Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mobilidade

- Publicada em 17 de Maio de 2019 às 03:00

Transporte de passageiros sobre trilhos cresce 21%

Número de pessoas atendidas chegou a 3,7 bilhões no ano passados

Número de pessoas atendidas chegou a 3,7 bilhões no ano passados


/CLAITON DORNELLES /JC
O Brasil teve um crescimento de 21% no volume de passageiros transportados em 2018, atingido o recorde 3,7 bilhões de pessoas atendidas no ano. Por dia, 10,9 milhões de usuários utilizam os sistemas de metrô, trem e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em todo o País, atendimento 9,2% maior do que em 2017. Esse crescimento é resultado da expansão dos sistemas e aumento da capilaridade no setor.
O Brasil teve um crescimento de 21% no volume de passageiros transportados em 2018, atingido o recorde 3,7 bilhões de pessoas atendidas no ano. Por dia, 10,9 milhões de usuários utilizam os sistemas de metrô, trem e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em todo o País, atendimento 9,2% maior do que em 2017. Esse crescimento é resultado da expansão dos sistemas e aumento da capilaridade no setor.
Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário 2018/2019, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O Balanço anual da Associação apresenta as estatísticas da mobilidade urbana sobre trilhos de todo o País.
A expansão da rede de atendimento também é destaque do Balanço da ANPTrilhos. A entidade estimou crescimento de 41 km em 2018, número que foi concretizado com as expansões de linhas em São Paulo, Bahia e Ceará. A rede sobre trilhos ganhou duas novas linhas e 30 estações, somando mais de 1.100 km de extensão.
O conforto do passageiro foi ampliado com a entrada em operação de 215 novos carros de passageiros e outros 25 que foram reformados. Com isso, a frota brasileira soma 5.444 carros de passageiros modernos.
Dentre os números apresentados estão os motivos de viagem, com o trabalho mantendo-se como principal razão das viagens dos 10,9 milhões de passageiros que utilizam diariamente os sistemas, atingindo percentual de 70%. O lazer ficou em segundo, com 20% das viagens; enquanto, saúde e educação somam 10% dos deslocamentos.
"O setor metroferroviário vem crescendo nos últimos anos, mas esse desenvolvimento ainda é pequeno perto da grande demanda de deslocamentos da população brasileira. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13 regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte. Projeções indicam que o adensamento urbano só irá aumentar nas próximas décadas, o que serve de alerta para a tomada de decisões neste momento para a implantação de redes integradas de transporte, proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas e qualidade ambiental para as cidades", ressalta o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.
 

Trilhos em números

  • 10,9 milhões de passageiros transportados por dia
  • 3,7 bilhões de passageiros transportados ao ano
  • 1.105 km de malha metroferroviária
  • Economia de 50 minutos ao dia nãos deslocamentos
  • Economia de 1 bilhão de litros de combustível fóssil

Balanço da ANPTrilhos destaca os benefícios socioeconômicos e ambientais

O Balanço do Setor Metroferroviário brasileiro apresenta também os benefícios sociais e econômicos dos trilhos em relação aos modos de transporte que utilizam combustíveis fósseis.
A utilização de linhas metrô, trem e VLT proporcionam: economia de tempo de deslocamento em 50 minutos ao dia, que somados equivalem a três dias no mês; economia de 1 bilhão de litros de combustível fóssil; redução de emissões de 2,4 milhões de toneladas de poluentes, com menor quantidade de veículos em trânsito e queima de combustível; redução de
R$ 820 milhões em custos com acidades; retirada de 1,3 milhão de carros e 18 mil ônibus ao dia das ruas dos centros urbanos onde os sistemas estão instalados; devolução à sociedade de R$ 30 bilhões em 2018, valor medido em termos de custos evitados com tempo de deslocamento, consumo de combustíveis fósseis e emissão de gases poluentes.
"O transporte sobre trilhos é um modo rápido, de alta capacidade de transporte, seguro e ambientalmente limpo que contribui significativamente para a qualidade de vida dos cidadãos, que chegam mais rápido ao seu destino e podem usufruir de mais tempo com o lazer, o estudo e a família. Por essas razões, o investimento em transporte estruturante, por meio de trilhos, é visto como um dos principais caminhos para transformar a realidade do País em um cenário mais favorável e benéfico aos cidadãos", destaca Joubert Flores.