Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 15 de maio de 2019.
Dia do Assistente Social.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Edição impressa de 15/05/2019. Alterada em 15/05 às 03h00min

Empresa na palma da mão

A área de controladoria faz o intermédio entre a administração e a contabilidade dentro das empresas. Com uma maior competitividade entre as empresas, os avanços tecnológicos e, principalmente, uma exigência muito maior entre os consumidores, a área de controladoria tornou-se ainda mais ativa e necessária dentro do mercado. Para entender as funções da área, Rubens Manzatti publicou o livro "Controladoria contábil, financeira e tributária".
Atento aos diversos campos dentro da seção de controladoria, Manzatti relaciona o seu objeto de estudo às novas relações de gestão interna das empresas. Atualmente, para crescer financeiramente é necessário um entendimento sobre planejamento e gestão diferenciado. Nesse sentido, Manzatti apresenta a sua obra como o elo entre esses agentes: a controladoria e o sucesso em empresas menores.
Além de apresentar um plano de gestão eficaz para empresas de pequeno porte, livro ainda propõe a discussão sobre os sistemas fantásticos de controladoria, comumente aplicados a grandes empresas, que não se encaixam na realidade das micro e pequenas empresas em geral. Ao apresentar os passos para a execução de um plano mensal de controle de estoque e caixa, o livro cobre esse espaço na formação dos profissionais de contabilidade.
Manzatti direciona sua experiência na apresentação de uma metodologia a ser aplicada, mensalmente, nas empresas, com a garantia de que ela não é tão difícil como possa parecer. Nesse sentido, o autor aponta às facilidades de funcionamento do projeto, realçando que "o maior trabalho é o levantamento do balanço inicial". Depois de instaurado o processo de controladoria, a elaboração dos controles e da área tributária são otimizados e cabe aos empresários se dedicarem à comercialização de seus produtos e serviços, razões do próprio negócio.
A leitura é indicada para os estudantes de Ciências Contábeis, profissionais na área de controladoria, assim como demais interessados no tema e na otimização de seus processos. Manzatti é pós-graduado em Ciências Contábeis e Atuariais e consultor de pequenas e médias empresas.
Controladoria contábil, financeira e tributária; Rubens Manzatti; Trevisan; 144 páginas; R$ 39,90
 
leia mais notícias de Contabilidade
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia