Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 25 de Maio de 2020 às 03:00

Negócio por fechar? Fique atento aos riscos

Gabriele Chimelo (2) divulgação Scalzilli jefferson@agenciapreview.com
    photoshop:City: Porto Alegre
    photoshop:Country: BRASIL
    photoshop:Credit: Jefferson Bernardes/ Agência Preview
    photoshop:DateCreated: 2017-05-23T15:39:24
    photoshop:Headline: {Tilte} © {year}
    photoshop:Instructions: 23MAY17 © Agência Preview - Banco de Iagens

É expressamente proibida o uso desta imagem para fins publicitários, promocionais e/ou sua comercialização por terceiros, conforme previsto na lei de direitos autorais.
    photoshop:Source: www.agenciapreview.com
    photoshop:State: Rio Grande do Sul
    signature: 3e9ce06e39e8a8e48b5df2eb33602ece9dc1b634a77f76231cf34d6b2351b601
    xmp:CreateDate: 2017-05-23T15:39:24
    xmpRights:WebStatement: www.agenciapreview.com
  Profiles:
    Profile-8bim: 870 bytes
    Profile-exif: 236 bytes
    Profile-icc: 3144 bytes
    Profile-iptc: 815 bytes
      Image

Gabriele Chimelo (2) divulgação Scalzilli [email protected] photoshop:City: Porto Alegre photoshop:Country: BRASIL photoshop:Credit: Jefferson Bernardes/ Agência Preview photoshop:DateCreated: 2017-05-23T15:39:24 photoshop:Headline: {Tilte} © {year} photoshop:Instructions: 23MAY17 © Agência Preview - Banco de Iagens É expressamente proibida o uso desta imagem para fins publicitários, promocionais e/ou sua comercialização por terceiros, conforme previsto na lei de direitos autorais. photoshop:Source: www.agenciapreview.com photoshop:State: Rio Grande do Sul signature: 3e9ce06e39e8a8e48b5df2eb33602ece9dc1b634a77f76231cf34d6b2351b601 xmp:CreateDate: 2017-05-23T15:39:24 xmpRights:WebStatement: www.agenciapreview.com Profiles: Profile-8bim: 870 bytes Profile-exif: 236 bytes Profile-icc: 3144 bytes Profile-iptc: 815 bytes Image


/JEFFERSON BERNARDES/AGÊNCIA PREVIEW/DIVULGAÇÃO/JC
Advogada e sócia da Scalzilli.fmv
Advogada e sócia da Scalzilli.fmv
Você é obrigado a fechar as portas do seu negócio por quase dois meses. Do dia para a noite, o faturamento cai abruptamente, e o dinheiro para de entrar. Por outro lado, seus compromissos financeiros permanecem praticamente os mesmos: aluguel, condomínio, funcionários, insumos. Essa pode ser a sua realidade e, tenho certeza, é a de milhares - talvez milhões - de empreendedores neste período de pandemia da Covid-19.
Os impactos do coronavírus, é verdade, não se restringem apenas às empresas. Para a economia mundial são enormes. Há, hoje, claros sinais de empobrecimento geral das nações. Os Estados Unidos, por exemplo, apresentam números assustadores que se refletirão por todo o planeta. Por lá, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 4,8% no primeiro semestre do ano - puxado pela forte queda no consumo. Por aqui, as projeções dão conta de um encolhimento de 3,7%.
Esse novo momento - não só da economia como da saúde - exige uma adaptação de companhias e de pessoas. É o tão falado "novo normal". Muitos negócios sobreviverão. Outros, entretanto, não terão essa chance. É a lei do mais forte, do mais prevenido, do mais preparado. Infelizmente, faz parte do mercado. Mas, e quais as consequências jurídicas do fechamento de portas de forma irregular?
Muitas empresas, principalmente as micro, pequenas e médias, não possuem assessoria jurídica especializada e acabam por não avaliar com clareza os riscos da descontinuidade. Dar baixa num negócio em meio à crise, em desacordo com a legislação, pode trazer desastrosas consequências. A primeira - e mais importante: a possibilidade da desconsideração da personalidade jurídica. Isto é, os credores podem recorrer ao patrimônio pessoal do empresário para fazer frente às dívidas.
Restam do encerramento irregular de um negócio, muitas vezes, pendências com fisco, fornecedores, bancos e funcionários. O mesmo vale para o não pagamento dos locativos. O cuidado deve ser redobrado caso haja fiança locatícia: mesmo que o fiador só tenha seu imóvel familiar, ele poderá perdê-lo. Na prática, os efeitos para os sócios podem ser ainda mais profundos: indisponibilidade de bens, e até mesmo bloqueios judiciais de valores em contas bancárias.
É fundamental, portanto, ficar atento. Antes de agir, avalie tecnicamente o cenário para nortear a tomada de decisão - e, claro, não colocar em jogo o patrimônio pessoal dos sócios. Inúmeras medidas foram disponibilizadas pelo governo. Das flexibilizações trabalhistas e fiscais às linhas de créditos, há alternativas para manter em pé seu negócio ou avaliar autofalência e renegociação do endividamento. Se a única opção for o encerramento, que seja programada e bem calculada. Minimizar ou neutralizar os riscos é o caminho.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO