Porto Alegre, quinta-feira, 23 de julho de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quinta-feira, 23 de julho de 2020.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Transporte aéreo

- Publicada em 03h43min, 20/12/2019. Atualizada em 03h00min, 20/12/2019.

Rio Grande do Sul ganha com redução de ICMS de aviação em São Paulo

Até novembro, 603 novas frequências interestaduais foram abertas a partir de São Paulo, sendo 45 para o Rio Grande do Sul.

Até novembro, 603 novas frequências interestaduais foram abertas a partir de São Paulo, sendo 45 para o Rio Grande do Sul.


Patrícia Comunello/Especial/JC
O Rio Grande do Sul foi beneficiado pela redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, de 25% para 12%, feito pelo governo paulista em junho. Até novembro, 603 novas frequências interestaduais foram abertas a partir de São Paulo, sendo 45 para o Rio Grande do Sul. As regiões Nordeste, com 32% das novas frequências, e Sul, com 28%, foram as mais beneficiadas. Individualmente, Rio Janeiro, com 100 frequências, Bahia, com 96, e Paraná, com 69, são os principais destinos.
O Rio Grande do Sul foi beneficiado pela redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, de 25% para 12%, feito pelo governo paulista em junho. Até novembro, 603 novas frequências interestaduais foram abertas a partir de São Paulo, sendo 45 para o Rio Grande do Sul. As regiões Nordeste, com 32% das novas frequências, e Sul, com 28%, foram as mais beneficiadas. Individualmente, Rio Janeiro, com 100 frequências, Bahia, com 96, e Paraná, com 69, são os principais destinos.
Os dados foram analisados pelo Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado, com base nas informações da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
"Esse resultado mostra o alcance e a importância da conectividade aérea", lembra Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado. São Paulo foi o maior beneficiado já que todas as frequências semanais têm como base algum dos aeroportos do Estado. "A partir de dezembro já conseguiremos enxergar o impacto na aviação regional, com o início das operações em novos aeroportos e aumento das frequências em outros", explica Lummertz. "Ao reduzir o imposto criamos um dínamo poderoso, eletrizamos a economia e o desenvolvimento não só em São Paulo".
Segundo a Secretaria de Turismo, o ano deve fechar com cerca de 700 novas frequências. Entre os aeroportos do interior destacam-se Araçatuba, com três companhias aéreas operando para Viracopos, Congonhas e Guarulhos, e Ribeirão Preto, com o maior número de frequências. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2020 treze aeroportos do interior paulista estejam operando com aumento de demanda.

Gol oferece novos voos diretos de Punta del Este a Porto Alegre

Cenário indica postergação de viagens de avião e famílias preferindo destinos mais próximos
A Companhia opera há 14 anos no Uruguai, um de seus primeiros destinos internacionais, e faz a operação em dois períodos a partir deste dezembro
GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
A Gol Linhas Aéreas anuncia nova rota direta entre Punta del Este e Porto Alegre, que contará com duas frequências semanais, em dois períodos entre dezembro de 2019 e março de 2020. A primeira data de início das operações é de 28 de dezembro a 12 de janeiro de 2020, e a segunda onda, de 16 de fevereiro a 1 de março.
"O Uruguai é um dos países em que a GOL espera aprofundar suas operações. Nesse contexto, estamos muito satisfeitos de anunciar um novo voo que ligará as cidades de Porto Alegre a Punta del Este, para a temporada que se inicia", afirma o Country-Manager de países hispano-americanos da Companhia, Ciro Camargo.
"Punta del Este possui o encanto da cultura uruguaia com uma infraestrutura de turismo de primeiro nível que atrai cada vez mais os viajantes brasileiros mais exigentes, desde suas praias a seus cassinos. Para um brasileiro, este destino oferece um valor agregado de sofisticação. É uma cidade muito valorizada por jovens e famílias. Também é útil para os uruguaios que se aproximam de nossas praias, já que teremos em Porto Alegre conexões muito convenientes para o Rio", explica Camargo.
Além disso, Punta del Este é um destino muito solicitado para convenções e encontros empresariais de Clientes de todos os níveis.  E, com este voo, a Gol oferece conexões rápidas a partir de Porto Alegre, para São Paulo e Rio de Janeiro.
O novo serviço consiste em duas frequências semanais, às quartas-feiras e domingos. Os voos partem da cidade brasileira (G3 7006) às 12h40 e chegam ao balneário uruguaio às 13h50. Os retornos (G3 7007) decolam às 14h30 e aterrissam às 15h40.
A nova rota terá duração aproximada de 1h10 e os voos serão executadas com aeronaves Boeing 737 NG, equipadas com tecnologia de última geração. Os clientes terão à disposição toda a comodidade e conforto já oferecidos nos voos nacionais e internacionais da Gol, como o serviço de bordo com bebidas gratuitas, wi-fi e a mais completa plataforma de entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, sem custo adicional. Além disso, aqueles que adquiriram a classe Gol Premium Economy, poderão desfrutar de uma série de benefícios e vantagens exclusivas; e a possibilidade de acumular milhas no programa de fidelização Smiles.
"Vale sempre a pena investir no Uruguai, uma vez que nosso voo diário de Montevidéu a São Paulo é muito demandado por uruguaios e brasileiros, bem como o voo semanal de Montevidéu-Recife que tem feito com que haja cada vez mais turistas com o chimarrão debaixo do braço", conclui o executivo.
 

Nova rota da Latam liga capital gaúcha a Lima, no Peru

O Grupo Latam Airlines inaugurou três novas rotas no Brasil em dezembro. Agora, já estão em operação os voos internacionais diretos da companhia nas rotas Porto Alegre-Lima (Peru), Brasília-Assunção (Paraguai) e Guarulhos-Maringá no mercado interno.
"As três novas operações encerram um ano em que fomos a companhia aérea que mais investiu na aviação brasileira. Em 2019, no Brasil, registramos a operação mais pontual, incorporamos 14 aeronaves, abrimos 19 novas rotas e adicionamos ao mercado quase mil voos regulares por semana", afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
Decolaram nos dias 14 e 15 de dezembro os primeiros voos da nova rota Porto Alegre-Lima, operada em aeronaves Airbus A320 com capacidade para 174 passageiros em classe Economy. Inicialmente, até 28 de março de 2020, a rota é oferecida três vezes por semana. A partir de 29 de março de 2020, a rota será oferecida regularmente cinco vezes por semana.
As passagens aéreas para o novo voo Porto Alegre-Lima podem ser adquiridas a partir de R$ 1.855,00 (preço para viagem de ida e volta, com taxas inclusas).
Também no dia 15 deste mês foram feitos, em ambos os sentidos, os primeiros voos que ligam Brasília a Assunção. Em parceria comercial com a Latam, a companhia aérea paraguaia Paranair é a responsável por operar o voo diariamente com a sua tripulação e aeronaves Bombardier CRJ 200, que acomodam até 50 passageiros em classe Economy.
As passagens aéreas para o novo voo Brasília-Assunção podem ser adquiridas a partir de R$ 1.048,00 (preço para viagem de ida e volta, com taxas inclusas).
A nova rota Guarulhos-Maringá será operada 12 vezes por semana e também decolou pela primeira vez no dia 15 de dezembro, em ambos os sentidos. Os voos são feitos em aeronaves Airbus A319 (com capacidade para 144 passageiros) e Airbus A320 (com capacidade para 174 passageiros).
 
Comentários CORRIGIR TEXTO