Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 11 de Maio de 2020 às 03:00

É hora de multiplicar a solidariedade

João Pedro Rodrigues
Os dias não têm sido fáceis para as famílias da Vila São Pedro, também conhecida como “Cachorro Sentado”, localizada no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre. Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos dos moradores locais, que são em sua maioria trabalhadores informais, estão sem condições de exercer suas atividades e garantir o sustento da família.
Os dias não têm sido fáceis para as famílias da Vila São Pedro, também conhecida como “Cachorro Sentado”, localizada no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre. Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos dos moradores locais, que são em sua maioria trabalhadores informais, estão sem condições de exercer suas atividades e garantir o sustento da família.
Como se não fosse o bastante, o avanço da doença também provocou a paralisação temporária das ações promovidas pela entidade de assistência social da região, o Instituto Vida Solidária (IVS), que tem como mantenedora a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), vizinha da Vila São Pedro.
A entidade sem fins lucrativos oferece refeições diárias aos acolhidos, como café da manhã e almoço ou, dependendo do turno das atividades, almoço e café da tarde. Também acolhe crianças e adolescentes e promove projetos culturais, educacionais e atendimento médico à comunidade. Sem esse serviço integral, muitas famílias passam por mais dificuldades, tendo menos recursos para ajudá-las.
Frente a essa nova realidade, o IVS decidiu iniciar uma campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene para seguir colaborando. A iniciativa surgiu após um primeiro repasse de alimento realizado ainda em março, quando o estoque de comida da entidade foi doado para as famílias das crianças atendidas.
“Nós tínhamos uma quantidade estocada para manter o nosso funcionamento. Logo que as atividades pararam, nós doamos”, conta Carmem Reis, assistente social e coordenadora do instituto. A distribuição de alimentos passou a abranger toda a comunidade somente cerca de duas semanas depois do repasse inicial, quando a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) enviou 2,5 toneladas de alimentos para serem entregues a aproximadamente 150 famílias da Vila São Pedro.
Apesar de ressaltar a importância de ações como essas, Carmen reforça que a demanda dos moradores continuará existindo. Por este motivo, o grupo optou pela realização da campanha. Especialmente em uma situação de pandemia, é essencial a continuidade da colaboração da sociedade com a doação não somente de alimentos, mas, também, de materiais de higiene. E, para a coordenadora, estes são até mais relevantes no momento.
“Percebemos que os poucos recursos financeiros disponíveis pelas famílias são direcionados à alimentação e, agora, itens de higiene são indispensáveis para contenção da propagação da Covid-19”. Entre os itens de maior necessidade solicitados estão sabonetes, álcool, detergente e água sanitária.
Para realizar a distribuição dentro das recomendações de distanciamento social, os coordenadores têm procurado organizar diferentes formas de evitar aglomerações. “Na primeira vez, delimitamos um pátio e estabelecemos um número de pessoas para receber em determinado dia”, conta a assistente social.
Como o ambiente é pequeno, os organizadores conseguem ter um controle sobre o número de moradores, e, muitas vezes, são distribuídos cartazes para avisar o público a respeito das ações que serão realizadas. “É uma comunidade que muitas das famílias são grandes, então eles se ajudam muito”, acrescenta.
Para colaborar com a iniciativa da associação, as doações podem ser entregues nas segundas e sextas-feiras pela manhã na própria sede da IVS, localizada na avenida Ipiranga, número 5109, ao lado da Amrigs. São esses os dias em que o instituto está aberto devido ao atendimento médico à comunidade, que não foi interrompido.
Outra possibilidade de ajudar é entrando em contato através do e-mail [email protected] e combinando com os coordenadores a melhor forma de viabilizar a doação, podendo agendar outros horários para a realização da entrega ou uma maneira de os voluntários buscarem as doações.
Como a campanha está no seu início, os organizadores estão recebendo apenas doações de produtos. De acordo com Carmen, a iniciativa vai se estender durante todo o período da paralisação, pois a necessidade dos moradores na Vila São Pedro também irá continuar.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO