Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 09 de Junho de 2022 às 21:06

De volta ao passado 


jc
Há 20 anos, estas foram as notas da página 3 do Jornal do Comércio, por mim assinada. Os perigos da BR-101 e os maus motoristas, o Cadastro Positivo tocado pelo empresário Ricardo Malcon e vereadores da Capital contrários à abertura do comércio aos domingos, entre outros temas. No caso da foto de um carro ultrapassando um caminhão apesar da faixa amarela contínua, hoje temos muito mais do mesmo. É encarar a banalidade da morte mesmo que seja a própria.
Há 20 anos, estas foram as notas da página 3 do Jornal do Comércio, por mim assinada. Os perigos da BR-101 e os maus motoristas, o Cadastro Positivo tocado pelo empresário Ricardo Malcon e vereadores da Capital contrários à abertura do comércio aos domingos, entre outros temas. No caso da foto de um carro ultrapassando um caminhão apesar da faixa amarela contínua, hoje temos muito mais do mesmo. É encarar a banalidade da morte mesmo que seja a própria.
Pra variar
A inflação é ruim para quase todo mundo. É boa para os governos, porque reduz a dívida real na mesma proporção da taxa inflacionária.
Tudo bem explicadinho
É comum leitores reclamarem que não se sabe como as pesquisas eleitorais foram realizadas. Neste sentido cabe esclarecer um trecho do professor da ESPM Fábio Pereira de Andrade. A elaboração de pesquisas implica na necessidade de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral e na divulgação de informações relativas a custos, financiadores, procedimentos de construção da amostra, técnica de entrevistas, etc.
Historinha de sexta - Especialiades ancestrais
Seu Guterman era um velhinho que fazia parte de um grupo que almoçava no Restaurante Dona Maria nos anos 1980. Era igual ao Habacuc, personagem do filme O Exército Brancaleone, o velhote que arrastava uma arca. Baixinho, quase sem cabelos, magro, parecia carrancudo mas era uma joia de pessoa, e com muito senso de humor. Às vezes gesticulava com a bengala no ar. Certo dia eu e o Barão von Kolb falávamos sobre nossos pais, que vieram juntos da Alemanha. Se Guterman ficou interessado e falou com sotaque germânico..
- De que rregion era o pai de voccês?
- Isny in Algau - respondemos.
- Non ecziste.
- Como assim, não existe? - falei eu.
- Querridos, eu sou judeu alemon e garranto que non ecziste. Vou consultar meus alfarrábios.
No dia seguinte ele sentou na mesa meio contrariado. Apoio as mãos na bengala.
- Ecziste. Mas querro dizerr uma coisa: enquanto os antepassados de vocês ainda estavam trrepados em árrvores os meus já negociavam prromissórias.
***
E tem a historia de um vendedor de jóias de ouro fajuto que vendia como sendo "ouro alemão" para colonos do interior do Vale do Caí nos anos 1950. Poucos meses depois os colonos o procuravam para reclamar, o ouro estava preto. O vendedor olhava a jóia e sacudia a cabeça dizendo que ouro alemão não se dava bem com nosso clima. Mas essa já é outra história.
Daqui não saio
Juventude do MDB não abre mão da candidatura de Gabriel de Souza para o Governo do Estado. Na nota divulgada, esse núcleo como que desafia qualquer arranjo que leve em conta acertos nacionais do partido. Mas se a cúpula assim não quiser para apoiar Eduardo Leite, neca de fundo partidário.
Milagres de campanha
Para quem pode e se sacode, há uma maneira de se candidatar a posto no Executivo estadual sem recorrer ao Fundo Partidário e mesmo assim obter um bom retorno fiscal. Paga a campanha com o próprio bolso e depois abate 8% do Imposto de Renda sobre seus ganhos advindos da vida particular.
A guerra de Índio
Faleceu aos 94 anos o político, escritor e advogado Índio Brum Vargas, uma figura notável. Preso pelo regime militar, escreveu Guerra é Guerra, Dizia o Torturador que se lia admirando o texto escorreito com pinceladas fortes de ironia e vestigios de bom humor. Há uma passagem esplêndida, em que o preso consegue transferência para o Presídio Central em cela que possui uma janela gradeada no alto. Índio fez um amontoado de objetos para ver finalmente ver o lado de fora. Nisso, ele vê um conhecido que tinha fama de chato se aproximar da entrada do prédio, supostamente para visitá-lo. Desceu bem devagarinho para não ser visto. Anos depois, com o livro já publicado perguntei ao Índio Vargas se ele não pensou em pendurar um cartaz na cela com os dizeres "Estou em reunião". "Nem lembrei, mas seria uma boa", disse ele sorridente.
Para o lado e para o alto
Há 30 anos o presidente Fernando Collor e Mello, depois cassado, afirmou estar convecido que só uma a reforma fiscal salvaria o Brasil. De lá para cá, a reforma que fizeram foi criar mais impostos e diminuir os prazos de pagamento.
Almas indignadas
A morte do brasileiro que se engajou na Guerra da Ucrânia é apenas um pequeno capítulo da história de tantos outros que se voluntariam para combater a cruel invasão das forças russas ordenada por Vladimir Putin. Tentas e tantos outros inclusive do Leste europeu, que se indignaram com as atrocidades russas e perderam a vida por isso. Como já disse o poeta português Fernando Pessoa, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
A Bic que trabalha
Como em toda reunião de presidentes, quem trabalha nos bastidores são os diplomatas, adidos comerciais e técnicos da área comercial do governo. São essas as canetas Bic (ou de ouro) que alinhavam ou não futuros negócios bilaterais. O que foi dito entre ambos pertence ao terreno do diz-que-diz-que, salvo manifestação posterior para a imprensa.
Feliz aniversário
Amanhã a Macro Técnica Engenharia Ltda completa 40 anos de atuação ininterruptos. Raras são as empresas de construção civil com esta duração, especialmente com mesmo nome e CNPJ.
Errei
Ana Amélia será candidata ao Senado pelo PSD e não pelo PP. Quem vai pelo Progressistas é a vereadora Comandante Nádia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO