Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 30 de Maio de 2019 às 13:07

Vida humana: dignidade e mistério

Dom Jaime Spengler
Desde sempre o ser humano se empenha por compreender a própria dignidade. Segundo a tradição bíblica, o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e é destinado a participar da vida divina. Ele foi criado por meio da Palavra Divina, que é viva e eficaz, e produz aquilo que indica.
Desde sempre o ser humano se empenha por compreender a própria dignidade. Segundo a tradição bíblica, o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e é destinado a participar da vida divina. Ele foi criado por meio da Palavra Divina, que é viva e eficaz, e produz aquilo que indica.
A Palavra Divina forjou culturas, educou povos, construiu sociedades, santificou almas. Entretanto, hoje, essa Palavra parece ter perdido crédito. Não são poucos os espaços da sociedade onde Ela é olvidada, pisada, desprezada e manipulada segundo os mais diversos interesses. Enfim, a Palavra Divina parece não ser mais reconhecida como de fato é: Palavra de vida, e vida eterna. Porque dessa situação? Qual a razão dessa realidade?
Experimenta-se uma mudança de época. Mudanças de época são tempos desnorteadores, pois afetam os critérios de compreensão, os valores mais profundos da cultura, a partir dos quais se afirmam identidades e se estabelecem ações e relações.
Os progressos da ciência e da técnica, as ideologias econômicas e políticas, marcas da mudança de época em curso, foram levando de roldão os princípios de ordem e as forças de convivência que durantes séculos orientaram as ações e reações humanas, a nobreza das atitudes de indivíduos e grupos, de poderes, governos e instituições.
O desenvolvimento parece ter velado ao ser humano o mistério da vida e da própria realidade. Demonstração nestes últimos tempos dessa desconfiança foi aquilo que o cientista J. Craig Vender proclamou, estupefato, para o mundo: uma célula com núcleo sintetizado por computador tornou-se a primeira espécie auto replicante, cujo pai tinha sido um computador!
Tal empresa significou que o ser humano se autoconcedeu o direito de manipular o mistério da vida. O que talvez tal iniciativa não quis considerar é o fato de que a vida não pode ser reduzida a processo microbiológico. Ela é mais que química e biologia: ela inclui o sagrado, a liberdade e a gratuidade.
Novo bispo auxiliar em Porto Alegre
O Padre Darley José Kummer foi nomeado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, pelo Papa Francisco, em abril deste ano. O Monsenhor Darley, título que lhe é dado até a ordenação episcopal (quando torna-se bispo), era pároco da paróquia São Luiz Gonzaga, no Centro de Canoas, e Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas (subdivisão da Arquidiocese de Porto Alegre). A sua ordenação episcopal será no município de Roca Sales, no dia 8 de junho, às 10h, na paróquia São José (Rua Padre Fernando Steffen).
Assembleia Geral da CNBB -- De 1 a 10 de maio foi realizada a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP). Na ocasião, foram eleitos os nomes para a presidência da CNBB (quadriênio 2019 a 2023): presidente, Dom Walmor Oliveira de Azevedo (arcebispo de Belo Horizonte); 1º vice-presidente, Dom Jaime Spengler (arcebispo de Porto Alegre); 2º vice-presidente, Dom Mário Antônio Silva (bispo de Roraima); secretário-geral, Dom Joel Portella Amado (bispo auxiliar do Rio de Janeiro).
Dia Mundial das Comunicações Sociais -- Neste domingo (2), celebra-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais, data criada pela Igreja Católica há 53 anos. Nesta edição, o lema é "'Somos membros uns dos outros' (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. Na sua tradicional mensagem para este dia, o Papa Francisco faz um convite à reflexão sobre as relações entre as pessoas na internet, ambiente no qual a Igreja acredita que deve ser usado para o “encontro das pessoas e a solidariedade entre todos”.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO