Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Responsabilidade Social

- Publicada em 02 de Maio de 2021 às 10:00

Doação de cadernos depende de ajuda

Alex Riegel utiliza materiais recuperados em suas produções para poder auxiliar jovens estudantes da cidade

Alex Riegel utiliza materiais recuperados em suas produções para poder auxiliar jovens estudantes da cidade


/Atelier Livro Feito à Mão/Divulgação/JC
Ainda em fase de desenvolvimento e aprimoramento, a Campanha dos Cadernos irá beneficiar alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. O projeto foi idealizado pelo artista Alex Riegel, que já planeja doar entre 200 e 300 cadernos por mês no início da ção, que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.
Ainda em fase de desenvolvimento e aprimoramento, a Campanha dos Cadernos irá beneficiar alunos da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. O projeto foi idealizado pelo artista Alex Riegel, que já planeja doar entre 200 e 300 cadernos por mês no início da ção, que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.
 Ainda em março de 2020, Riegel ficou sabendo de muitas crianças hamburguenses que passavam por dificuldades financeiras junto às suas famílias, principalmente em razão do desemprego. Então pensou no impacto que isso traria aos jovens estudantes e buscou uma maneira de ajudar.
 O artista, que já atuou com teatro, música e televisão, é um dos tantos trabalhadores da área da cultura que precisaram paralisar suas atividades há pouco mais de um ano em função da pandemia. Pai de uma jovem estudante, Riegel afirma que viu a necessidade de se adequar financeiramente à realidade pandêmica e que naquele momento pensou nos pais e mães que possuem baixa renda e poucos recursos para sobreviver diante desta situação.
 O fundador do Atelier Livro Feito à Mão ressalta que possui olhar sensível para a cultura e para a educação e que a Campanha dos Cadernos foi a maneira que encontrou de utilizar seu trabalho em benefício do público infantil, ao qual possui uma ligação muito grande. A proximidade com as crianças ocorre, segundo ele, principalmente por conta do personagem Alaor, O Contador de Histórias, interpretado por Riegel há 22 anos.
 Ainda que tenha pensado em auxiliar as famílias com doação de alimentos, o artista reconheceu que não teria condições financeiras para realizar este tipo de ajuda. Foi então que chegou à conclusão que poderia criar um modo de atender as crianças com cadernos através do atelier, ajudando pais que deixarão de gastar com a compra deste material escolar.
O atelier de Riegel, que possibilitará a existência da campanha, foi fundado em maio de 2019. Para um de seus projetos, o artista começou a procurar, em lixeiras, materiais como caixas de leite e suco, folhas de ofício usadas, jornais e revistas, que foram para a mesa da startup de garagem e se transformaram em livros, através do projeto Do Lixo ao Livro.
 Riegel conta que há dois anos, quando iniciava suas atividades no atelier, trabalhava mais com encadernações e literatura de cordel, não possuindo cadernos escolares no mostruário. Foi no final do ano passado que começaram a chegar demandas pelo produto, que se tornaria peça central de uma boa ação.
 Para transformar a campanha em realidade, o artista já coloca uma estratégia em prática. Parte da renda obtida através das vendas do atelier é destinada ao fundo de apoio a Campanha dos Cadernos, do qual Riegel se utiliza para realizar a compra de insumos que serão utilizados na produção dos materiais que serão doados. Aos poucos, semanalmente, os cadernos estão sendo produzidos para doação.
 Nesta campanha, a fabricação dos cadernos terá folha sulfite como matéria-prima. A decoração das capas será feita de material recuperado, como resto de papel de indústria ou escritório, botões e fios. Todo caderno será único e o artista faz questão que cada criança se sinta especial ao saber que foi feito exclusivamente para ela. "Para que a criança se sinta bem atendida", explica.
 Apesar de já estar produzindo os cadernos que serão doados, Riegel ainda não conseguiu planejar uma logística para a distribuição dos donativos, mas informa que fará um levantamento junto a Prefeitura de Novo Hamburgo e profissionais das escolas para poder planejar as doações.
 O artista explica que serão beneficiadas crianças de baixa renda, moradoras dos bairros periféricos da cidade e que estudam na Rede Municipal de Ensino. De acordo com Riegel, a rede municipal sempre foi muito acolhedora com seu trabalho e a intenção é iniciar a distribuição das doações no segundo semestre deste ano.
 Para viabilizar as entregas, Riegel contará com o apoio de parceiros da campanha no início do mapeamento de duas regiões neste mês de maio. São elas os Bairros Boa Saúde e Santo Afonso.

Saiba como ajudar

O Atelier Livro Feito à Mão recebe doações de produtos como pacotes de papel A4 de 75 gramas branco, ferramentas e toner para impressora. Para os interessados em contribuir com alguma quantia em dinheiro são disponibilizados os dados da conta bancária:
Conta 59631-0
Agência 1652
Operação 013
Caixa Econômica Federal
Há também a possibilidade de uma empresa ser apoiadora parceira do Atelier (com acordo de uso de produtos como insumos na fabricação). Para ofertas de doações de serviços auxiliares, materiais e equipamentos, falar com Alex Riegel por e-mail ou WhatsApp.
Celular/WhatsApp: (51) 992167670
Instagram: @alexriegeloficial