Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 07 de Janeiro de 2020 às 15:49

Governo agiliza digitalização de documentos

Ideia é reduzir filas, custos e fraudes, afirma Luis Felipe Salin Monteiro

Ideia é reduzir filas, custos e fraudes, afirma Luis Felipe Salin Monteiro


/MARCELO CAMARGO/ABR/JC
O Brasil tem ao menos 20 bases federais que guardam dados de documentos como CPF, RG, passaporte e cartão do SUS. Um cadastro ligado ao INSS, por exemplo, tem 51 bases replicadas nele, que constam informações laborais da base do FGTS a dados sensíveis, como a biometria do título de eleitor.
O Brasil tem ao menos 20 bases federais que guardam dados de documentos como CPF, RG, passaporte e cartão do SUS. Um cadastro ligado ao INSS, por exemplo, tem 51 bases replicadas nele, que constam informações laborais da base do FGTS a dados sensíveis, como a biometria do título de eleitor.
Considerando 22 ministérios, dezenas de autarquias, institutos e universidades públicas, o número de bases pode ultrapassar 500, de acordo com estimativa de especialistas baseada no Sisp, sistema federal de tecnologia de informação.
O governo pode saber da vida econômica, das relações empresariais, do histórico estudantil, do parentesco e do local onde os cidadãos moram, além da cor da pele e a impressão digital. A partir das bases já disponíveis, não seria preciso, por exemplo, quebrar o sigilo de dados bancários para combinar a base do CPF com a do Caepf (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física) e mapear a atividade econômica de uma pessoa.
Também não seria necessário instalar um sistema chinês de câmeras inteligentes na rua para atrelar essas informações financeiras ao rosto de alguém. Bastaria ligar dados do Caepf à foto da carteira de habilitação -- que está disponível à administração pública.
O governo tem informações sobre o piso da casa, se a pessoa faltou ao trabalho, se tem parentesco com presidiário e se a residência dispõe de energia elétrica. Dados desse tipo estão no CadÚnico, um cadastro para fins de assistência social como Bolsa Família. O cruzamento de informações nesses bancos é necessário para a criação de políticas públicas. O fluxo de dados foi facilitado por dois decretos editados em 2019 pelo governo Jair Bolsonaro. A ação integra uma estratégia que busca digitalizar e unificar os serviços ao cidadão.
Por meio das secretarias de Governo Digital e de Desburocratização, o Ministério da Economia intensificou a pauta este ano. Diz ter digitalizado mais de 500 serviços, que podem gerar uma economia anual de R$ 100 milhões. A meta é chegar aos 100% digitalizados. Para dar esse serviço na ponta, o governo mexe em pontos estruturais e menos visíveis. Tornou mais fácil para um ministério usar dado de outro e implementou um cadastro cuja plataforma tecnológica estará relacionada a dezenas de bases públicas.
Uma das ideias é que o cidadão não precise mais atualizar seus dados --seja o nome de solteiro ou novo endereço-- em uma série de órgãos, mas em apenas um. Unindo isso a aplicativos e serviços unificados em um site, a pasta quer reduzir filas, custos aos cofres e minimizar fraudes. "Temos o objetivo de aumentar o compartilhamento de dados dentro do governo. Estamos em um programa acelerado e o dado tem que circular", diz Luis Felipe Salin Monteiro, secretário do Governo Digital.
Segundo ele, é preciso sincronizar as bases distribuídas, como do Ministério da Infraestrutura e da Receita Federal, por exemplo, para evitar duplicidade. O governo usa o conceito "ask once" (pergunte uma vez, na tradução do inglês). "Um cidadão que quiser receber benefício do auxílio-desemprego ou licença-maternidade vai conseguir de forma menos burocrática porque diferentes órgãos poderão checar sua biometria, hoje cadastrada em tribunais eleitorais ou na PF para passaporte", diz.
Os aplicativos federais poderão contar com funções de reconhecimento facial e leitor biométrico para autenticar a identidade dos cidadãos. Por isso que o governo incluiu no texto de um dos decretos trechos como "formato da face", "voz" e "maneira de andar" ao descrever dados biométricos. A previsão de investimento do Ministério da Economia é de R$ 2 milhões para a interoperabilidade, incluindo a implantação do cadastro base, APIs e blockchain.

Pauta de mudanças têm apresentado avanço

A pauta tem avançado, mas não é de hoje. Desde 2010 foram criadas políticas para governança de dados e, em 2016, durante o governo Temer, a estratégia de governo digital. "Dilma e Lula pecaram mais por omissão do que por tentar fazer alguma coisa. Apesar de o Brasil ter firmado parceria pelo governo aberto em 2011, não houve investimento robusto em questões como identidade digital. Alguns exemplos estaduais se destacaram, como o Login Cidadão, no Rio Grande do Sul, que conseguiu dar ao cidadão o controle sobre os dados", diz Adriana Meireles, cientista política da UnB (Universidade de Brasília) e pesquisadora de proteção de dados.
Apesar de objetivos desejáveis como mais praticidade e diminuição do tempo de espera em filas, algumas medidas encontram resistência dentro do Congresso e na comunidade acadêmica. "A ideia de ter um governo com acesso a todos os dados, independentemente da finalidade, é absurdo. Isso pode escalar para casos extremos de mau uso para segurança pública, discriminação e vigilância", diz Meireles.
O ponto crucial do debate é o da finalidade. Apesar de mencionar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o decreto que cria o cadastro base minimiza o fato de que o cidadão fornece um dado porque sabe que ele será usado para determinado fim, não para outro. Além disso, os decretos não incluem previsão de um canal de transparência para que as pessoas tenham conhecimento sobre o uso de suas informações por diferentes órgãos.
Outro ponto de atenção é que, nesse cenário, estatais operadoras de grandes bases de dados, como Serpro e Dataprev, deverão ser privatizadas. Pesquisadores temem que haja abuso do setor privado.
A preocupação central é que, se o poder público também não for vigiado, ele terá recurso para saber o que quiser de um cidadão sem prestar contas disso, o que iria contra princípios da LGPD e da OCDE, que sugere que sejam especificados os propósitos diferentes para os quais um dado foi coletado.