casa Azul. O Centro já é complicado por natureza, não precisa de reforços tipo não poder seguir reto depois da Marechal para demandar o além-Borges de Medeiros.
 

...e órfão de pai e mãe

Mas há algo mais grave circundando o assunto. O Centro de Porto Alegre é órfão de pai e mãe - a prefeitura, no caso - que por ele deveria zelar. Os vereadores cuidam dos seus bairros, entre outros assuntos, mas do Centro ninguém cuida. Ainda mais no estado em que está agora. Talvez a distância geográfica entre o prédio da colenda e a área central impeça um contato mais frequente. É um erro feio do Legislativo municipal.
 

Sem mudança

A propósito da declaração do prefeito Marchezan Júnior sobre os campos de treinamento do Grêmio em frente ao BarraShopping, que seriam transferidos para área próxima à Arena, liberando o espaço na orla para o público, o Grêmio desconhece qualquer negociação. O clube possui a escritura da doação do terreno, que de resto é utilizado para o fim precípuo da doação. A prefeitura sustenta que há conversas preliminares.
 

Tudo em casa

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, chega amanhã para formalizar a doação de 89 toneladas de leite em pó a 77 paróquias de 13 cidades gaúchas, em ato na Cúria Metropolitana. Serão beneficiadas mais de 7,4 mil famílias em situação de vulnerabilidade. "A ação beneficia também a agricultura familiar", destaca o gaúcho, lembrando que o produto foi comprado pelo ministério no ano passado para socorrer os agricultores atingidos diretamente pela concorrência uruguaia.
 

Tudo tão difícil...

Se nem mesmo conseguimos fazer licitação para relógios de rua, pendenga que se arrasta há três anos, imagina o poder público se desvencilhar de empresas ou tarefas que não fazem parte dos seus direitos e muito menos dos seus deveres.
 

Pilar da democracia

Atendendo a convite da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, palestrou em evento sobre a liberdade de imprensa nos dias atuais. Lamachia foi categórico ao afirmar que a liberdade de expressão e de imprensa é pilar da democracia.
 

No acostamento

A nação está em ponto morto. Já andava em segunda e terceira marcha e com a parada da Copa do Mundo, o Mandrake é geral, menos para o imponderável. Por isso que as pesquisas eleitorais só devem dar indicações mais precisas depois do certame. Entrementes, tem muito candidato dando tratos à bola se o percentual que tem nas pesquisas é piso ou teto.
 

As mais frias

A reação dos leitores para indicar a esquina mais fria de todo a área central continua rendendo palpites. Começou com a Rua da Praia com a Rua da Ladeira, passou para a Siqueira Campos com a Ladeira e o voto mais recente é para a Caldas Júnior com a Rua da Praia.
 

Miúdas

  • MENSAGEM de boa tarde do Face de ontem: "Hoje deve ser mais fresco em Porto Alegre. A previsão mostra uma queda de 10° na temperatura".
  • COMO assim "fresco"? Por acaso fez calor nesta semana?
  • HOJE, diz o Datafolha, a maioria da população, 53%, não tem interesse pela Copa.
  • CONSIDERANDO o marasmo geral para a Copa do Mundo, está na hora de uma zebra divisora de águas levar a taça.
  • SÃO raros os consumidores que compram casacões de enfrentar frio siberiano. O inverno é curto e o preço é alto.
  • GOVERNO assinou a ordem de início de construção do elevado na ERS-040 com a ERS-118. Matéria nesta edição.