Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 06 de agosto de 2019.

Jornal do Comércio


Alterada em 06/08 às 18h40min
COMENTAR| CORRIGIR

Pesquisa obtém energia elétrica a partir da rotação dos pneus

Um dispositivo instalado dentro do pneu converte eletricidade estática em energia limpa

Um dispositivo instalado dentro do pneu converte eletricidade estática em energia limpa


Grupo Sumitomo/DivulgaçãoJC
O grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, dono das marcas de pneus Dunlop e Falken, anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu. A inovação resulta de uma pesquisa realizada em conjunto com a Universidade de Kansai, no Japão.
Tudo acontece a partir da instalação de um dispositivo coletor de energia dentro do pneu, que consegue converter eletricidade estática em energia limpa. O dispositivo aproveita um tipo específico de eletricidade estática, chamada carga friccional, para produzir energia elétrica cada vez que ocorre a deformação natural do pneu após seu contato no solo.
A empresa acredita que essa tecnologia possui grande potencial como fonte de energia para várias ferramentas digitais automotivas, que dispensariam, então, baterias dedicadas. Um exemplo de possível aplicação são os sensores para monitoramento da pressão de ar dos pneus.
COMENTAR| CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia