Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Logística

- Publicada em 05 de Fevereiro de 2021 às 16:37

Programa Qualificar cresce na pandemia com auxílio do formato virtual

A adesão ao Programa foi gradativamente crescendo, incluindo a presença de participantes de empresas de outras regiões de Estado, o que não ocorria no formato presencial

A adesão ao Programa foi gradativamente crescendo, incluindo a presença de participantes de empresas de outras regiões de Estado, o que não ocorria no formato presencial


SINDIATACADISTAS/DIVULGAÇÃO/JC
* Conteúdo produzido pelo Sindiatacadistas
* Conteúdo produzido pelo Sindiatacadistas
Diante da nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19, o tradicional Programa Qualificar do Sindiatacadistas, que oferece cursos e treinamentos para as empresas do setor, passou a promover os eventos no formato virtual. Foi necessária uma profunda mudança de cultura por parte dos colaboradores das empresas, que não estavam habituados com treinamentos à distância, e igualmente por parte dos instrutores e palestrantes que tiveram que se reinventar e buscar formas e usos de tecnologias apropriadas para a adequada transmissão dos conteúdos e ao mesmo tempo assegurar a atenção dos participantes. Também o Sindicato teve que adotar ferramentas e sistemas tecnológicos adequados para prover os treinamentos.
Apesar dos impactos negativos da pandemia sobre a atividade econômica gaúcha, a adesão ao Programa foi gradativamente crescendo, incluindo a presença de participantes de empresas de outras regiões de Estado, o que não ocorria no formato presencial, devido à necessidade de deslocamento até a sede do Sindiatacadistas em Porto Alegre, onde a maioria dos cursos eram ministrados. A participação era maior quando os cursos aconteciam no interior gaúcho, mas estes eram realizados com menor frequência.
Outra consequência positiva do novo modelo é a redução de custos para a entidade e os participantes. Isto decorre do fato de não ser mais necessária a utilização de estrutura física com todos os quesitos requeridos, da dispensa de deslocamento até a Capital e do tempo economizado.
A intenção para o futuro é manter a rotina de cursos virtuais, intercalando com os presenciais, atendendo o público que até então não tinha oportunidade de participar, mas também não deixando de oportunizar eventos presenciais, tão importantes para a construção de networking.
Segundo a gerente executiva Clarice Mielezarski, esta é uma mudança da pandemia que veio para ficar. Lembra que, na verdade, a educação à distância já vinha se destacando principalmente no meio acadêmico e com a nova conjuntura houve uma antecipação desse processo em outras áreas de qualificação.
Tal fato é comprovado pelos resultados obtidos pelo Programa Qualificar: em 2019 foram realizados 44 cursos, com 840 participantes. Em 2020 houve 31 cursos com 1.926 pessoas.
Clarice reforça que o desafio agora é aprimorar o uso do meio digital, buscando ferramentas cada vez mais eficientes e atrativas que possam proporcionar desenvolvimento e aprendizado com qualidade, tanto para os empresários, dirigentes e colaboradores da atividade atacadista do RS.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO