Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 07 de Junho de 2018 às 00:21

A transformação


/PAULO PRUSS/DIVULGAÇÃO/JC
Dá para dizer que as placas e reclames de estabelecimentos comerciais do Brasil são um reflexo dos erros gramaticais cometidos por boa parte da população, independentemente da região do País. Dois erros numa mísera palavra é algum tipo de recorde, como a placa de um estabelecimento de Aracaju, Sergipe. O croquete, o legítimo, também é conhecido como Lavoisier. O químico que criou a Lei da Transformação: na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Dá para dizer que as placas e reclames de estabelecimentos comerciais do Brasil são um reflexo dos erros gramaticais cometidos por boa parte da população, independentemente da região do País. Dois erros numa mísera palavra é algum tipo de recorde, como a placa de um estabelecimento de Aracaju, Sergipe. O croquete, o legítimo, também é conhecido como Lavoisier. O químico que criou a Lei da Transformação: na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Se é bom, sou contra

Um velho brocardo diz que não se sabe o que pode sair de barriga de mulher grávida (a ecografia derrubou), cabeça de juiz e bolsa de mulher. Mas o que sai de votação na Assembleia Legislativa em ano eleitoral se sabe, e bem sabido, antes da votação. Sendo para conhecer a posição do eleitor, como no caso do plebiscito sobre as estatais, votam contra. Medo do quê, excelências?

O cão protegido

É muito difícil encontrar cão de sem-teto tremendo de frio. A maioria coloca abrigos no amigo de todas as horas, boas e ruins. Na maioria, ruins. Os cachorros retribuem esse cuidado com uma fidelidade à toda prova. É um dos vínculos mais fortes que se conhece.
 

Centro logístico

O Mega Esteio, centro logístico da Capital Realty, está com todos os seus módulos ocupados. São 60 mil metros de área construída locados por empresas. Em abril, a Oesa, empresa do setor de alimentos, com sede em Jaraguá do Sul (SC), ocupou o último módulo disponível. A empresa atenderá toda a grande Porto Alegre e serra gaúcha, fornecendo proteínas e alimentos para food service.

Muy amiga

Houve eleição complementar para governador de Tocantins no domingo passado. Quem liderava as pesquisas era a senadora Kátia Abreu (PDT). Mas não contavam com a astúcia de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. Ela gravou um vídeo apoiando a pedetista. A casa caiu. Kátia tirou o quarto lugar.

Brasil violento

Brasil ultrapassa, pela primeira vez, a marca de 30 homicídios por 100 mil habitantes (na média), segundo o Atlas da Violência 2018. Os homicídios respondem por 56,5% dos óbitos entre homens entre 15 e 19 anos. A maldição da droga permeia esse quadro. E ponham as chacinas nessa conta.

O caso Cabral

No seu depoimento como testemunha do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB), Lula (PT) criticou o denuncismo dos tempos atuais. Não está de totó errado o ex-presidente, mas, no caso do governador do Rio, isso se aplicaria também?

Alerta da Receita

A Receita Federal disponibilizou link para os empreendedores solicitarem o Refis (aqueles que estão em débito com a Receita Federal) numa modalidade bem mais especial que as outras já disponibilizadas. Mas alerta: se as empresas não sinalizarem que têm interesse em regularizar sua situação até 9 de julho, serão automaticamente excluídas do Simples Nacional, e o MEI perderá o CNPJ, indo as dívidas para o CPF da pessoa.

O relógio da bomba

Em nota, a Fiergs alerta que o tabelamento do frete e a reoneração da indústria deverá causar inflação e desemprego, e que a população é quem vai pagar. Isso é tão certo quanto a Terra girar em torno do Sol, e sempre foi assim. Há uma outra bomba relógio sendo construída, o tabelamento dos preços. Faz mais mal que bem, e é uma medida tomada de afogadilho. Imaginava-se que o governo Michel Temer (MDB) não caísse nessa esparrela.

Frete em dobro

Agora, o governo federal assume que a tabela de fretes divulgada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está fora de padrão e vai ser revista. Pudera, dobrou o valor, como a página informou na edição de terça-feira. Toda a comercialização da soja e de grãos parou.

Contrato assinado

Já foi escolhida a empresa que fará o novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Mercado Público. A partir da próxima semana, a Combate começa a elaborar o projeto, que deverá ser submetido à análise do Corpo de Bombeiros. Na sequência, haverá a contratação do projeto executivo antes do início efetivo das obras. A Associação do Comércio do Mercado Público Central assumiu a execução do PPCI para que o segundo andar do prédio possa ser reaberto.

Miúdas

  • TODOS os candidatos defendem um Estado, o ente Estado, mais enxuto, mas não dizem como.
  • MAIS ou menos como dizer que se é contra as enchentes. Todos apoiam.
  • NOVA lei dos táxis obriga frota nova a aceitar cartões. Bom para passageiro e motorista, ruim para ladrão.
  • PAÍS está vivendo uma Torre de Babel, crise de comunicação governo-sociedade sem precedentes.
  • CADA dia, algum diploma legal sai errado ou mal interpretado. Não tem revisor de leis em Brasília?

Finais

  • PREFEITURA de Canoas lançará projeto para captar talentos do esporte dia 14/19h/Centro de Eventos do ParkShopping Canoas.
  • CLAUDIO Teitelbaum e Guinter Staub recebem hoje/Jangadeiros para jantar de encerramento do X Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul.
  • SOCIEDADE de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) completa domingo 88 anos de atuação.
  • COMEÇA amanhã a temporada da feijoada do City Hotel.