Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Logística

- Publicada em 08 de Setembro de 2020 às 03:00

Tecnologia reduz custos para motoristas e transportadoras

Nogueira destaca vantagens como maior produtividade

Nogueira destaca vantagens como maior produtividade


/AgregaTech/divulgação/jc
A tecnologia passou a se tornar um item cada vez mais necessário para caminhoneiros e empresas de transporte. Jarlon Nogueira, CEO da AgregaTech, empresa de tecnologia de logística de transporte para a indústria diz que pandemia de Covid-19 evidenciou a importância da inovação para reduzir os altos custos do setor.
A tecnologia passou a se tornar um item cada vez mais necessário para caminhoneiros e empresas de transporte. Jarlon Nogueira, CEO da AgregaTech, empresa de tecnologia de logística de transporte para a indústria diz que pandemia de Covid-19 evidenciou a importância da inovação para reduzir os altos custos do setor.
JC Logística - Desde quando os caminhoneiros passaram a se tornar mais tecnológicos?
Jarlon Nogueira - Já faz tempo que os caminhoneiros estão acostumados e usam aplicativos que facilitam o dia a dia. A edição de 2019 da Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros, que levou em conta a opinião de 1.066 profissionais, apurou que quase 88% desses profissionais utilizam notebook, smartphones ou tablets para acessarem informações relevantes para o seu trabalho.
Logística - Para qual finalidade a tecnologia é mais utilizada?
Nogueira - Utilizam para diferentes fins, como informação, trabalho e entretenimento. Segundo essa pesquisa, 98% dos profissionais acessam a internet pelo smartphone, sendo que 90,6% navegam na rede diariamente.
Logística - O que a AgregaTech leva em conta para desenvolver aplicativos e plataformas para os caminhoneiros e empresas?
Nogueira - Consideramos as necessidades que eles têm. Os principais são aplicativos e plataformas de contratação de fretes, para saber como está o trânsito o clima ou mesmo ter a carteira de motorista e a documentação do 'pesado' digital e na palma da mão. Há outras utilizações bem interessantes, como manter o profissional acordado principalmente à noite ou ajudá-lo a controlar os gastos com combustível, seguro e manutenções, entre outras despesas.
Logística - Essas soluções otimizam as rotinas de trabalho?
Nogueira - Acredito que todos ganham com isso: motoristas de caminhão, empresas e a sociedade em geral. Os caminhoneiros nem preciso falar de novo. As empresas se valem disso disponibilizando cargas para transporte, realizando o gerenciamento dessa contratação ou conversando diretamente com o caminhoneiro quando necessário. E a sociedade, consequentemente, recebe bem mais rápido os produtos e os alimentos. A cadeia toda funciona melhor.
Logística - Quais são os benefícios dessas tecnologias?
Nogueira - São diversos. O primeiro deles é ter inteligência de negócios. Seja o motorista que dirige o seu próprio caminhão ou uma grande empresa que contrata fretes, são gerados dados que ajudam a administrar toda a operação de maneira efetiva e sem falhas. E essa inteligência leva a uma maior produtividade. Para os caminhoneiros, significa rodar o mínimo possível vazio, enquanto para as empresas é não perder tempo em despachar uma carga, rastreando o pedido até o destino final. Controle da operação e aumento da qualidade e do nível dos serviços são vantagens encontradas pelos empresários. Caminhoneiros que trabalham com as ferramentas adequadas perdem menos tempo com processos desnecessários. A redução de custos também é um fator importante. Enquanto os caminhoneiros dirigem melhor e com mais assertividade, economizando combustível, as empresas podem ter uma economia de até 30% ao utilizarem aplicativos que levem em conta a primarização logística ao invés de transportadoras contratadas, por exemplo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO