Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Transporte aéreo

- Publicada em 20 de Dezembro de 2019 às 03:00

Maioria dos brasileiros desconhece direitos em caso de atraso de voos para a Europa

A cada dez voos, a companhia registrou problemas com três deles

A cada dez voos, a companhia registrou problemas com três deles


MARCO AMBROSIO/FRAME PHOTO/FOTOARENA/FOLHAPRESS/JC
As férias de final de ano estão se aproximando e viajar para Europa é um desejo de muitos brasileiros. No momento de planejar a viagem é preciso atentar-se para algumas dicas e recomendações importantes para evitar transtornos.
As férias de final de ano estão se aproximando e viajar para Europa é um desejo de muitos brasileiros. No momento de planejar a viagem é preciso atentar-se para algumas dicas e recomendações importantes para evitar transtornos.
Com o aumento do fluxo de passageiros devido à temporada de férias no Brasil, os casos de atrasos e cancelamentos de voos para Europa se tornam mais recorrentes. Com a proximidade da alta temporada, a AirHelp - organização mundial especializada em direitos de passageiros aéreos - orienta sobre os direitos e apoia passageiros impactados a buscarem indenização em caso de atraso ou cancelamento do voo.
A AirHelp analisou o desempenho das companhias aéreas com voos partindo do Brasil para Europa para verificar a pontualidade e o respeito aos passageiros. Foram examinados mais 2,3 mil voos partindo dos aeroportos brasileiros, no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019, com destino à Europa para mostrar as tendências de atrasos e cancelamentos. No período, 18% dos voos sofreram atrasos de mais de 15 minutos, impactando mais de 93 mil passageiros. Além disso, outros mais de 2 mil turistas foram afetados por voos cancelados durante o período analisado.
Das 10 maiores companhias que voaram entre o Brasil e os países europeus, a que mais desrespeitou os passageiros e teve a maior taxa de atrasos e cancelamentos foi a Azul. A cada dez voos, a companhia registrou problemas com três deles, o que impactou quase 6 mil passageiros.
Em seguida, estão as empresas Latam (24%), AirFrance (20%) e a TAP Portugal (19%). Juntas, as três afetaram 38,5 mil passageiros. Já as três companhias mais pontuais foram a AIR Europa (12%), a KLM (9%) e a espanhola Iberia, com apenas 8,4% de problemas em voos para Europa.
Apesar do alto número de passageiros desrespeitados pelas companhias aéreas, 95% dos brasileiros que viajam de avião não conhecem seus direitos em casos de atraso ou cancelamento de voos, segundo a pesquisa YouGov.
"Desejamos que todos os passageiros aéreos tenham ótimas experiências em seus voos. No entanto, com a alta temporada é importante estarem preparados para possíveis problemas, como atrasos e cancelamentos de voos. A AirHelp orienta todos os viajantes a conhecerem seus direitos e buscarem o tratamento correto em caso de incidentes", afirma Carolina Becker, especialista em direitos de passageiros da AirHelp.
Na mesma análise, a AirHelp também observou as rotas entre Brasil e Europa para identificar quais as rotas aéreas com mais atrasos e cancelamentos. Os passageiros brasileiros estão protegidos por uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), que define claramente as responsabilidades das companhias aéreas em relação aos passageiros quando ocorrem atrasos, cancelamentos e overbooking.
No entanto, em casos de voos operados por companhias da União Europeia, partindo de aeroportos brasileiros, há também o regulamento EC 261, ampliando os direitos dos passageiros e as possibilidades de indenizações.

O que fazer em caso de atrasos

Em uma viagem, nem tudo corre como esperado e atrasos ou cancelamentos de voos, infelizmente, podem acontecer. Mas isso não significa que você tenha que simplesmente aceitá-los. Por isso é tão importante saber os direitos e o que fazer para reivindicar uma indenização. Para apresentar uma reclamação e futuramente reivindicar sua indenização é preciso evidenciar e atestar as complicações no voo em questão.
Faça valer os seus direitos enquanto passageiro aéreo seguindo os seguintes conselhos:
  • Guarde o seu cartão de embarque ou qualquer outro documento que contenha o código de confirmação da reserva do seu voo;
  • Garanta provas do atraso, seja por meio de fotos do quadro de partidas ou comunicações da companhia aérea;
  • Solicite à companhia aérea refeições e, se necessário, estadia e transporte para um hotel você tem direito à assistência gratuita;
  • Guarde recibos de todos os gastos decorrentes do atraso do voo em questão, uma vez que você pode ser reembolsado se a companhia não cumprir com a sua obrigação de facilitar a comunicação e de prover refeições e alojamento;
  • Não assine nem aceite nada que possa comprometer os seus direitos.