Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Jornal da Lei

- Publicada em 22 de Outubro de 2019 às 03:00

Uma em cada três decisões judiciais em 2ª instância é alterada no STJ

Dos caos que vão ao Supremo, 7% são total ou parcialmente modificados

Dos caos que vão ao Supremo, 7% são total ou parcialmente modificados


STF/SCO/JC
Uma em cada três decisões judiciais proferidas na segunda instância que chegam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) é alterada pela corte, e 7% dos casos que vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) são total ou parcialmente modificados. A conclusão é de um levantamento da reportagem da Folhapress que analisou recursos nas duas cortes na área de Direito Penal.

Uma em cada três decisões judiciais proferidas na segunda instância que chegam ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) é alterada pela corte, e 7% dos casos que vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) são total ou parcialmente modificados. A conclusão é de um levantamento da reportagem da Folhapress que analisou recursos nas duas cortes na área de Direito Penal.

Na quinta-feira, o Supremo deu início ao julgamento que reavalia a prisão de condenados antes que se esgotarem todos os recursos. Atualmente, a corte entende que uma pessoa que sofreu condenação em segunda instância já pode começar a cumprir pena, ainda que, mais à frente, sua sentença possa ser alterada por um tribunal superior.

No STJ e no STF não é possível reexaminar as provas - não cabe aos ministros decidir se um réu cometeu ou não um crime. O que essas cortes superiores avaliam é se a decisão que está sendo questionada violou uma lei federal (no caso do STJ) ou a Constituição (no caso do STF).

A reportagem analisou cerca de 38 mil recursos especiais no STJ e 2,5 mil recursos extraordinários no STF, todos na área de Direito Penal. Os casos levantados transitaram em julgado (quando não é mais possível recorrer) entre 2009 e 2019, vindos de instâncias inferiores.

A conclusão é que 37% dos recursos no STJ foram providos total ou parcialmente, ou seja, a decisão da segunda instância da Justiça foi alterada ao menos em parte. Em metade dos casos (48%), os recursos foram negados, e a corte considerou válida a sentença do tribunal de origem. Em 14% dos recursos não foi possível definir com exatidão que desfecho foi dado pelo STJ.

O grau de alteração no Supremo é consideravelmente menor. Só 7% dos recursos foram providos total ou parcialmente, enquanto 69% foram negados. Não foi possível chegar a uma conclusão precisa em 24% das situações.

O levantamento não considera todas as possibilidades que podem levar a mudanças em sentenças. Com base em consulta a especialistas na área criminal, a reportagem optou por um recorte que limitasse da forma mais precisa possível os recursos que concretamente questionam decisões da segunda instância e do STJ em Direito Penal. Foram desconsiderados habeas corpus, recursos com agravo e ações de direito processual penal, que eventualmente podem culminar na alteração de uma sentença.

Para quem defende que a prisão só aconteça depois do trânsito em julgado, os resultados indicam que há falhas na segunda instância. Já quem é a favor do atual entendimento do STF argumenta que as mudanças não necessariamente são a favor do réu.

No STJ são avaliados casos vindos da segunda instância. Já no Supremo podem ser julgados recursos contra decisões da segunda instância ou de tribunais superiores, como o STJ.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) diz que, em 2018, só 7% das sentenças passíveis de recursos do STJ foram contestadas no STF. Em uma estimativa, a cada mil casos julgados nas varas estaduais (primeira instância) em que cabe recurso, menos de 14 chegam ao STJ e 1 vai ao Supremo.

Pelos processos analisados pela reportagem, ao menos 14,5 mil pessoas tiveram suas sentenças alteradas nos últimos dez anos pelos dois tribunais. As revisões observadas tratam de questões como pena aplicada e regime inicial de cumprimento da pena (fechado, semiaberto ou aberto).

As partes também podem pedir ou contestar prescrição (quando o Estado descumpre o prazo para punir alguém) ou pedir que seja mudado o tipo penal - há muitos casos em que a defesa requer que alguém condenado por tráfico de drogas seja considerado usuário, por exemplo. O recurso pode ser apresentado pela defesa ou pelo Ministério Público. Isso significa que a sentença pode ser mudada a favor do réu ou contra o seu interesse.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO