Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cultura

- Publicada em 17 de Agosto de 2020 às 03:00

O retorno da Orquestra Villa-Lobos

Aulas voltaram de maneira virtual; Michel Silva pratica pela internet

Aulas voltaram de maneira virtual; Michel Silva pratica pela internet


/LUIZA PRADO/JC
Roberta Requia
Após cinco meses de pausa em função da pandemia, a Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre, retomou suas atividades de maneira virtual. A interrupção dos trabalhos teve razões sanitárias e também financeiras, e só foi possível graças a uma mobilização e uma campanha de financiamento coletivo pela internet.
Após cinco meses de pausa em função da pandemia, a Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre, retomou suas atividades de maneira virtual. A interrupção dos trabalhos teve razões sanitárias e também financeiras, e só foi possível graças a uma mobilização e uma campanha de financiamento coletivo pela internet.
Desde abril, os recursos do convênio entre o Centro de Promoção da Criança e Adolescente São Francisco de Assis e a prefeitura de Porto Alegre estão suspensos devido ao corte de gastos do município causado pela crise do coronavírus.
A ONG, que viabilizava a contratação de professores, precisou demitir os 20 educadores do projeto por falta de verba, fazendo com que 600 alunos ficassem sem aulas. "Foi o momento mais difícil dos 28 anos de trabalho. Foi terra arrasada. Inacreditável", contou Cecília Rheingantz Silveira, coordenadora do programa.
A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical que funciona desde 1995 na Escola de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro. Sob a regência de Cecília, a orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, além de receber menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação. Atualmente, o conjunto é formado por 45 músicos, com idades entre 12 e 25 anos, que tocam flauta doce, violino, viola, violoncelo, violão, percussão, teclado, contrabaixo elétrico e cavaquinho.
Através da campanha de financiamento coletivo batizada de Bloco na rua, cerca de R$ 67 mil foram captados para custear o programa. A meta inicial era a arrecadação de R$ 55 mil, valor necessário para manter as atividades durante 30 dias.
"Quando lançamos a campanha, não se projetava tanto tempo de pandemia. Precisamos de recursos que garantam a continuidade dos trabalhos, sem nova interrupção, até a retomada do convênio. E isso só acontecerá depois da volta às aulas nas escolas municipais", relata Cecília.
A campanha teve repercussão nas redes sociais, recebendo apoio de artistas e músicos. Dessa maneira, chegou até um apoiador que decidiu custear parte do programa relacionado a aulas online até o mês de dezembro.
Deixar de ser aluno para tornar-se professor da Orquestra Villa-Lobos é um dos objetivos de Michel Silva, estudante de 18 anos. "A música significa praticamente tudo na minha vida. Me deu um rumo. Hoje, eu sei o que eu quero fazer: continuar trabalhando com música, seguir nesse caminho." O jovem está no projeto desde os 8 anos de idade, quando começou a tocar flauta e depois, por influência dos amigos, passou a praticar também o violoncelo, instrumento que toca na orquestra.
Michel mora na Lomba do Pinheiro com os pais e viveu momentos memoráveis com o grupo, como uma viagem ao Rio de Janeiro e até para a Argentina. "Não consigo me imaginar sem a Orquestra, sem a música na minha vida. Sigo estudando para fazer faculdade de música, quero poder dar aula para crianças."
Após cinco meses longe das aulas, ele aguarda ansioso pelo retorno: "É como se fosse a primeira aula de novo, a alegria que eu estou sentindo. Ver meus amigos, poder tocar junto com eles, mesmo online. É ótimo poder ter esse contato".
A relação duradoura com a Orquestra também faz parte da vida do músico Beto Chedid, que há 14 anos atua como professor no projeto. Em 2006, no último ano da graduação em Licenciatura em Música, ele passou a estagiar na Villa-Lobos, sendo contratado como professor de violão um ano depois. "Tive, nestes 14 anos, vários outros trabalhos, tanto artísticos (como músico profissional) quanto na educação musical. Porém, em nenhum momento, pensei em não fazer mais parte do projeto da Orquestra, já que este trabalho sempre me gratificou muito", relatou durante entrevista.
Assim como o aluno, o violonista também aguarda com empolgação a retomada das aulas, e carrega a responsabilidade de responder, através de seu trabalho, a confiança dos mais de 400 doadores da campanha. Durante o período, o professor procurou auxiliar Cecília nas ações da campanha de financiamento, na produção de vídeos coletivos para a divulgação e outras frentes que tornaram a arrecadação um sucesso.
Conhecendo a região e a situação econômica do bairro, Cecília, Beto e outros colaboradores também organizaram a arrecadação de cestas básicas para famílias da Vila Mapa e região. Mais de 18 toneladas de alimentos já foram doadas pela instituição.
Assim, a Orquestra Villa-Lobos da Lomba do Pinheiro retoma suas atividades depois de um de seus períodos mais difíceis. Os alunos novamente estão contando com a presença da música no dia a dia, graças aos esforços do time do projeto e dos mais de 400 doadores que fizeram a retomada das aulas ser possível. Mesmo à distância, a Orquestra Villa-Lobos retoma sua melodia. A interrupção de cinco meses não vai silenciar a orquestra.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO