Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 02 de Agosto de 2021 às 03:00

Iniciativa qualifica OSCs da Capital gaúcha e da Região Metropolitana

Ação implementada pela Coca-Cola Femsa tem realizado encontros on-line devido à pandemia

Ação implementada pela Coca-Cola Femsa tem realizado encontros on-line devido à pandemia


/Coca-Cola FEMSA/Divulgação/JC
João Pedro Rodrigues
A fim de contribuir com o fortalecimento das OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a Coca-Cola Femsa Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, oferece cursos gratuitos pelo 5º ano seguido para qualificar instituições nos estados onde atua. Distribuída em 3 módulos, a qualificação procura auxiliar as entidades a se tornarem mais competitivas na captação de recursos em editais públicos e privados.
A fim de contribuir com o fortalecimento das OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a Coca-Cola Femsa Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, oferece cursos gratuitos pelo 5º ano seguido para qualificar instituições nos estados onde atua. Distribuída em 3 módulos, a qualificação procura auxiliar as entidades a se tornarem mais competitivas na captação de recursos em editais públicos e privados.
A iniciativa, realizada em parceria com a Parceiros Voluntários, organização da sociedade civil especialista em voluntariado e tecnologias sociais que possui experiência em cocriar e implementar soluções, já impactou 258 ONGs e formou 380 pessoas só em 2020 e, este ano, visa dar continuidade ao trabalho. No Rio Grande do Sul, as inscrições foram abertas para instituições de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada.
"O tema comunitário sempre foi algo que fez parte da nossa estratégia de sustentabilidade", destaca Wanessa Scabora, gerente de comunicação externa e sustentabilidade da Coca-Cola Femsa. "A nossa intenção é que as organizações tenham condições de propor projetos de melhor qualidade para diferentes editais que estejam abertos", complementa.
Um exemplo é o "Ideias para um Mundo Melhor", edital da Coca-Cola FEMSA Brasil que oferece apoio financeiro a projetos alinhados aos pilares de sustentabilidade da empresa. Muitas das organizações vencedoras participaram das qualificações.
A novidade em 2021 é que os cursos são divididos em três níveis de conhecimento, com 12h cada. O Módulo Introdutório ensina a compreender a estrutura básica de um projeto, seus conceitos e definição de problemas. O Segundo Módulo apresenta todos os elementos para a construção do Marco Lógico, com a definição de metas e indicadores. Já no Terceiro Módulo, as aulas são dedicadas à Teoria da Mudança, que visa definir o impacto que a instituição deseja, para depois desenvolver passos necessários para alcançá-lo.
Os cursos podem ser feitos separadamente e são totalmente online, o que permite uma maior troca de experiências entre entidades de diferentes regiões. A gerente explica que a capacitação permite que as organizações tenham projetos mais bem estruturados, com uma maior clareza na definição de suas metas, por exemplo. "Elas terão uma noção maior acerca do que compreende um projeto e de quais são os mecanismos de comunicação necessários para a busca de novos parceiros", afirma.
Uma das instituições participantes é o Centro Batista de Referência em Ação Social, localizado em Canoas, que desde 2014 auxilia imigrantes, em sua maior parte haitianos e venezuelanos, a se integrarem na sociedade brasileira. Atualmente, são 1,6 mil pessoas assistidas pela organização, e, para seguir garantindo este auxílio, que é feito através de doações e capacitações, o grupo busca se qualificar ainda mais.
Fabiana Stedile, assistente social da instituição, afirma que a compreensão sobre os projetos é de suma importância para a sobrevivência de uma OSC como o Centro Batista. "Nós ainda não conseguimos ter bons resultados com editais, mas estamos na caminhada. Estes cursos ofertados pela Coca-Cola vão dar um suporte muito grande para nos fortalecer", projeta. "Conseguimos ter a noção de que não é tão complicado elaborar bons projetos para que consigamos alcançar os nossos objetivos, mas é trabalhoso", relata.
Quem também está participando dos cursos é a ONG Reafro, de Porto Alegre. O grupo, criado durante a pandemia, luta para inserir pessoas pretas no mercado de trabalho em diferentes segmentos. Assim, a partir da captação e especialização, o trabalho da instituição é fazer com que elas se habilitem aos diferentes tipos de vagas. "Tratamos de valorizar o currículo deles", explica Cintia Nascimento, coordenadora de PMO (Project Management Office, ou Escritório de projetos, em português) da ONG. "Buscamos fazer com que pretos e pretas tenham qualificação profissional para competir por vagas que não sejam só de 'serviçais'".
E pelo desejo de fortalecer este trabalho, acompanhado do surgimento da oportunidade, o grupo decidiu participar da capacitação. Para a coordenadora, os cursos também são uma chance de se instrumentalizar para fazer projetos mais estruturados e buscar fundos federais e estaduais. "Vamos conseguir deixar o nosso trabalho bem mais abrangente para contemplar o nosso público. Eu estou bem entusiasmada", completa.
As inscrições para o último módulo podem ser feitas até hoje no site www.parceirosvoluntarios.org.br/capacitacao-femsa/. Os participantes que completarem no mínimo 70% das aulas, que são executadas por instrutores da Parceiros Voluntários, receberão certificado de conclusão. "Eu entendo que, dessa forma, nós cumprimos com a nossa missão de gerar e garantir o bem estar social nas comunidades onde atuamos", destaca a gerente de comunicação Wanessa Scabora.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO