Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Transporte

- Publicada em 13 de Dezembro de 2019 às 03:00

Aviação contribui com US$ 19 bilhões para o PIB brasileiro

Estudo da Aita estima que setor poderá gerar mais de 3,2 milhões de empregos

Estudo da Aita estima que setor poderá gerar mais de 3,2 milhões de empregos


SONNY TUMBELAKA/AFP/JC
Com um valor adicionado bruto de 18,8 bilhões de dólares à economia nacional e gerando mais de 800 mil empregos diretos e indiretos, o mercado de aviação brasileiro tem potencial de crescer quase 5 vezes em 20 anos. Este e outros dados sobre o impacto do transporte aéreo no Brasil são trazidos pelo estudo O valor do transporte aéreo no Brasil: desafios e oportunidades para o futuro, realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Com um valor adicionado bruto de 18,8 bilhões de dólares à economia nacional e gerando mais de 800 mil empregos diretos e indiretos, o mercado de aviação brasileiro tem potencial de crescer quase 5 vezes em 20 anos. Este e outros dados sobre o impacto do transporte aéreo no Brasil são trazidos pelo estudo O valor do transporte aéreo no Brasil: desafios e oportunidades para o futuro, realizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Segundo os números da associação, as contribuições da aviação para a economia e a sociedade brasileiras são originárias da geração de empregos, do consumo gerado pelas companhias aéreas e sua cadeia de suprimentos, do efeito catalizador do fluxo de comércio e da vinda de turistas. As companhias aéreas, operadores de aeroportos, fabricantes de aeronaves e provedores de serviços têm cerca de 167 mil pessoas diretamente empregadas e geram mais de 372 mil empregos de forma indireta. Já o consumo dos turistas que chegam por via aérea ajuda a manter mais 300 mil empregos e contribui com 6,5 bilhões de dólares para o Produto Interno Bruto (PIB).
O mercado da aviação no Brasil tem grande potencial de crescimento, principalmente em termos de conectividade doméstica e diversificação de conexões internacionais diretas. Mas, para isso efetivamente acontecer, é essencial manter a competitividade do setor ao enfrentar deficiências. Uma delas é o alto custo dos negócios, principalmente devido ao preço do combustível de aviação - um dos mais caros do planeta, alta carga tributária além dos custos para atender requisitos regulatórios que aumentam o custo das viagens e tornam os voos menos acessíveis aos consumidores sensíveis à evolução do preço e aos passageiros que pretendem fazer sua primeira viagem.
Outra preocupação diz respeito ao uso ineficiente da infraestrutura que cria obstáculos aos viajantes e custos adicionais as companhias aéreas. Também compõe a lista de problemas à espera de soluções a falta de harmonização regulatória com as melhores práticas globais, o que se agrava com a prevalência de instrumentos legais para a resolução de disputas, criando confusão para os consumidores, companhias aéreas e um significativo aumento dos custos.
Neste sentido, o aumento excessivo de ações judiciais prejudica o crescimento do setor e apresenta um fator inibitório para companhias aéreas estrangeiras se instalarem no País. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (IBAER), o número de processos contra as aéreas foi de 64 mil em 2018 para 109 mil apenas entre janeiro a julho deste ano.

Nova plataforma é referência e reúne dados sobre impacto social e econômico da indústria aeronáutica no País

Os números do estudo da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) embasam a campanha Valor da Aviação (VoA), que tem como objetivo divulgar a importância e a relevância da indústria da aviação e seu impacto social e econômico no Brasil e seus desafios, além de destacar as contribuições do transporte aéreo para todos brasileiros.
A campanha e os dados do estudo estão no novo site da IATA - http://valordaaviacao.org.br - plataforma que reúne a identidade e o posicionamento da associação em um só lugar, destacando as contribuições do transporte aéreo para os brasileiros além de exemplos globais.
Em termos institucionais, o VoA será apresentado a associações e entidades que se relacionam com a aviação. O objetivo é trabalhar temas, difundir informações e balizar discussões que sensibilizem as pessoas quanto à necessidade e importância do transporte aéreo no país, uma vez que muitas das informações que definem o setor de aviação no Brasil não são conhecidas pela maior parte da população.
O lançamento da plataforma coincide com as comemorações do setor em torno do Dia da Aviação Civil, celebrado internacionalmente no dia 7 de dezembro. A data remete à assinatura da Convenção Internacional de Aviação Civil (Convenção de Chicago) em 1944, que tem entre seus signatários o Brasil. Com o tratado nasceu a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e foram estabelecidas práticas e recomendações para o desenvolvimento da Aviação Civil mundial dentro de princípios econômicos de igualdade de oportunidades e de padrões de segurança de voo.
Desde seu início, a Aviação Civil Internacional tem registrado um impressionante crescimento, não só no tráfego de passageiros, mas no de carga também. Dia após dia, a OACI, a IATA e todos os atores envolvidos na operação do sistema aéreo internacional trabalham para estabelecer melhores procedimentos de segurança e processos mais eficientes nas comunicações e nas viagens internacionais.
A OACI contribui para que o transporte aéreo seja seguro e a maneira mais prática para viajar de um local a outro. Já a IATA, que congrega as companhias aéreas, tem papel de destaque no estabelecimento de padrões operacionais, implementação de requisitos de segurança e certificação de companhias aéreas.