Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 05 de setembro de 2018.
Dia da Amazônia.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

Leitura

Edição impressa de 05/09/2018. Alterada em 05/09 às 01h00min

Demonstrações contábeis

O papel de um contador ou de um auditor dentro de uma empresa é de suma importância e responsabilidade. Entre os deveres a serem cumpridos estão a preocupação com a veracidade dos lançamentos contábeis de uma empresa e a garantia de que a organização esteja a salvo de ações de responsabilização civil e criminal. A fim de atender a demanda de conhecimento sobre essas questões, o autor Alexandre Demetrius Pereira conjuga conceitos de Contabilidade, Economia e Direito Comercial no livro Auditoria das demonstrações contábeis: uma abordagem contábil e jurídica.
Entre os instrumentos trabalhados pelo autor estão: a auditoria externa de demonstrações contábeis; o seu relacionamento e importância na economia; as características jurídicas do contrato; suas obrigações, as partes contratantes e os terceiros interessados; o desenvolvimento contábil de sua execução e seu relacionamento com os sistemas de governança corporativa. Segundo o autor, a auditoria de demonstrações contábeis é um instrumento importante para o desenvolvimento do mercado, uma vez que adiciona credibilidade e segurança às informações financeiras prestadas pelos agentes econômicos que buscam captar recursos junto ao público investidor. Além disso, o texto examina as tendências quanto ao sistema de riscos e responsabilidade civil do auditor - matéria amplamente discutida em âmbito internacional.
De forma didática e acessível, a publicação é voltada para os estudantes de graduação e pós-graduação em Contabilidade, bem como os profissionais da área contábil que procuram expandir seus conhecimentos. O livro explica a importância de integrar os saberes contábeis e jurídicos, a fim de trazer maior credibilidade e segurança às informações financeiras das empresas. Desse modo, Pereira - através de pontos a ser explorados - propõe mecanismos que visam diminuir a vulnerabilidade das entidades dentro do contexto de mercado.
Ainda, o livro traz uma abordagem conjunto, a fim de possibilitar a comunicação das duas ciências e compartilhar os problemas que o tema apresenta.
Auditoria das demonstrações contábeis: uma abordagem contábil e jurídica; Alexandre Demetrius Pereira; Saraiva; 456 páginas; R$ 94,00
 
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia