Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 09 de setembro de 2019.
Dia do Administrador e do Médico Veterinário.

Jornal do Comércio

09/09/2019 - 18h01min.
Alterada em 09/09 às 18h01min
COMENTAR | CORRIGIR

Nissan introduz a impressão 3D em sua linha de montagem brasileira

Empresa passa a utilizar peças feitas em impressora 3D no Complexo Industrial de Resende (RJ)

Empresa passa a utilizar peças feitas em impressora 3D no Complexo Industrial de Resende (RJ)


CRIS OLIVEIRA/NISSAN/DIVULGAÇÃO/JC
A montadora investe em novas tecnologias buscando melhorar seu processo fabril. No segundo semestre deste ano, o Complexo Industrial da Nissan em Resende incorporou o uso da impressora 3D para confeccionar peças, no objetivo de aumentar a produtividade e trazer economia à linha de montagem localizada no sul do estado do Rio de Janeiro.
“A impressora 3D possibilita a customização de peças para as necessidades específicas das áreas", explica Marco Biancolini, diretor-geral da fábrica.
Uma dessas peças está sendo aplicada pela área de Montagem na produção do Kicks, durante a fixação do motor na carroceria. Posicionada entre eles, a peça impede impactos que podem causar avarias e é removida depois do encaixe do propulsor.
Outro exemplo de peça feita na impressora 3D é o “jig”, utilizado na montagem das portas dos modelos March e Versa. Trata-se de um tipo de gabarito de plástico para evitar danos na pintura durante a instalação da trava na porta dos veículos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Vinicius Ferlauto
Vinicius Ferlauto
Acompanhe as informações do setor automotivo: lançamentos de veículos, inovações tecnológicas, investimentos industriais, ações de mercado, energias alternativas e o futuro da mobilidade. Tudo isso e mais em Automotor. Acelere comigo!