Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Responsabilidade social

- Publicada em 18 de Outubro de 2021 às 03:00

Cãolaborador estimula adoção de animais por empresas

Ao todo, 5 cachorros foram "cãotratados" por empresas

Ao todo, 5 cachorros foram "cãotratados" por empresas


ADRIANO ROSA DA ROCHA/PREFEITURA DE ESTEIO/DIVULGAÇÃO/JC
Já imaginou entrar num estabelecimento e ser recepcionado por cachorro? Esse é a experiência que a Ferros Tamandaré, loja de materiais de construção e ferramentas, proporciona desde que "contratou" o vira-lata Arnoldo do projeto Cãolaborador. O animal, de aproximadamente 10 anos, perdeu uma das pernas em um acidente e estava abrigado no Canil Municipal de Esteio, junto a outros 79 animais.
Já imaginou entrar num estabelecimento e ser recepcionado por cachorro? Esse é a experiência que a Ferros Tamandaré, loja de materiais de construção e ferramentas, proporciona desde que "contratou" o vira-lata Arnoldo do projeto Cãolaborador. O animal, de aproximadamente 10 anos, perdeu uma das pernas em um acidente e estava abrigado no Canil Municipal de Esteio, junto a outros 79 animais.
A iniciativa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), tem como objetivo incentivar a adoção de animais por empresas interessadas em ter uma mascote. "A ideia não é colocar os bichinhos no pátio, mas sim fazer com que eles trabalhem juntos aos funcionários, participando do dia a dia", explica Felipe Costella, titular do SMDEMA.
Além disso, ele também destaca que a prefeitura de Esteio foi a primeira do Brasil a implementar um projeto nesses moldes, o que inspirou outras ao redor de todo o País. "A gente acaba fomentando essa política de adoção. Isso é muito legal porque acaba vendo o resultado imediato na vida dos animais que, entre aspas, ficam abandonados".
Trabalhando ao lado de Arnoldo, a cadelinha Tigresa ocupa a função de segurança da empresa, vigiando e cuidando o local, apesar de não ser nada intimidadora. Diferente do parceiro, que logo de início já se sentia em casa, a cachorrinha levou um pouco mais de tempo para se adaptar ao novo lar, segundo Suelen Schmitz, sócia e funcionaria. "Mas depois que viu que só receberia amor e carinho, fica muito feliz quando um de nós vai ver ela", revela. Foi pensando nessa leveza que trariam para o ambiente de trabalho que ambos foram contratados. "Eles tranquilizam, alegram e brincam com os colaboradores e clientes, diminuindo o stress e o cansaço da rotina", relata.
Foi através do titular da SMDEMA que Henrique Antunes, sócio- proprietário da Zypper Eyerwear, distribuidora de óculos solar e armação de grau, conheceu o Cãolaborador. Ele conta que não teve boas experiências com animais durante sua vida, mas que estava disposto a dar mais uma chance. Assim, foi convidado a ir até o Canil Municipal de Esteio, juntamente com a Unidade de Bem-Estar Animal (BEA), para fazer a escolha de um bichinho. Quando chegou lá, deparou-se com dezenas de baias de cachorros, e lá na última estava Luna. "Eu olhei na hora e pensei: é tu mesmo. Botei a mão para fazer carinho e ela já começou a me lamber, pular, brincar. Nem olhei muito mais porque já sabia que era ela", recorda. Hoje, recepcionista, a cachorrinha guarda toda sua energia para pular e brincar com os clientes.
Outro empresário que se interessou por "cãotratar" um animal do projeto foi Paulo Matiello, presidente da Associação Comercial e Industrial de Serviços de Esteio (ACISE) e proprietário do Centro de Treinamento Nascer. "A função dela hoje é tá aqui cuidando nosso patrimônio. Ela é nossa guardiã, vamos dizer assim", explica. Como seu empreendimento trata-se de uma escola, a vira-lata caramelo de pelos curtos convive entre os alunos, sempre retribuindo em dobro todo o carinho que recebe.
No dia 25 de agosto, foram feitas as entregas de certificados e crachás para todos os cãezinhos que foram adotas por empresas. Scar, que foi adotado pela prefeitura, por sua vez, assinou um termo de "cãolaboração", com cláusulas de "nomeação", atribuições do cargo e obrigações entre as partes envolvidas. Outros quatro cachorros do Canil estão em processo de adoção pelo projeto.

Recrutando animais

Por conta do alto número de animas no canil municipal, uma estratégia pensada foi a criação do Catioro Go, um portal no site da prefeitura de Esteio em que as pessoas podem ver e selecionar um animalzinho do canil. Para adoção, basta clicar em "capturar amigo" e logar em uma conta do Facebook. Depois disso, o leitor terá sete dias para buscar o bichinho. Caso passe o prazo, o animal ficará disponível para adoção novamente. É preciso ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Para empresas da região que estiverem interessadas em adotar um animal do projeto podem entrar em contato através dos telefones 3459-4494 e 98600-8377 (BEA - com Luciane) e 3433-8144 (SMDEMA - com Gabriela).
Caso não seja empresário e tenha interesse em contribuir com causa, vá diretamente ao Canil Municipal de Esteio (Av. Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias, junto ao Galpão da Cootre), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.