Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Navegação

- Publicada em 27 de Julho de 2021 às 03:00

Portos gaúchos têm primeiro semestre de recordes

Movimentação chegou a 20,8 milhões de toneladas no terminal do Sul gaúcho

Movimentação chegou a 20,8 milhões de toneladas no terminal do Sul gaúcho


/Wenderson Araujo/Trilux/CNA/JC
O Porto do Rio Grande, principal complexo do sistema hidroportuário gaúcho, obteve o melhor primeiro semestre de sua história, com uma movimentação de 20,8 milhões de toneladas.
O Porto do Rio Grande, principal complexo do sistema hidroportuário gaúcho, obteve o melhor primeiro semestre de sua história, com uma movimentação de 20,8 milhões de toneladas.
Analisando a movimentação de cargas em uma abordagem através de segmentos específicos, pode-se afirmar que, ao longo dos seis primeiros meses do ano, foram 7,1 milhões de toneladas de carga geral, 12,07 milhões de toneladas de granéis sólidos e outras 1,6 milhões de toneladas de granéis líquidos.
A liderança das exportações continua com as remessas de soja em grão, porém as cargas de madeira foram as que apresentaram maior incremento percentual no período em relação ao ano passado, demonstrando um aumento de mais de 315%.
A lista de destaques de exportação, quando comparadas com o mesmo período do ano passado, é composta ainda por trigo (69,01%), farelo de soja (24,02%), fumo (23,97%) e cavaco de madeira (21,11%). O principal destino destas cargas segue sendo a China, representando 57% de todo o volume exportado.
Assim como Rio Grande, o Porto de Pelotas registrou números recordes de janeiro a junho deste ano, com uma movimentação de 704,6 mil toneladas - o melhor primeiro semestre de sua história. Em comparação com o mesmo período de 2020, o aumento foi de 32,25%.
A movimentação de toras de madeira atingiu 559,1 mil toneladas no semestre no porto pelotense, enquanto o clínquer chegou a 128,7 mil toneladas e a soja em grão a 24,7 mil toneladas.
Já em Porto Alegre, os fertilizantes seguiram liderando o ranking, com 399,2 mil toneladas. A lista de movimentações é seguida pela cevada, com 84,2 mil toneladas; trigo, com 32 mil toneladas; e sal, com 20,2 mil toneladas. No período, houve aumento de 28,27% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.

Porto de Santos terá R$ 1 bilhão em investimento da iniciativa privada

Com cerca de R$ 1 bilhão de investimentos por parte da iniciativa privada, o projeto de arrendamento das áreas STS08 e STS08A, voltadas ao armazenamento de granéis líquidos (combustíveis) na Alemoa do Porto de Santos (SP), foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A proposta é considerada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, como o maior leilão portuário dos últimos 20 anos. "Será um leilão extremamente badalado, extremamente competitivo e que vai chamar a atenção do mercado", informou Freitas. O edital com as regras da disputa será publicado em breve pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o vencedor administrará os terminais pelo período de 25 anos.
Atualmente, a área é operada pela Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável por parte do escoamento da produção das refinarias paulistas, assim como pela distribuição de parte do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da região Sudeste. Hoje, a capacidade para movimentação de graneis líquidos no Porto de Santos é deficitária e admite ampliação para atendimento ao crescimento da demanda.
Os dois terminais possuem área total de quase 450 mil metros quadrados, sendo 152,3 mil metros quadrados pertencentes ao STS08 e 297,3 mil metros quadrados pertencentes ao STS08A.
Essas áreas atuam como reguladores do estoque da produção de derivados da Petrobras.