Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Agosto de 2018 às 22:09

O Evangelho da família, alegria para o mundo

Dom Aparecido Donizeti de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
Dom Aparecido Donizeti de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre
A Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos, busca cumprir a missão confiada pelo Senhor, evangelizando sempre em comunhão com o Papa e o Magistério. Evangelizar é a missão da Igreja em todos os tempos, lugares e ocasiões. Nesse sentido, queremos famílias bem evangelizadas para que se tornem também evangelizadoras, e, assim, que cada família seja "alegria para o mundo", conforme o tema proposto para a Semana Nacional da Família que será realizada entre os dias 12 e 18 de agosto. Essa semana é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
O valor e a dignidade da família, para nós, cristãos católicos, sem dúvida, se fundamentam na fé que temos em Deus, revelado como Criador e Redentor da humanidade. São João Paulo II, em sua Exortação Familiaris Consortio, já nos lembrava que, "no plano de Deus Criador e Redentor, a família descobre não só a sua 'identidade', o que 'é', mas também a sua 'missão', o que ela pode e deve fazer". Ainda, o mesmo afirmou que "a família tem de se tornar cada vez mais aquilo que é, ou seja, comunidade de vida e de amor, numa tensão que, como para cada realidade criada e redimida, encontrará a plenitude no Reino de Deus" (n. 17).
Vivendo como comunidade de vida e amor, a família será, certamente, Evangelho no sentido de ser boa notícia para o mundo de hoje. O Papa Francisco, na carta para o IX Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Dublin, na Irlanda, entre 21 e 26 deste mês, lembra que "somente a partir do amor a família pode manifestar, propagar e regenerar o amor de Deus no mundo". Também o Papa lembra que "o matrimônio e a família recebem de Cristo, através da Igreja, a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e viver a vida de comunhão" (Amoris Laetitia, n. 63).
Portanto, a partir da consciência de que a família, segundo a tradição cristã, é uma instituição divina e que tem no mundo uma missão toda especial, quero lembrar, com carinho, de todos os que se empenham em amar, cuidar, defender a família e promover seus valores fundamentais no mundo de hoje. Temos que acreditar que a família, como, célula primeira e vital da sociedade, "possui vínculos vitais e orgânicos com a sociedade, porque constitui seu fundamento e alimento contínuo mediante o dever de serviço à vida: saem, de fato, da família os cidadãos, e, na família, encontram a primeira escola das virtudes sociais, que são a alma da vida e do desenvolvimento da mesma sociedade" (Familiaris consortio, n. 42). Além de ser lugar de crescimento pessoal, da transmissão da cultura e da ética, a família é também uma comunidade de amor na qual se aprende valores como solidariedade, gratuidade, abertura ao outro, amizade, companheirismo, respeito e acolhida para com o diferente, entre outros valores humanos e cristãos.
Que o amor de Deus esteja presente, sustentando e orientando cada família em sua missão, na Igreja e no mundo, para que, assim, a vida, sobretudo dos mais frágeis e indefesos, seja protegida, amparada e promovida em todas as circunstâncias. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO