Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 10 de Junho de 2018 às 22:56

O sumiço da calçada


ALFONSO ABRAHAM/DIVULGAÇÃO/JC
Era de se supor que a esquina defronte à Estação Rodoviária de Porto Alegre tivesse uma ampla calçada, devido ao grande fluxo de pedestres, inclusive os que vão ou vêm dos dois estacionamentos. Não só não é larga como não existe. Os centímetros que sobram foram elevados pelas raízes de um fícus. Está assim há décadas. E deve ficar por outras tantas.
Era de se supor que a esquina defronte à Estação Rodoviária de Porto Alegre tivesse uma ampla calçada, devido ao grande fluxo de pedestres, inclusive os que vão ou vêm dos dois estacionamentos. Não só não é larga como não existe. Os centímetros que sobram foram elevados pelas raízes de um fícus. Está assim há décadas. E deve ficar por outras tantas.

Conversa de bar

Em relação a greve dos caminhoneiros, com marchas, contramarchas e várias versões de reajuste do frete, esperava-se que pelo menos os macacos velhos do governo tivessem mais conhecimento sobre o impacto do valor em dobro (do frete) para toda a cadeia econômica. Falta-lhes conversa de bar. A página repete que isso se deve ao fato de que Brasília não fica no Brasil.

Aqueles que se bicam

Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) estão trocando miniofensas. Ao tucano interessa dar bicadas no segundo nas pesquisas; ao deputado federal, não. Por isso mesmo vai ser muito interessante o primeiro ou primeiros debates com presidenciáveis. Terá Bolsonaro fôlego de conhecimento econômico, entre outros, para vender seu peixe? Alckmin certamente o tem. 

Novos tempos

De um professor universitário impressionado com as mudanças: "antigamente, os alunos me cercavam para fazer perguntas após a aula; hoje, os alunos me cercam para me xingar". 

Financiamento

O BRDE vai financiar a construção de parque logístico de armazenagem, recebimento e expedição da empresa Dasppet Produtos Veterinários Ltda. O projeto, cujo investimento total é de R$ 7.485.96, terá um aporte do banco no valor de R$ 6 milhões.

Miúdas

AINDA bem que o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) vetou a mudança na cor dos táxis da Capital. Era coisa sem sentido.
ESCALDADA com o desabastecimento, dificilmente a sociedade apoiaria uma nova greve dos caminhoneiros.
TEM que levar em conta que o tempo parado causou enormes prejuízos financeiros para a categoria. E aí, de novo?
DOUTOR Henrique Meirelles, desista da candidatura ao Planalto e volte ao comando do Banco Central. Precisam do senhor lá. 

Um mergulho no inferno I

Há uma possibilidade de o presidente Michel Temer (MDB) renunciar à presidência da República, como se aventou no auge da greve dos caminhoneiros. Mas, se isso acontecer, o Brasil entra em um inferno constitucional com muitas incertezas e praticamente nenhuma certeza - e, pior, sem chances de resolução no curto e até no médio prazo, porque, mais uma vez, não há regra clara sobre os desdobramentos. 
 

Um mergulho no inferno II

Caso Temer renuncie, assume o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deve convocar eleição indireta para presidente e vice com base numa lei de 7 de abril de 1964. Segundo ela, logo após a proclamação do resultado, os eleitos prestam compromisso e assumem os seus mandatos-tampões, tudo isso mantidas as eleições de outubro para o novo presidente assumir em 2019. Aliás, Maia pode desistir de concorrer em outubro. 

Um mergulho no inferno III

O que não ficou claro em discussão do Congresso sobre o tema é quem poderá disputar a indireta. Novamente pelo espírito da lei de 1964, os candidatos devem ser congressistas, sem permissão para outsiders entrarem no jogo. Neste caso, o próprio Maia, além de Bolsonaro e Álvaro Dias (Podemos) seriam privilegiados, porque têm mandatos. Mas, como sempre, caberia ao STF avaliar a constitucionalidade dessa lei. Na prática, seria um período medonho para o Brasil. 

Palestra de Etchegoyen

É de se esperar casa cheia no almoço de amanhã Menu Porto Alegre da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), pois o palestrante será o general de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, que falará sobre o desafio destes tempos bicudos. 

Finais

COORDENADOR-médico do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas da Pucrs, José Miguel Chatkin foi nomeado com o título de Lifetime Achiever pelo Marquis Who's Who. PARA comemorar 163 anos de fundação, a Sociedade Germânia realiza Baile de Aniversário dia 23/20h30min. LACTALIS doou 2,7 mil litros de leite para três entidades assistenciais da Capital.