Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Responsabilidade Social

- Publicada em 27 de Abril de 2020 às 03:00

Grupo de risco à espera de ajuda

Doações para asilos caíram significativamente e prejudica manutenção dos lares

Doações para asilos caíram significativamente e prejudica manutenção dos lares


JONATHAN HECKLER/JC
Diminuição nas doações recebidas, dificuldades de levantar fundos obtidos em eventos externos e mudanças de protocolo na atuação realizada foram algumas das alterações que passaram a preocupar o Terceiro Setor. No caso dos projetos que atuam diretamente com idosos, grupo de risco da doença causada pelo novo coronavírus, essa preocupação foi redobrada e alterou a forma como realizam suas práticas diárias.
Diminuição nas doações recebidas, dificuldades de levantar fundos obtidos em eventos externos e mudanças de protocolo na atuação realizada foram algumas das alterações que passaram a preocupar o Terceiro Setor. No caso dos projetos que atuam diretamente com idosos, grupo de risco da doença causada pelo novo coronavírus, essa preocupação foi redobrada e alterou a forma como realizam suas práticas diárias.
Fundada em 1957, a Sociedade Espírita Simão Pedro é uma dessas iniciativas que enfrenta os reflexos do avanço da pandemia. Com 63 anos de atuação na cidade de Alvorada, a entidade atende a 50 residentes em duas alas, sendo uma com 42 mulheres e outra com 8 homens. Para se adaptar ao novo cenário e com o objetivo de diminuir os riscos de contaminação, a entidade suspendeu as visitas no lar e viu as doações caírem significativamente neste período.
"A situação atual também atinge a grande maioria das pessoas que auxiliam a casa com donativos", explica o presidente da Sociedade, Laudio Borba. A queda nos ganhos preocupa, tanto na questão do recebimento de mantimentos, quanto na parte financeira - que mantém os 18 funcionários que atendem os idosos no lar. "Como não trabalhamos com lucratividade, falta uma reserva para aguentarmos os impactos que a pandemia trouxe", conta Borba.
Entre café da manhã, almoço, lanches e janta, os gestores da casa viram seus estoques de leite, carnes e produtos de higiene (como sabão em pó, desinfetante e papel higiênico) esvaziarem. Mesmo com a queda nos auxílios recebidas de modo geral, a entidade manteve suas atividades em prol da comunidade:. Neste mês, utilizando parte de itens recebidos do Banco de Alimentos, a Simão Pedro entregou produtos não perecíveis, como arroz, feijão e massa, para 141 famílias em Alvorada.
A escassez de doações para entidades que atendem idosos não afetou apenas os projetos de menor porte. No Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre, a queda chegou a 80% do que a instituição estava habituada a receber. Com 103 residentes, o asilo tem custo mensal de R$ 500 mil com seus residentes, que compreende alimentação e as despesas com remédios contínuos. Além disso, a organização conta com 98 funcionários na equipe, que também podem ser impactados pela escassez de recursos.
Para o presidente da instituição, Edson Brozoza, uma saída para conter o impacto é a desburocratização do Fundo Municipal do Idoso. Brozoza afirma que, devido à situação preocupante, a liberação total do fundo poderia ser uma alternativa para as entidades que contavam com a verba como uma reserva técnica. Os recursos viriam em ótima hora e poderiam ser utilizados agora, caso os pagamentos fossem realizados de uma vez só - e com uma prestação de contas total da utilização da verba. "Nosso apelo é para que o prefeito Nelson Marchezan viabilize a liberação de forma integral do dinheiro ao qual temos direito", destaca.
Além da proibição de visitas e o reforço nos equipamentos de proteção para as enfermarias, o Asilo Padre Cacique adotou o sistema de doações "drive-thru", no qual os doadores podem acessar um portão na instituição e um dos atendentes recolhem os produtos direto do porta-malas, sem a necessidade de contato.
Outra organização que modificou suas atividades para proteger seus moradores foi a Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan). Além da proibição de entrada de terceiros dentro da instituição, o novo protocolo de atuação ofereceu um treinamento adequado referente à pandemia e ao uso correto dos equipamentos de proteção necessário e restrição do acesso à enfermaria apenas aos colaboradores de serviços essenciais, como enfermagem, coleta de lixo, nutrição e lavanderia. Atualmente, a instituição atende a 131 idosos, entre homens e mulheres.
As contribuições caíram mais de 50% devido ao momento. Antes da pandemia, cerca de 20 pessoas levavam mantimentos diariamentes, mas agora a média é de duas pessoas por dia. "Solicitamos à quem sempre nos doou que sejam solidários conosco. As poucas doações que temos recebido não são suficientes para nossa manutenção", desabafa o presidente da Spaan, Gildásio de Oliveira.
Embora a queda na circulação de pessoas seja estratégica para conter os riscos de avanço da Covi-19, ela também afeta a arrecadação de doações. Reflexo disso é o cancelamento dos feirões, realizados a cada dois meses, e que serviam como uma fonte de recursos para a organização. Segundo Oliveira, cada feirão rende, em média, R$ 100 mil, uma ajuda significativa na manutenção das atividades realizadas pela Spaan.

Saiba como contribuir

Sociedade Espírita Simão Pedro - 50 residentes
Rua Maria do Carmo Garcia, nº 305, Bela Vista, Alvorada - (51) 3411-1455
Facebook: http://abre.ai/a2p8
Conta para depósito em nome de Sociedade Espírita Simão Pedro - CNPJ 98.759.046/0001-93
Banrisul - Agência 0107 / Conta 06.002969.01
Asilo Padre Cacique - 103 residentes
Avenida Padre Cacique, nº 1178, Menino Deus, Porto Alegre - (51) 3233-7571
Site: https://asilopadrecacique.com.br
Facebook: http://abre.ai/a2qs
Instagram: http://abre.ai/a2qv
Contas para depósito em nome de Asilo Padre Cacique - CNPJ 92.978.139/0001-22
Banrisul - Agência 0845 / Conta 06.066954.0-9
Banco do Brasil - Agência 010-8 / Conta 6.100-X
Caixa Federal - Agência 0623 / Operação 003 / Conta 1274-4 (ou em qualquer agência lotérica)
Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) - 131 residentes
Avenida Nonoai, nº600, Nonoai, Porto Alegre - (51) 3247-7400
Site: https://spaan.org.br/
Facebook: http://abre.ai/a2qb
Contas para depósito em nome Sociedade Porto Alegrense de Auxilio
aos Necessitado / CNPJ 92.855.600/0001-50
Caixa Federal - Agência 0450 / Conta 9387 / Operação 003
Banco do Brasil -Agência 1248-3 / Conta 5179-9
Banrisul - Agência 0082 / Conta 06.009663.0-3
Bradesco - Agência 7196-0 / Conta 20218-5