Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 13 de Outubro de 2020 às 03:00

Bonecas confeccionadas para fazer o bem

Atitude, Amizade, Energia, Otimismo e Delicadeza formam a Galera do Bem

Atitude, Amizade, Energia, Otimismo e Delicadeza formam a Galera do Bem


/Divulgação/Gang
João Pedro Rodrigues
A criação de oportunidades também é uma forma de se solidarizar. Para além de doações e ações voluntárias, dar uma chance de trabalho às pessoas, principalmente em meio a uma crise sanitária e econômica, é uma maneira de acreditar nelas e oportunizar a geração de renda para a sua sobrevivência.
A criação de oportunidades também é uma forma de se solidarizar. Para além de doações e ações voluntárias, dar uma chance de trabalho às pessoas, principalmente em meio a uma crise sanitária e econômica, é uma maneira de acreditar nelas e oportunizar a geração de renda para a sua sobrevivência.
Este é um dos desafios que a Gang, em parceria com o Instituto Lins Ferrão, procura concretizar através da sua nova campanha, Galera do Bem, uma série colecionável de bonecas de tecido feitas de forma artesanal.
Criado em 2019, o instituto é uma entidade sem fins lucrativos parte do Grupo Lins Ferrão que busca contribuir para fazer a diferença através da inclusão e da criação de oportunidades. Após o sucesso com a campanha das Bonecas do Bem, realizada no início do ano, o grupo resolveu dar continuidade ao projeto com uma nova linha. A mais recente coleção, composta de cinco modelos exclusivos, recebem os nomes de Atitude, Amizade, Otimismo, Energia e Delicadeza para trazer mensagens positivas em tempos de pandemia.
Assim como na primeira etapa, a confecção das peças foi desenvolvida por um coletivo familiar de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica integrantes da ONG Avesol (Associação do Voluntariado e da Solidariedade).
O Estrelas de Luz, como é chamado, é um grupo familiar de Alvorada formado há cerca de 10 anos e composto por sete pessoas, dentre as quais estão irmãs, sobrinhas, mães e filhas. Elas confeccionam as bonecas com os insumos fornecidos pelas empresas do grupo Lins Ferrão.
"Para nós, foi uma benção", resume Zulmira Xavier Rodrigues, coordenadora do coletivo. "As vendas tinham parado por causa da pandemia, então ficamos muito felizes de fazer parte deste projeto, auxiliar as pessoas através do nosso trabalho e ser ajudadas também". Além de garantir uma renda para as mulheres do Estrelas de Luz, a campanha destina parte do valor das vendas para a campanha "só a solidariedade não pode parar", da Avesol, que realiza doações de materiais de higiene e proteção para populações da periferia, imigrantes, catadores e organizações sociais que trabalham diretamente nas comunidades.
"Isso que nos dá gás pra podermos continuar fazendo a roda girar, focando na arrecadação de insumos e auxiliando com a questão da logística da entrega das doações", diz Daniela Van der Straeten Pimentel, supervisora administrativa da Avesol.
Segundo ela, ainda, a parceria com o instituto gerou um aumento na produção das bonecas. "Foi muito pedagógico, porque nós conseguimos trabalhar com elas diversas questões de empreendimento", afirma. "Sair da informalidade acho que foi um dos maiores passos para elas".
Antes, as artesãs não possuíam a sua nota fiscal própria e nem mesmo um espaço unicamente destinado para a sede do grupo. Após a concretização da parceria, porém, isso mudou, tendo também uma contribuição da Avesol na disponibilização de móveis para a nova locação. Para Zulmira, no entanto, há benefícios maiores do que estes. "Através deste projeto, o nosso produto está sendo reconhecido pelo Brasil. Nós estamos tendo reconhecimento do nosso trabalho. Eu acho que isso é o mais gratificante".
A Galera do Bem, segunda etapa do projeto de confecção das bonecas, contou com uma novidade: a parceria com a estilista Eduarda Galvani, que assina os looks da boneca Delicadeza by Duda Galvani, confeccionados com tecidos do atelier da estilista.
Para o desenvolvimento deste trabalho, a marca realizou uma oficina com a designer e colaboradores da Gang, visando a capacitação das costureiras do Estrelas de Luz sobre o processo criativo de moda, desde a pesquisa de inspirações, desenho de croquis até a produção de modelagem das peças para a criação dos looks.
As bonecas de pano Galera do Bem estão disponíveis para venda exclusiva no site www.gang.com.br pelo preço de R$ 29,90, cada. Em razão de serem únicas, elas são escolhidas por categoria, tornando-as, assim como na primeira campanha, colecionáveis. "A Galera do Bem é o nosso carinho com os clientes que representam a nossa razão de ser, esperamos que com ela a nossa mensagem de apoio preencha a casa de cada um com muita leveza e otimismo", completa a diretora-geral da Gang, Ana Luiza Ferrão Cardoso.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO