Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

empreendedorismo

- Publicada em 28 de Dezembro de 2020 às 03:00

Marmiteiros viram homechefs e adequam métodos para entregas

Somente na capital paulista, 1.800 pratos são enviados via o app Apptite

Somente na capital paulista, 1.800 pratos são enviados via o app Apptite


/timolina/freepik/divulgação/jc
A pandemia ajudou a inflar o setor de fornecimento de comida caseira por delivery. Só o aplicativo Apptite, que entrega 1.800 pratos diariamente na capital paulista, viu o número de cozinheiros cadastrados quadruplicar desde o início da quarentena.
A pandemia ajudou a inflar o setor de fornecimento de comida caseira por delivery. Só o aplicativo Apptite, que entrega 1.800 pratos diariamente na capital paulista, viu o número de cozinheiros cadastrados quadruplicar desde o início da quarentena.
"Dessa turma de homechefs que entrou a partir de abril, muita gente vem de restaurantes que fecharam as portas, mas também há profissionais de outras áreas que já cozinhavam de forma amadora e precisaram acionar o plano B", relata o presidente do Apptite, Guilherme Parente. 
Os 600 cozinheiros cadastrados no aplicativo estão passando, pela primeira vez, por uma avaliação criteriosa. Agora, todos os profissionais são obrigados a fazer curso online de boas práticas na manipulação de alimentos e suas cozinhas estão sendo vistoriadas por nutricionistas.
Ao longo de até uma hora e meia de visita, que pode ser online ou presencial, o profissional inspeciona 14 itens, que vão da higiene das instalações ao método de descarte do óleo usado.
Cozinheiros informais também serão impedidos de trabalhar pela plataforma. Todos devem se regularizar como MEI (microempreendedor individual) ou ME (microempresa) -das MEs, ainda será exigido o Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde. Segundo Parente, as normas têm como objetivo deixar o cliente mais confiante na hora de fazer o pedido. Em pesquisa informal, cerca de 20% dos usuários relataram ter dúvidas em relação às práticas dos cozinheiros.
"Em quase cinco anos de atuação, nunca tivemos qualquer episódio de contaminação, porque os profissionais sabem que o bom nome é o principal ativo que eles têm. Ainda assim, criamos esses procedimentos para aumentar a segurança. Os cozinheiros terão uma certificação que todos os clientes poderão conferir."
Cadastrada no Apptite desde 2017, Marilia Gonçalves de Souza, 58, já tinha experiência na gestão e implantação de restaurantes quando decidiu virar homechef.
Os cerca de 20 pratos que ela entrega por dia são preparados na cozinha doméstica, onde nunca faltaram equipamentos. Mas cozinhar para o público, ela avisa, exige adaptações. "Além de adquirir uma geladeira extra e dois freezers, troquei os utensílios de madeira e de bambu, que não são permitidos pela Anvisa. Até a mesa de montagem dos pratos agora é de aço inox."
Só que nem todas as normas determinadas pela Anvisa são adaptáveis para o universo doméstico, o que estimulou o empresário a lutar por uma legislação própria para os homechefs. "A legislação determina que haja pias separadas para a lavagem de mãos e para higienização de alimentos, o que dificilmente existe em uma residência. Também proíbe a presença de animais domésticos, mas bastaria que o homechef adotasse uma barreira física que o impedisse de circular nas áreas de produção", diz Parente.
 

Como crescer como homechef

Jornada
O profissional faz os próprio horários, mas os cozinheiros que faturam mais são aqueles que trabalham pelo menos quatro dias por semana, no almoço e no jantar
Investimento
É preciso ter capital de giro para os primeiros estoques de ingredientes e adaptações na cozinha
Menu
Invista em um cardápio original e produza fotos bonitas de cada prato. Ofereça refeições que possam ser entregues em menos de uma hora, o que garante maior giro;
Entrega
Adote embalagens eficientes, que não vazem e garantam boa apresentação até o destino final
Relacionamento
Capriche no atendimento aos clientes, via chat dos aplicativos, e faça bom marketing pessoal pelas redes sociais