Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 12 de Julho de 2021 às 03:00

Para onde vai a pesquisa sobre o milho?

Poderá a pesquisa agronômica oferecer aos produtores de milho-safrinha novas variedades de sementes, capazes de compensar a perda de rendimento causada pelo cultivo fora do período ideal?
Poderá a pesquisa agronômica oferecer aos produtores de milho-safrinha novas variedades de sementes, capazes de compensar a perda de rendimento causada pelo cultivo fora do período ideal?
Segundo o economista Rubens Augusto de Miranda, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG), o plantio fora da janela ideal de cultivo significa um maior risco climático - no Paraná, o risco de geada; nos Cerrados, a falta de chuva.
No cenário global de mudanças climáticas, a falta de água é vista como um gargalo para a agricultura, daí porque a pesquisa no Brasil e no resto do mundo tem dado especial atenção à busca de soluções para o estresse hídrico, o que seria também uma solução para o plantio fora da janela", diz Miranda.
Entre as diversas abordagens para resolver o problema, ele destaca o melhoramento genético e a biotecnologia, com ênfase para a transgenia. Na prática, muitas destas estratégias focam no melhor desenvolvimento radicular da planta, o que proporcionaria uma maior tolerância ao estresse hídrico.
 

E o sorgo?

SORGO 2- ROGÉRIO FERNANDES

SORGO 2- ROGÉRIO FERNANDES


/ROG/DIVULGAÇÃO/JC
Sempre que se fala do impacto da estiagem na agricultura de grãos, os técnicos citam o sorgo, que aguenta seca mas, no mercado, só vale de 80% a 85% do milho. Está para ser resolvido, ainda, o problema produtividade. Enquanto o milho safrinha rende em média 5.500 a 6.000 kg/ha, o sorgo fica ao redor de 3.000 kg/ha (nos EUA, maior produtor mundial, o rendimento médio é de 4.500 kg/ha). Mas a produção está crescendo justamente nos estados do Brasil Central, onde é mais arriscado plantar o milho safrinha fora da janela ideal - por exemplo, quando ocorre atraso na colheita da soja, e a semente de milho já está comprada.