Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Pesquisa obtém energia elétrica a partir da rotação dos pneus
Um dispositivo instalado dentro do pneu converte eletricidade estática em energia limpa
Grupo Sumitomo/DivulgaçãoJC
O grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, dono das marcas de pneus Dunlop e Falken, anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de gerar energia elétrica a partir da rotação de um pneu. A inovação resulta de uma pesquisa realizada em conjunto com a Universidade de Kansai, no Japão.
Tudo acontece a partir da instalação de um dispositivo coletor de energia dentro do pneu, que consegue converter eletricidade estática em energia limpa. O dispositivo aproveita um tipo específico de eletricidade estática, chamada carga friccional, para produzir energia elétrica cada vez que ocorre a deformação natural do pneu após seu contato no solo.
A empresa acredita que essa tecnologia possui grande potencial como fonte de energia para várias ferramentas digitais automotivas, que dispensariam, então, baterias dedicadas. Um exemplo de possível aplicação são os sensores para monitoramento da pressão de ar dos pneus.