Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 20 de Abril de 2020 às 03:00

Comunicação também é prevenção

Para Ramos, informação correta é o principal recurso para mitigar impactos futuros da pandemia

Para Ramos, informação correta é o principal recurso para mitigar impactos futuros da pandemia


CMPC/DIVULGAÇÃO/JC
Diretor de Relação Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC
Diretor de Relação Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC
Vivemos tempos em que novos fenômenos surgem a todo momento, com capacidade de abrir precedentes para uma crise da noite para o dia. Nas últimas semanas temos sido bombardeados por informações relacionadas ao novo coronavírus: pesquisas, estatísticas, coletivas de imprensa com autoridades políticas e de saúde, entrevistas de especialistas e inúmeras notícias sobre o Covid-19. São vários olhares, dentre os muitos possíveis, para explicar o que estamos vivendo.
Nesse contexto, a informação correta pode ser considerada o principal recurso para mitigar os impactos futuros da pandemia. Nosso papel como empresa é simples: é preciso cuidar do presente para continuar no futuro e, para cuidar, é fundamental informar. Não temos medido esforços para engajar nossa gente. As pessoas estão no centro de qualquer estratégia adotada para zelar de sua saúde e segurança e, também, para darmos continuidade aos negócios, uma vez que estamos no início de uma jornada que deixará hematomas pós-crise.
Quando fenômenos assim acontecem, é preciso pensar em novas possibilidades de comunicação. Em uma companhia como a nossa, que lida com stakeholders externos, 6,5 mil colaboradores e prestadores de serviços, temos como premissa comunicar de dentro para fora. Primeiro a informação precisa chegar com honestidade e transparência aos colaboradores e prestadores de serviços, e, após ou simultaneamente, ganhar o mundo.
Só nas últimas semanas, a comunicação interna da companhia contabilizou mais de 20 mil materiais informativos distribuídos, mais de 20 boletins enviados, atualizações diárias nas TVs e nos murais, vídeos com orientações médicas para os colaboradores, além de videoconferências sobre o assunto para as equipes da empresa.
Fomos também uma das pioneiras a elaborar um protocolo interno de medidas preventivas e cuidados. Criamos o grupo de Agentes de Prevenção do Coronavírus para esclarecer dúvidas.
Se temos responsabilidades com colaboradores e prestadores de serviços, também reafirmamos nosso compromisso com as nossas comunidades vizinhas, com a imprensa e com a sociedade em geral.
Além de informar, estamos agindo. Ampliamos nossas ações de investimento social por meio de iniciativas na saúde pública, distribuição de cestas básicas e equipamentos de saúde e, por meio da Softys, uma das empresas do Grupo CMPC, na compra de máquinas para produção de máscaras cirúrgicas com grande parte fornecidas para o Rio Grande do Sul. Entendemos que a divulgação de ações como essas são assertivas no momento que inspiram outras empresas a agir de igual forma.
A comunicação é um instrumento de mudança e, nesse cenário, isso se potencializa. Como comunicadores temos um importante papel no controle do Covid-19. O importante é implementar uma comunicação assertiva, com responsabilidade e clareza, sempre pensando em zelar pela saúde e segurança das pessoas, sem esquecer que pós coronavírus há um mundo a ser retomado. Neste momento, a comunicação também é prevenção.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO