Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 13 de março de 2019.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Edição impressa de 13/03/2019. Alterada em 13/03 às 01h00min

Análise das Demonstrações Contábeis

O entendimento das normas contábeis, tanto em nível nacional como internacional, apresenta-se com maior obrigação em um sistema integrado e global como a atualidade. Propondo-se como uma saída sistematizada e facilitada, a obra "Análise das Demonstrações Contábeis em IFRS e CPC", escrita por Marcelo Cavalcanti Almeida, apresenta-se como uma leitura moderna no ambiente de aprendizado acadêmico sobre contabilidade. Estruturado de acordo com as Normas Contábeis do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), o livro contém indicadores que atendem ao Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Utilizando-se de uma linguagem didática e acessível, o exemplar aborda temas pertinentes ao ambiente das análises de demonstrações contábeis, como: o panorama geral da análise; o balanço patrimonial; a avaliação de ativos e passivos; os índices (liquidez, endividamento, rentabilidade e rotatividade); as demonstrações dos fluxos de caixa.
Entre as suas 288 páginas, a leitura é dividida em 12 capítulos, nos quais abordam os princípios e conceitos da análise, bem como do significado das demonstrações contábeis, além de aprofundar os conhecimentos sobre balanço patrimonial e as demonstrações desses resultados. O livro, além de se aprofundar na avaliação de ativos e passivos, bem como os índices relacionados, também reflete sobre os ciclos operacionais e os procedimentos no fluxo de caixa.
Além disso, o livro conta ainda com questões resolvidas do exame de suficiência do CFC, com exemplos práticos, exercícios resolvidos, gráficos ilustrativos e resumo gerencial ao final de cada capítulo. Somado a essas questões, a obra também apresenta um material exclusivo para professores, como apresentação de slides e outras questões resolvidas sobre o assunto.
Almeida foi conselheiro do CFC e é especialista no assunto das demonstrações contábeis, mais precisamente na IFRS (International Financial Reporting Standards) e no CPC, além de ser autor de diversos outros livros de contabilidade e auditoria.
Análise das Demonstrações Contábeis em IFRS e CPC; Marcelo Cavalcanti Almeida; Atlas; 288 páginas; R$ 80,00; disponível em versão digital
leia mais notícias de Contabilidade
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia